sexta-feira, 23 de março de 2012

ESTADUAL EDUCA: 1ª Assembleia de Pais

ESTADUAL EDUCA: 1ª Assembleia de Pais

Reunião Pedagógica



23 de março.

Colocações:

Diretor: Celso Pedro Scolari
Diretor Auxiliar: Elton Gehlen
- Metas da Secretaria de Estado da Educação para o 1º semestre.
- Organização pedagógica da escola.
- Disciplina.
- Registro de Classe.
- Ética e postura do professor.
- Feira de Ciências, Cultura e Arte - em Curitiba.
- Jogos Escolares.
- Feira de Ciências na escola.
- Centenário da poetisa paranaense Helena Kolody.
- Ações pedagógica para turmas com dificuldade.
- Salas de Apoio e Salas de Recursos Multifuncional.
- Oficina para Pais.

Professora Pedagoga
Lúcia C. Flach Pasquali

Concepção histórico-crítica.
Demerval Saviani, E. Arnoni, Lev Vigotski e João Luis Gasparin.
Relação entre teoria e prática nas aulas.

Exemplo:
- sistema respiratório.
- introdução ao estudo de gráficos.

ETAPAS DA PRÁTICA EDUCATIVA, segundo E.Arnoni
1º momento: resgatando/registrando.
2º momento: problematização.
3º momento: sistematizar/instrumentalizar.
4º momento: produzindo/síntese.

ETAPAS DA PRÁTICA EDUCATIVA, segundo Gasparin
1 - Prática social inicial
2 - Problematização
3 - Instrumentalização
4 - Catarse
5 - Prática social final

Referências

ALMEIDA, JOSÉ L.V., OLIVEIRA, Edilson M. de. ARNONI, Maria E.B. Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática:edições Loyola. São Paulo. 2007.
GASPARIN. Uma didática para a Pedagogia Histórico-crítica, Autores Associações, 2002.212p.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico Crítica. Primeiras aproximações, 2005, 174 p.
http:// revistaescola_abril.com.br/educação-infantil/ç. Planos de aula.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. E-escola.

quinta-feira, 22 de março de 2012

APMF e CONSELHO ESCOLAR

CONSELHO ESCOLAR

Presidente
Celso Pedro Scolari
Equipe Pedagógica
Efetivo: Mariana Antes
Suplente: Lucia F. Pasquali
Corpo Docente
Efetivo: Albino Muller
Suplente: Paulo C. Gallina
Agentes de Execução II
Titular: Nilva Zambonin Geier
Suplente: Daniela Nercolini
Agentes de Execução I
Efetivo: Lourdes Terezinha Cardoso
Suplente: Nelida de Jesus Hackbarth
Pais de Alunos
Efetivo: Eloísa Moreira
Suplente: Joceli Brunetto Castoldi
Grêmio Estudantil
Efetivo: Bruna Morais dos Santos – 3ªA - Noturno
Suplente: Kauana dos Santos Lisboa - 3ªA - Noturno

APMF

Efetivo: Ivanete Dalla Costa
Suplente: Rosangela Prestes
Movimentos Sociais da Comunidade
Efetivo: Vilmar Castelli
Suplente: Gemira Moro
Representantes APMF
Presidente
Luciane Biancato da Rocha
Vice Presidente
Marcos Lavall
1º Secretário
Elton Gehlen
2º Secretário
Adair José Arisi
1º Tesoureiro
Marli Pilar Machado
2º Tesoureiro
Waldi João Geier
1º Diretor Sócio Cultural – Esportivo
Maria Helena de Santi Stael
2º Diretor Sócio Cultural – Esportivo
Kailly Rejane Salomão Carniel
Conselho Deliberativo e Fiscal de Pais
Rosangela Prestes
Ivanete Dalla Costa Guarda
Conselho Deliberativo e Fiscal de Mestres
Ângela Maria Dalla Rosa Lorenzi
Inês Jakemiu Araújo Bortolon
Conselho Deliberativo e Fiscal de Funcionários
Eronilda Fátima de Oliveira
Sonia Maria Morás Gomes

EQUIPE FUNCIONAL DA ESCOLA

Direção
CELSO PEDRO SCOLARI
ELTON GEHLEN

Pedagógico
LUCIA CLAIR FLACH PASQUALI
JANIA SCHERER
MARINA NICEIA CUNHA
MARIANA ANTES
SILVANA TONIAL CONFORTIM

Secretária
NILVA ZAMBONIN GEIER

Agentes de execução II
ANE ANDREI FELIPPE BEAL
CENIRA FABRICIO
CLEUSA DAS GRACAS ALVES DOS PASSOS SILVA
DANIELA NERCOLINI
LORIS VITORIO BEAL
SONIA MARIA MORAS GOMES
WALDY JOAO GEIER

Agentes de execução I
ENITE PADILHA
ERONILDA FATIMA DE OLIVEIRA
JANETE APARECIDA DE OLIVEIRA FRACASSO
LENIR SALETE DE FREITAS
LOURDES CHESINI
MARIA CERLI GOMES
NELIDA DE JESUS HACKBARTH
ROSELI MARIANO
TEREZINHA DE LOURDES CARDOSO
VERONI SEVERO DOS SANTOS

1ª Assembleia de Pais








Dia 22 de março de 2012, ocorreu a 1ª Assembleia de Pais no Colégio Estadual de Marmeleiro, nos turnos Matutino, Vespertino e Noturno.
Na pauta da reunião discutiu-se com os pais e responsáveis o início e término dos trimestres, sistema de avaliação, eleição da APMF e Conselho Escolar; análise dos dados de aprovação e reprovação em 2011, Projeto Político-Pedagógico, locação de livros e revistas para os pais na biblioteca, vídeo da Patrulha Escolar e outros assuntos pertinentes.

