segunda-feira, 31 de maio de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa

Meus alunos do Ensino Médio - 2ªA e B e 3ªA - Turno Matutino, participam da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.
Nas salas de aula, a discussão gira em torno de como escrever um bom texto, principalmente artigo de opinião. Leituras e debates em grupo servem para que os alunos discutam vários aspectos da proposta sanando as dúvidas.
E nas discussões vão surgindo as questões polêmicas. Na 2A, a proibição do uso das "pulserinhas do sexo" nas escolas; na 2B - o "bullying" nas escolas.
A leitura e a análise dos textos do material da Olimpíada tem auxiliado os alunos a entenderem a proposta para escreverem o texto final - O lugar onde vivo.
A 3A ainda não definiu a questão polêmica para as primeiras discussões. Está se subsidiando através da análise de textos argumentativos de jornais, revistas e da própria Olimpíada.
Profª Marina

sábado, 29 de maio de 2010

Profuncionário

Os seguintes funcionários do CEM concluíram curso de aperfeiçoamento oferecido pela SEED(Secretaria de Estado da Educação, aos funcionários das escolas estaduais:

Cleudemara Arnold e também Profª de Espanhol;
Daniela Nercolini – responsável pelo laboratório de Informática do CEM.
A Dani entende tudo de informática, TVPendrive e de recursos tecnológicos utilizados na escola.
Cleudemara e Daniela concluíram o curso de Multimeios, que as habilita a desempenhar funções no Laboratório de Informática.

João Geier – além de cantar muito bem, desempenha funções na secretaria do CEM ao lado de Nilva, sua esposa – que é secretária da escola.
João fez o curso de Técnico em Gestão Escolar para trabalhar na secretaria de escolas.

Lenir Salete Freitas dos Santos, a Lena, Lurdes Cardoso e Nélida Hackbarth – concluíram Infraestrutura/Meio ambiente.
São responsáveis por diversas ações: atendimento aos alunos, merenda escolar e cuidados com o ambiente da escola.

PARABÉNS!
Vocês são importantes no dia a dia de nossa escola.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alunos rebeldes. O que posso fazer?

Ensinar alunos rebeldes e outros adjetivos é desafio diário para professores.
Alunos com carências afetivas – pais e mães não assumidos; a maioria está sob a responsabilidade das avós; mães solteiras ou descasadas; pais e mães que terceirizam os filhos; prostituição; pais e mães usuários de drogas; pais e mães não pais, não mães, não pais... crianças, adolescentes não crianças, não adolescentes, não jovens, não adultos... sociedade hipócrita que assiste aos vales que não valem o direito ao mínimo da dignidade humana. Apenas gotejam-lhes a boca esfaimada de leite e pão...
São esses os alunos das escolas - educados pela violência, desvelados de carinho, submetidos às contingências da pobreza qual delas possa se imaginar. Nasceram em recuperação. Poucas expectativas. Poucas respostas certas. Poucos sonhos. Pouco crédito.
E o que podemos fazer na escola por esses alunos?
A escola recupera defasagens de conteúdos, mas, quanto à defasagem de amor, de respeito, de integração na sociedade, de participação da família; e os direitos e os deveres?
Nesse contexto qual o papel do professor?
Será que professor competente é aquele que sabe administrar situações de rebeldias que se apresentam em sala de aula, sem esquecer a afetividade?
Será que nas escolas falta diálogo?
Como dialogar com àqueles que nos enfrentam?
O que fazer com àqueles que são execrados na sala de aula?
Será que o professor faz a diferença?

Dia do desafio

O Colégio Estadual de Marmeleiro participa do Dia do Desafio.
Os alunos, professores, direção e funcionários dos turnos da manhã e da tarde realizarão uma caminhada num percurso de 5Km.
À noite participarão dos shows de música organizado pelo Depto. de Educação e Cultura do município.

Dia do desafio

"Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes.

É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano".
O Dia do Desafio começa às 0h e termina às 21h do dia 26 de maio de 2010.
www.sescpr.com.br/.../diadodesafio/index.htm - acessado em 26/05/10
No município de Marmeleiro teve início com uma serenata, à meia-noite.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rádio na Escola

O programa Rádio na Escola - Estadual Educa, do Colégio Estadual de Marmeleiro,sábado, 22 de maio, na FM Cultura de Marmeleiro - prestará homenagens póstumas à Profª Luciana Cuchi, de Química, que faleceu em acidente automobilístico, no sábado anterior.
Em Marmeleiro - é feriado, pois é dia da Padroeira do Município - Santa Rita de Cássia.
O programa destacará a história de Santa Rita.
As mensagens falam sobre a importância da vida e como as pessoas podem fazer para mudar o mundo.

