sexta-feira, 27 de maio de 2011

Inscrições para o ENEM

Acesse
http://enem.inep.gov.br/
Acesse também o site do NRE de Francisco Beltrão

http://www.diaadia.pr.gov.br/nre/franciscobeltrao/

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Momentos dos meus alunos





A vida é a arte das desartes.
E vocês são minhas artes, alunos.




















Essas imagens representam os alunos nas mais diversas atividades realizadas no Colégio Estadual de Marmeleiro.
É o desafio dos alunos e dos professores








Dia do Desafio



O Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino Fundamental e Médio participou do Dia do Desafio através de caminhada por diversos locais da cidade.

sábado, 21 de maio de 2011

Redação? Não sei o quê e como escrever?




Esse é o dilema da maioria dos alunos, principalmente na terceira série do Ensino Médio quando se aproximam o ENEM e o Vestibular.
Mas o dilema dos professores de Língua Portuguesa tem início anteriormente - ensinar a ler, escrever e interpretar é uma tarefa diária cada vez mais complicada.
A maioria das escolas possuem bibliotecas com acervo de livros, revistas e materiais audiovisuais, porém apenas parte dos alunos se interessam por eles.
Nos meus tempos de estudante não havia tanto material de leitura nas bibliotecas. A biblioteca maior que conheci naquele tempo foi da Universidade, mas só contemplei os livros de longe, pois nos separavam as regras e os balcões.
Minha leitura se fez através de livros que comprava por reembolso, em São Paulo,(Ediouro).
E eram muitos que chegavam pelo correio!Os pequenos livros de bolso! Lia poesias e romances até a psiquiatria de Freud. Tinha sede de leitura. Lia o que me caía à mão!
Pois é!Escrever é arte para uns e tortura para outros. Para mim sempre foi uma delícia, assim como a leitura. Entretanto, o jovem de hoje tem outros interesses...
As exigências não mudaram desde meu tempo de escola. É preciso fazer redação para ser aprovado no vestibular e (agora) ENEM.
Apesar de alguns educadores afirmarem que a leitura oferece apenas algumas ideias e não é base para as boas redações, penso que ela é essencial.
Redigir pode ser treinamento. Porém, ao escrever, escrevo sob o ato de ler e a leitura de livros e do mundo, é imprescíndível!

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Equipe Multidisciplinar em Ação





Os professores e funcionários que compõe a Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual de Marmeleiro durante os encontros fundamentam seus conhecimentos sobre Inclusão e Diversidade.
Segundo Profª Drª Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, é necessário "reflexão crítica, o pensar do aluno a partir de seu lugar, de suas experiências de vida, de suas lutas diárias"para que a escola tome para si o trabalho a ser desenvolvido.
A cada discussão proposta no grupo para trabalhar com as diversidades culturais dentro na escola, mais se tem consciência de que é necessário possibilitar a todos
essa reflexão crítica e um comprometimento dos profissionais da educação para que busquem estratégias que construam saberes escolares à formação do homem que o insira como cidadão na sociedade excludente que nos cerca.
A partir de estudos, a equipe apresentará ações para complementar o trabalho que já vem sendo desenvolvido na escola pelos professores.
Equipe Multidisciplinar 2011.
Adriana Teresinha Gehlen
Albino Muller
Angela Maria Dalla Rosa
Berenice Dalla Costa
Cleudemara Andreoli Arnhold
Elton Gehlen
Jania Scherer
Mariana Antes
Nilva Zambonin Geier
Nivaldo Amaral
Rosangela Aparecida Hoinaski
Silvana Tonial Confortim
Sônia Maria Morás Gomes
Waldi João Geier
Marina Niceia Cunha
Profª Coordenadora

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Apoio ao Deficiente Visual








Centro de Atendimento Especializado aos Deficientes Visuais(CAEDEV)
Os serviços ofertados no CAEDEV são:
Educação Infantil Especializada;
Apoio à escolaridade básica com atendimento itinerante.
Atendimento complementares como:
Braille;
Soroban;
Orientação e Mobilidade;
Estimulação Visual
Atividades de Vida Autônoma e Social.
O Centro do CAEDEV, no Colégio Estadual de Marmeleiro, atende pessoas com dificuldades visuais, no período vespertino.
Para fazer a matrícula, o candidato deve apresentar laudo médico.
O trabalho realizado com o aluno Gábrio Frozza, 2ª série do Ensino Médio, matutino, é voltado para Orientação e Mobilidade e aprimorar o Brille.
O Brille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos.
Busca-se, portanto, a autonomia do aluno Gábrio com este trabalho, pois ele é apenas cego. O fato de não enxergar, não o impede de ter uma vida normal. Porém, algumas adaptações e cuidados são necessários como: produção dos livros em braille, provas, trabalhos, um notebook com o programa doswox.
A professora Rosangela Aparecida Prestes, auxilia o aluno nas atividades citadas e ainda, transcreve provas, trabalhos e outros materiais didáticos para os professores da turma do Gábrio.
O Colégio Estadual de Marmeleiro - Ensino Fundamental e Médio consta também com Sala de Apoio para alunos de quintas séries com avaliação psicoeducacional e Sala de Recursos para o Ensino Fundamental.