O Projeto Político-Pedagógico do Colégio Estadual de Marmeleiro enfatiza a formação do indivíduo como cidadão inserido no meio social, de forma a promover o desenvolvimento da consciência crítica, do trabalho coletivo, da vivência de valores, da cooperação para a construção de uma sociedade humana e democrática.
“Uma escola democrática não é aquela em que todos fazem o que querem, mas sim aquela em que todos fazem o que é bom para todos, com responsabilidade”.

terça-feira, 20 de março de 2012

Mate-doce na Sala de Apoio à Aprendizagem

Disciplina: Língua Portuguesa
Profª Marina Niceia Cunha
Conteúdo: Texto Instrucional: receita

Segunda-feira, 19/03, os alunos saborearam um gostoso mate-doce com leite durante as aulas.

Texto Instrucional

Gênero textual muito presente na sociedade atual.
Está nas bulas de remédio, receitas de comidas e médicas, como usar aparelhos domésticos e eletrônicos, programas de computador, catálogos de produtos de beleza, etc.
A intenção é ensinar as pessoas a aprenderem a manusear, tomar corretamente remédios, fazer um pratos diferentes, embelezar-se, enfim, contribuir para nos ajudar em diferentes situações, inclusive, de emergência.
A linguagem deve ser clara e objetiva.
Habitualmente se usam verbos no modo imperativo(misture, coloque, adicione, torre, sirva), ou com verbos no infinitivo(servir, acompanhar, preparar, misturar, etc.).

Enquanto isso na sala de aula...

É segunda-feira, 19/03, os alunos saborearam um gostoso mate-doce com leite durante as aulas.

Receita de mate-doce

Ingredientes
- Erva-mate
- Açúcar
- Leite
- Canela
- Cravo
- Cuia para chimarrão
- Garrafa térmica

Modo de fazer
Coloque a erva-mate na cuia.
Torre o açúcar e acrescente o leite, a canela e o cravo.
Ferva em fogo baixo ao ponto de não ficar tão quente.
Coloque o líquido numa garrafa térmica para não esfriar.
Sirva na cuia previamente preparada.

Pode acompanhar pipoca salgada ou bolacha.

Hummmmm que delícia!

Para seu conhecimento...

O mate-doce é tradição nos Estados do Sul(Paraná, Santa Cartarina e Rio Grande do Sul).

Poder ser tomado com leite ou apenas se adoça a água, acrescentando-lhe canela, cravo, casca de laranja, hortelã.

É comum em algumas casas, substituir-se o café pelo mate-doce, acompanhado de pães com chimia(doce de frutas), bolachas, queijos e salames.

Antigamente as mães costumavam fazer mate-doce para as crianças, enquanto saboreavam chimarrão.
Era uma forma de mantê-los quietos, enquanto elas conversavam com as vizinhas e faziam bordados, crochê e tricô.

As adolescentes se encontravam na casa de uma colega para tomar mate-doce e rolava o maior bate-papo sobre os inocentes namoros e conquistas, tudo aos cochichos, pois as mães estavam sempre de olho.

Devido a vida moderna, esse costume anda meio esquecido por algumas famílias. E as adolescentes trocaram o mate-doce por refrigerante.

Para você ler.

LENDA DA ERVA-MATE
Uma tribo indígena nômade se deteve nas ladeiras das serras onde nasce o Rio Tabay. Quando retomou seu caminho, um dos membros da tribo, um índio velho e cansado pelos anos, ficou refugiado na selva, na companhia de sua filha Yaríi, que era muito bonita. Um dia, chegou, ao esconderijo do velho, um homem que possuía uma pele de cor estranha e que se vestia com roupas esquisitas, a quem receberam com generosidade.

O velho ofereceu ao visitante uma carne assada de acuti, um roedor da região e um prato de tambu, que é preparado com uma larva de carne branca e abundante que os Guaranis criam nos troncos de pindó.

Conta a lenda que o visitante era um enviado do Deus do Bem, que quis recompensar tanta generosidade proporcionando-lhes algo que pudessem oferecer sempre aos seus visitantes e que poderia encurtar as horas de solidão às margens dos riachos onde descansavam. Para eles, fez brotar uma nova planta no meio da selva, que chamou de Yaríi, deusa que a protegia, e confiou seus cuidados a seu pai, Cáa Yaráa, ensinando-lhe a secar seus ramos ao fogo e a preparar uma iguaria que poderiam oferecer a todos os que os visitassem. Desde então, a nova planta cresce, oferecendo folhas e galhos para preparar o mate.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Erva-mate - acessado: 20/03/12

PESQUISA
- Origem da erva-mate.
- Ciclo da erva-mate no Brasil.
- Tipos de erva-mate.

Produção de texto
A partir da pesquisa e discussão em sala de aula, escreva um resumo.
A seguir, apresente para seus colegas.

Entrevista
- Converse com seus avós, pais ou pessoas que você conhece sobre os costumes e tradições do tempo da juventude.
Apresente as conclusões para os colegas.

O histórico da erva-mate, você pode conferir no seguinte endereço:
http://www.museuparanaense.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=62

Avaliação
Produção de texto:resumo.