quarta-feira, 30 de março de 2011

1ª Assembleia de Pais















Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino Fundamental e Médio
Rua Laurindo Crestani, 300
Fone/fax: (46) 35251709
Blog: http://estadualdemarmeleiro.blogspot.com

CONVOCAÇÃO

Objetivo: participação dos pais nas decisões da escola.
Senhores Pais/Responsáveis
Convocamos Vossa Senhoria para participar da Assembléia de Pais.
Data: 30 de março de 2011.
Local: saguão da escola
Temas:
-Prestação de Contas;
-Aprovação do Regimento da Escola;
-Funcionamento Pedagógico.
Turnos:
Matutino: 08h00 às 10h00
Vespertino: 13h30 às 15h30
Noturno: 19h30 às 21h30

Atenciosamente,
A Direção

Atendendo a convocação da escola, 90% dos pais compareceram
para discutir os assuntos em pauta.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Harry Potter na escola

O fenômeno Harry Potter passou a integrar a lista de livros que as escolas pedem para os alunos lerem.
Em 2008, Harry Pottter e Bela, a protagonista da série Crepúsculo, passaram a acompanhar cerca de 3,3 milhões de estudantes da rede estadual paulista. Os livros das duas séries passaram a fazer parte das salas de leitura de 4.200 escolas de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e de Ensino Médio do estado de São Paulo. O objetivo é despertar o interesse pela leitura por meio dos maiores sucessos para adolescentes. Outra experiência com Harry Potter aconteceu nas bibliotecas públicas de Maringá (PR), também no ano passado. “Como tínhamos grande dificuldade em atrair alunos para a biblioteca, especialmente após o 5º ano, quando a leitura ganha um peso maior de obrigatoriedade, decidimos optar por um trabalho com essa série usando esse livro”, conta Fernanda Mecking, coordenadora dos projetos de leitura da Secretaria de Cultura da cidade.

“No primeiro encontro, usamos o chapéu seletor, elemento presente no livro, para dividir os alunos em casas. Desenvolvemos, então, atividades lúdicas, baseando-nos nas ideias de aula de bruxaria e utilizando a música do filme. Passaram-se meses, e os alunos não queriam mais parar”.

Embora a experiência tenha sido um sucesso, Fernanda lamenta que esse frisson coletivo não seja frequente, pois outras tentativas de projetos de leitura não foram tão bem-sucedidas. “No ano anterior, tentamos abordar peças gregas e de Shakespeare, mas o quórum não foi o mesmo. Bolamos um jogo superinteressante de tabuleiro, com os deuses do Olimpo e outras personagens”, lembra.
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/harry-potter-escola-485213.shtml
Acesso: 25/03/11

3 dicas para incentivar jovens a lerem os clássicos


Por Cynthia Costa

"Crianças e jovens adoram Harry Pottter e Crepúsculo. Veja como usar isso a favor da leitura, incentivando-os a ler obras clássicas

"Se o professor entender por que um livro é fenômeno entre os alunos, talvez ele possa mediar outras leituras que despertem o mesmo interesse"

Não adianta: para eles, há os livros "legais" e os livros "chatos", sendo estes últimos aqueles exigidos pelos professores. Ler com interesse e até compulsão, só os best-sellers, como os da série Harry Potter e Crepúsculo. São, em geral, livros estrangeiros amplamente divulgados por estratégias de marketing e que acabam virando filme, série de TV e até vídeo-game.

Mas ler é sempre bom, certo? Sim, como afirma a professora Wilma Maria Sampaio Lima, supervisora do 3º ao 7º ano do Colégio Rio Branco, de São Paulo: "Pela leitura, o homem conversa com o homem". No entanto, ler apenas narrativas superficiais e limitadas do ponto de vista linguístico pode ser pouco enriquecedor para a formação dos jovens. Isso não significa, porém, que pais e professores devam combater os best-sellers, pelo contrário. "Quem se coloca contra uma leitura querida pelos jovens pode perder a oportunidade de lhes mostrar outras leituras mais interessantes do ponto de vista estético", alerta a professora Juliana Loyola, do curso de Letras e da pós-graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. "Nem que seja pelo valor mercadológico, já vale a pena. Esses livros dialogam com o jovem, ou porque mimetizam a velocidade da TV e da tela de cinema, ou porque abordam temas do universo dele. O problema é quando o leitor só tem contato com esse tipo de livro", completa.
Diante desse quadro, pais e professores podem seguir dois caminhos: incentivar jovens leitores a se interessarem também por uma literatura mais consistente e, ao mesmo tempo, aproveitar a leitura deles de best-sellers para abordar temas em casa e na escola.

Esta notícia foi publicada em 14/03/2011 na revista Educar para Crescer .
Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Publicado no Portal Dia-a-Dia-Educação do Estado do Paraná
http://www.portugues.seed.pr.gov.br/

quarta-feira, 23 de março de 2011

"











Os alunos dos turnos Matutino, Vespertino e Noturno tiveram uma "bate papo" com a Profª Pedagoga Evódia Korich, Pastoral da aids, Secretaria Diocesana - Diocese de Palmas-Francisco Beltrão-PR.
A professora Evódia destacou que é grande o número de Aids entre os jovens de 13 a 19 anos, inclusive, nas pessoas da terceira idade.
Salientou também que é importante fazer o exame nos Postos de Saúde para se detectar o vírus e as pessoas não devem ter vergonha ou medo, pois existe o sigilo.
Caso uma pessoa tenha vergonha de fazer o teste na sua cidade pode se deslocar para outra para evitar constrangimento.

