terça-feira, 20 de julho de 2010

Be (Fernão Capelo Gaivota) - Neil Diamond (Legendado BR )

Fernão Capelo Gaivota

(...)
Amanhecia um novo dia de trabalho.

Mas lá ao fundo, sozinho, longe do barco e da costa, Fernão Capelo Gaivota treinava. A trinta metros da superfície azul brilhante, baixou os seus pés com membranas, levantou o bico e tentou a todo o custo manter as suas asas numa dolorosa curva. A curva fazia com que voasse devagar, e então a sua velocidade diminuiu até que o vento não fosse mais que um ligeiro sopro, e o oceano como que tivesse parado, abaixo dele. Cerrou os olhos para se concentrar melhor, susteve a respiração e forçou ... só ... mais ... um ... centímetro ... de ... curva ... Mas as penas levantaram-se em turbilhão, atrapalhou-se e caiu.

Como se sabe, as gaivotas nunca se atrapalham, nunca caem. Atrapalhar-se no ar é para elas desgraça e desonra.

Mas Fernão Capelo Gaivota - sem se envergonhar, abrindo outra vez as asas naquela trémula e difícil curva, parando, parando ... e atrapalhando-se outra vez! - não era um pássaro vulgar.

A maior parte das gaivotas não se preocupa em aprender mais do que os simples factos do voo - como ir da costa à comida e voltar. Para a maioria, o importante não é voar, mas comer. Para esta gaivota, contudo, o importante não era comer, mas voar. Antes de tudo o mais, Fernão Capelo Gaivota adorava voar ..."
Do livro "Fernão Capelo Gaivota" de Richard Bach

cortesia de www.letras.com.br


domingo, 18 de julho de 2010

É férias? Mas o ENEM vem por aí...

Olá, olá queridos alunos.

Julho. Férias. Férias?, nada disso, se você vai fazer o ENEM ou vestibular. Descanse, sim, mas só aos sábados ou domingos, uma saidinha ajuda você descontrair e se preparar para a semana.
Aproveite e leia diferentes tipologias textuais, pois a prova é composta delas. Se não é seu costume ler textos longos, trate logo de se ater a esse detalhe, pois as questões... você já verificou?
Decoreba? Nem pensar. A prova do ENEM valoriza sobretudo a habilidade de interpretação de texto, inclusive, os não verbais - como mapas, gráficos, tabelas, ilustrações, obras de arte. Esse tipo de leitura de texto não verbal é muito valorizado na prova do Enem.

E a redação?

É preciso ler bastante. Não só livro de ficção, mas também resenhas, artigos de opinião.
Ler e escrever, é a melhor dica. Discuta o texto com sua Profª de Português.
Jornais, revistas, sites da internet, dvds, vídeos são seus melhores aliados.
Neles você pode se atualizar e rever conteúdos.
É importante ter horário para estudar, trocar conhecimentos com colegas e professores
através do msn, por que não? Será um bate papo diferente e produtivo.
Acessar sites com provas de ENENs anteriores ou provas de vestibulares é recomendável.
Então... vamos lá pessoal!
Profe