Poema de uma Profª à Santa Rita

Santa Rita,
tu que foste filha obediente, mulher sofredora e fiel a Jesus,
tu que foste modelo de vida para todas as famílias:
Abençoa nossas famílias e nossos amigos, os que trabalham comigo no Colégio Estadual de Marmeleiro – Direção, Equipe Pedagógica, Professores e Funcionários.
Abençoa Santa Rita, nossos alunos, os pais e responsáveis de nossos alunos, e todos aqueles por quem somos obrigados a rezar, e dai-nos um coração justo e fraterno.
Abençoa - especialmente - os professores que dia a dia na sala de aula ensinam conhecimentos acadêmicos às crianças, aos adolescentes, aos jovens e adultos, mas, antes de tudo, o quanto é importante a vida que Deus nos deu.
Abençoa-nos, Santa Rita, para que na escola consigamos reverter a violência das palavras e das ações; a falta de perspectiva, o desânimo, as doenças, o descrédito, a ignorância, a submissão, a indiferença.
Abençoa-nos, Santa Rita, em momentos que, nós, professores não sabemos mais o que fazer, que atitudes tomar frente a tantas dificuldades que se nos apresentam diariamente nas escolas.
Santa Rita abençoa-nos mesmo assim, para que continuemos acreditar no valor de nossa profissão e que vale a pena acreditar no ser humano e nas verdades de Deus.
E que somos apenas um grãozinho de areia num universo desconhecido.
Obrigada, Santa Rita!
Profe Marina

"Santa Rita nasceu num pequeno povoado chamado Roccaporena, a 5 km de Cássia, bem no alto do montes Apeninos, na província da Úmbria".
Casou-se obrigada com Paolo di Ferdinando Mancini; não foi feliz porque o marido era violento e pervertido e batia nela. Sofreu espancada 18 anos.Teve dois filhos: Giovanni Tiago e Paolo Maria.
O marido morreu assassinado e os filhos também morreram.
Entretanto, sempre sonhara servir Jesus desde os 16 anos.Após a morte do marido e filhos ela dedicou-se a castidade, a oração e a prática da caridade...
Santa Rita de Cássia nasceu em 22 de maio de 1381.
Faleceu em 22 de maio de 1457.

"A MORTE DE SANTA RITA"

"Na última enfermidade, que durou quatro anos, veio visitá-la uma sua parenta; a Santa agradeceu-lhe a visita e, ao se despedir pediu:
- Vá à horta que fica perto de tua casa, por amor de Jesus, e traga-me uma rosa.
Era o mês de janeiro, quando os campos estão cobertos de neve e a vegetação morta. A parenta não deu crédito, pensando que a Santa delirasse; contudo, para ser agradável, se dispôs a atende-la, certa porém de que não encontraria rosa alguma. Rita percebeu suas dúvidas e lhe disse:
- Vá, não duvides.
Entrando na horta ela encontrou uma linda rosa. Cortou-a e levou à enferma; Rita pediu-lhe que voltasse à mesma horta e lhe trouxesse dois figos. Foram achados numa figueira que lá havia.
Esses fatos explicam o costume de se enfeitar a imagem da Santa com rosas, figos, cachos de uvas e abelhas.
A Santa Igreja mesmo parece querer perpetuar o milagre das rosas, aprovando a Bênção das Rosas que se faz no dia da Festa ou no dia 22 de cada mês, para alívio dos enfermos. A doença da Santa estava cada dia piorando e as dores tinham se tornado insuportáveis. Com orações e santas aspirações ela se preparou para receber os sacramentos e entre expressões de amor a Jesus e Maria sua alma se libertou dos vínculos que a prendiam à terra.

"Chegou o tempo, minhas queridas irmãs, de sair deste mundo. Deus assim o quer. Muito vos ofendi por não vos ter amado e obedecido como era de minha obrigação; com toda a minha alma vos peço perdão por todas as negligências e descuidos; reconheço que vos tenho molestado por causa desta ferida da fronte; rogo-vos tenhais piedade das minhas fragilidades; perdoai minhas ignorâncias e rogai a Deus por mim, para que minha alma alcance a paz e a misericórdia da clemência divina..."

No convento só se ouviam os soluços das freiras. O rosto pálido da enferma começou a tomar viva cor: transformou-se de repente, voltando a recuperar a formosura dos anos juvenis. As freiras a contemplavam extasiadas. Ela abriu novamente os olhos e, olhando para as irmãs em volta com suavidade e doçura, disse-lhes que a esperavam os Santos, seus protetores, e acrescentou:

"Amai a Deus, minhas irmãs, sobre todas as coisas, porque a sua bondade e formosura são inigualáveis e só Ele deve merecer o vosso amor; observai a regra que haveis professado, venerai o nosso grande pai Santo Agostinho por nos ter dado nela um caminho real para a glória".

Este foi o seu testamento; e, levantando as mãos, assim prosseguia:

"Ficai com Deus, em paz e caridade fraterna"."