"AIDS ou SIDA, como também pode ser chamada, é uma doença causada pelo vírus conhecido como HIV (do inglês) ou Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus ataca o sistema imunológico e o indivíduo se torna incapaz de combater as infecções comuns ou câncer, que tornam-se as causas de morte destes pacientes".

Como as pessoas se contaminam com a Aids?
O vírus é encontrado em maiores quantidades no sangue, sêmen e líquido vaginal. A contaminação pode acontecer:

- por relação sexual desprotegida, seja ela homossexual ou heterossexual, com alguém que está infectado;

- usando a mesma agulha ou seringa suja com sangue de pessoa infectada;

- recebendo sangue de doador infectado;

- o vírus em uma mãe pode contaminar o bebê dentro do útero, na hora do parto ou durante a amamentação.

ESCOLHE,POIS, A VIDA

É um projeto da Igreja Católica do Paraná que tem como missão estar atenta às necessidades das pessoas que vivem e convivem com o HIV e a Aids.
O projeto já esteve presente em 30 municípios da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão(anos 2009 e 2010).
Sabe-se que o vírus está presente em todos os municípios do Paraná e em número elevado no sudoeste do Paraná, de acordo com fonte do Ministério da Saúde.

O Projeto Escolhe, pois, a Vida envolve a Igreja, a Educação, a Saúde, a Prefeitura Municipal e os demais segmentos da sociedade.

Outras perguntas

AIDS TEM CURA?

"Não existe, até o momento, medicamento que combata de forma eficaz o vírus, no entanto, diferentes terapêuticas são empregadas para tratar as infecções e os tumores".

COMO RECONHECER QUEM ESTÁ INFECTADO?

"A maneira segura é por exames de laboratório que podem ser solicitados por um médico(pesquisa do sangue). É impossível reconhecer de outra forma, porque leva algum tempo para que o portador do vírus fique doente, de meses até dez anos. Uma pessoa pode ser um portador sem sintomas, não sabendo que está infectado e, apesar de não ter as manifestações clínicas da doença, essa pessoa pode contaminar outras".

COM QUAIS DROGAS QUE SE TRANSMITE O VÍRUS?

"Nenhuma droga transmite o vírus. Qualquer droga aplicada com seringas pode servir na transmissão da doença, caso a seringa ou agulha seja utilizada por mais de uma pessoa (compartilhar seringa). Também é possível a contaminação entre pessoas que compartilham instrumentos de aspiração nasal de cocaína (canudos), devido lesão da mucosa com uso continuado da droga".

COMO POSSO ME PROTEGER DO VÍRUS DA Aids?

"- Não compartilhe seringas; use as descartáveis somente uma vez;

- Não tenha relações sexuais sem preservativos ("camisinhas") com quem usa drogas injetáveis. Use preservativos com esse parceiro.

- não faça sexo sem proteção ("camisinha"). Essa atitude evitará,contrais outras doenças como hepatite, sífilis, malária e doença de Chagas.

SÓ OS HOMOSSEXUAIS CORREM O RISCO DE TER AIDS?

Não. No momento, a frequência de contaminação tem aumentado em outros grupos: mulheres, jovens entre 13 a 19 anos, pessoas na terceira idade, pessoas que usam drogas injetáveis e quem necessita de múltiplas transfusões de sangue".

UMA PESSOA QUE USA DROGAS PODE DOAR SANGUE?

Em princípio, uma pessoa que usa drogas injetáveis pode estar contaminada com o vírus da AIDS, da hepatite ou outros microorganismos e não deve doar sangue. Além disto, o dependente de drogas se alimenta mal e doar sangue pode ser prejudicial a ele mesmo.

Aids não tem cura!
Por isso,escolha a vida.

sexta-feira, 18 de março de 2011



"Que Deus permita que eu jamais me esqueça de que ELE me ama infinitamente, de que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois a vida é construída nos sonhos e concretizada no amor". Chico Chavier
Que Deus permita que eu coloque todo dia essas palavras no exercício da minha profissão.

Homenagem à Rafaela Moraes Loss








"Saudade é uma coisa que não tem medida, é um vazio que a gente só pode preencher com a lembrança".
Rafaela Moraes Loss
Nascimento: 14/01/97
Falecimento: 14/03/11
1ªB - Turno: Matutino - Ensino Médio

quinta-feira, 17 de março de 2011

Viagem de Estudos






"A escola precisa deixar de buscar os culpados pelo fracasso escolar e passar a partilhar as responsabilidades.
A motivação dos alunos deve ser aprender e não apenas passar de ano".

sexta-feira, 11 de março de 2011


Se os homens são puros, as leis são desnecessárias.
Se os homens são corruptos, essas leis são inúteis.
(Thomas Jefferson)

terça-feira, 8 de março de 2011