quarta-feira, 14 de julho de 2010

As pedras grandes e os vasos



Um professor de Ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso d boca larga e colocou pedras grandes dentro.
Indagou à classe:
- Está cheio?
Unanimente responderam:
- Sim.
O professor pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Novamente perguntou aos alunos: - E agora, está cheio?
Dessa vez alguns ficaram hesitantes, mas a maioria respondeu - Sim.
O professor levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou: - Então, pessoal, está cheio?
Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: - Sim.
A seguir, o professor mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Nesse ponto, o professor perguntou à classe:
- Qual o objetivo desta demonstração?
Um jovem e estudioso aluno respondeu-lhe:
- Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer dentro mais coisas".
O ponto é o seguinte, a menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las dentro. Experimente, disse o professor.
O aluno começou a experiência colocando água, depois areia, pedregulho e, por último tentou as pedras grandes. Surpreso verificou que elas não couberam no vaso.
O vaso estava repleto com as coisas menores. O professor explicou ao aluno:
- As pedras grandes são as coisas realmente importantes de nossa vida: - nosso crescimento pessoal e espiritual. Quando damos prioridades a isso, nos mantemos abertos para o novo e as demais coisas se ajustarão por si só - relacionmentos, família, amigos, orofissão, bens espirituais e materiais e demais coisas menores que completam a vida. Mas, se preenchermos nossa vida somente com coisas pequenas, consequentemnte as que são realmente importantes nunca te´~ao espaço em nossa vida.
Recomeçar é sempre maravilhoso.
Sempre é tempo de esvaziar nossos vasos - mental e emocional - e começar a preenchê-los com pedras grandes.
" Ainda há tempo e ainda é tempo".
"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha".

terça-feira, 13 de julho de 2010

Aulas gratuitas de Física para alunos de Ensino Médio

Alô queridos alunos do Ensino Médio.
Não custa conferir.


http://blog.cidandrade.pro.br/educacao/aulas-gratuitas-de-fisica-para-alunos-do-ensino-medio/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+ProfCidAndrade+%28Prof.+Cid+Rodrigues+de+Andrade+-+Blog%29
Blog Tecnologia e Educação(acessado 14.07.10)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Crônica do Sapo Fervido

Profª Marina

Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente, com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que se aquece a água, até que ela ferva, o sapo não reage ao gradual aumento da temperatura(mudança de ambiente), e morre quando a água ferve - inchado e feliz. Entretanto, outro sapo jogado nesse recipiente já com água fervendo - salta, imediatamente para fora - meio chamuscado, porém, vivo!
Algumas pessoas têm um comportamnto similar ao do sapo fervido. Não percebem as mudanças, pensam que está tudo bem, que tudo passa, que é só dar tempo, não é necessário tomar providências imediatas...E se quebram e fazem um grande estrago em suas vidas, no trabalho, na família... Alguns deixam esta vida sem perceber as mudanças e os estragos que fizeram.
Já, outros, pulam, saltam, lutam em busca de ações necessárias e importantes para mudar o que está errado.
Mas, há vários tipos de sapos fervidos saltitando por aí - prestes a morrer, porém, boiam estáveis na água do aquecimento global a cada minuto, sem perceber as mudanças que ocorrem, mesmo no "calorzinho" gostoso, aconchegante, ai! que delíciaaaa!
Os sapos fervidos coaxam alegremente suas vitórias porque se banham naquilo que acreditam - (espaço pra você coçar seu queixo, e pensar...).Preferi, caro leitor, não citar. Pra quê?
Mas, termino minha crônica fazendo o apelo do texto original:
" - Acordem sapos fervidos... saiam dessa, o mundo mudou - pulem fora antes que a água ferva. Precisamos de vocês vivos, meio chamuscados, mas vivos e prontos pra agir".
- "Ainda há tempo e ainda é tempo".

Crônica baseada na Parábola do Sapo Fervido.
Não sei quem é o autor.
Espero não ter ferido direitos autorais.

Teste seu conhecimento em Física

"Ao vermos miragens, somos levados a pensar que há água no chão de estradas. O que vemos é, na verdade, a reflexão da luz do céu por uma camada de ar quente próxima ao solo. Isso pode ser explicado por um modelo simplificado que não representa o índice de refração. Num camada próxima ao solo, o ar é aquecido diminuindo assim seu índice de refraçãon2.
Considere a situação na qual o ângulo de incidência é de 84º.Adote n1=1,010 e use a aproximação sen 84º=0,995.
a) Qual deve ser o máximo valor de n2 para que a miragem seja vista? Dê a resposta com três casas decimais.
b) Em qual das camadas(1 ou 2), a velocidade da luz é maior?
Justifique sua resposta.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Festa Junina

Data: 10 de julho
Local: Colégio Estadual de Marmeleiro
A maior festa junina do município.
Participe!