"Com 76 anos de idade e 40 de vida religiosa, faleceu Santa Rita em Cássia, no velho Convento das Agostinianas, no dia 22 de maio de 1457".

A história de Santa Rita em

http://adseda.sites.uol.com.br/adeseda.html - acessado 21.05.10

terça-feira, 18 de maio de 2010

Adeus, Profª Luciana!

Com pesar,o Colégio Estadual de Marmeleiro, perde uma de suas professoras que, recentemente, assumiu aulas como professora substituta, em acidente automobilístico, 15/05/, sábado - Luciana Cuchi, 22 anos, Profª de Química.
Deus a receba em seu reino.
Saudades de seus colegas e alunos.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ex-aluno, agradece ao Col Est de Marmeleiro

Leandro Geier
Depoimento
40 anos da escola

"Graças ao Ensino Médio que fiz aí, passei em primeiro lugar no vestibular para Empreendedorismo da Unemat. Fui também o primeiro lugar geral do Campus Tangará e o segundo lugar do Estado do MT, em um vestibular que é considerado mais difícil que a UFMT... a concorrência na época estava em 20 x 1, e eu consegui minha vaga!!!"

"Agora vou puxar seu saco...rsrs...."

"As aulas de Português foram fundamentais, e a leitura também...
Na faculdade não tem moleza, ralei muito, estudava madrugadas... e fui me destacando... escrevia muito, publiquei vários artigos em revistas científicas..."

"Na faculdade não tive aula de Português.. como cheguei a esse nível? com o que aprendi aí... e pra fechar: o meu artigo da monografia foi aprovado no congresso internacional de engenharia da produçao; fui aprensentar em Salvador para um platéia de doutores e Phds do mundo todo... americanos, chineses, japoneses, etc... não esqueci de registrar nos meus agradecimentos na apresentação o que aprendi aí...;
acho que o CEM teve seu nome levado em nível internacional naquele momento.."

"A minha monografia demorou um ano inteiro de pesquisas, só de leituras foram cerca de seis meses, mais um tempo de pesquisa de campo e a elaboraçao... o original dela tinha cerca de 200 pag, e após revisão, ler, enxugar, chegou nas 160 pag...
Fiz sobre um tema inédito na história da Unemat, Teoria das Filas. Nesse ponto, as aulas de Inglês que tive aí me ajudaram, pois as bibliografias eram em inglês, e tive que traduzir td pra conseguir concluir a monografia..."

São seis etapas da monografia na Unemat: Projeto, Banca do Projeto, Monografia, Banca da Monografia, Artigo e Defesa Pública... em todas as etapas tirei nota 10, e mençao de louvor na Defesa Pública... o elogio não era só qto ao tema ou relevância da pesquisa, mas ao texto... como disse uma Doutora que está cursando o PhD agora ":Leandro, seu texto flui.. ele é envolvente, é um texto científico que seduz e, por maior que seja sua monografia, o leitor quer ler mais e mais pra ver como vai terminar"...

"O CEM tem um valor muito grande para mim, o que começou a ser plantado aí resultou no meu sucesso na faculdade e tbm profissional, hj sou funcionário público federal...
Então, valorizem o que tem aí, e sejam a mudança que vcs querem ver no mundo..."

"Só para finalizar... recado aos alunos...
Professor é um guia, o aprendizado é vc quem faz, se vc não aprender isso no colégio, vai ter que ralar muito na faculdade, e o mesmo vai ser no mercado de trabalho...".

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Rádio na escola homenageia o Dia das Mães

Neste sábado, 08 de maio, o programa Estadual Educa, do Colégio Estadual de Marmeleiro, na FM Cultura de Marmeleiro, será dedicado a todas as mães da escola - professoras, alunas, mães dos alunos e mães da comunidade.
Consta na programação poemas, música especial, participação dos ouvintes para homenagear as mães e sorteio de brindes.
O programa Estadual Educa é apresentado aos sábados, durante 30 minutos, e faz parte do Projeto Rádio na Escola.
Na escola, o programa ocorre durante o recreio. A programação é organizada pelos alunos.
Em 2010, os alunos da 3ª série do Ensino médio, turno matutino, serão os coordenadores.

NOVA APMF e CONSELHO ESCOLAR NO CEM

Ontem, 06 de maio de 2010, às 20h00, assumiram no Colégio Estadual de Marmeleiro,a APMF(Associação de Pais e Mestres e Funcionários e o Conselho Escolar - Gestão 2010-2012 da escola.
A senhora Diretora,Profª Ivete Câmera Tesser e o Prof. Celso Pedro Scolari - diretor auxiliar agradeceram a colaboração das pessoas que deixavam o cargo e deram as boas vindas aos novos colabores.
Logo após,realizou-se confraternização.