quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dalton Trevisan

O ANÃO E A NINFETA.

Coleção de contos entremeados com poemas.
Destaco o poema sobre Maria Bueno, heroína cultuada e beatificada em Curitiba por ser assassinada violentamente por um considerado soldado no ano de 1893.
"Na província Curitiba
é morta Maria
da Conceição Bueno
em 29 de janeiro
do ano de 1893".

tadinha de Maria!
pequenino lume vagante
tão cedo apagado

rapariga leviana
adora galanteio
no baile conhece
o guapo Inácio José Diniz
anspeçada do Exército
com ele vai morar
na noite fatídica de Maria
uma grande festa acontece
Inácio de serviço no quartel
Maria disposta a bailar
famosa entre os valsistas

com dengues mil
cantando alegre
ao espelho se pinta
não sabe a infeliz
toda se enfeita
para o tango do adeus
(...)
" Inácio se ajoelha e chora
matei o meu grande amor
duas vezes mortinho eu
sem honra nem bandeira
anspeçada já não sou"
(...)

" milhares de velas acesas
tantas placas de gratidão
quantas preces atendidas
milagres reconhecidos
pelo povo proclamada santa
a única santinha do Brasil!"

O poema narra os conflitos de Inácio por Maria Bueno, moça guapa que deseja se divertir, enquanto ele permanece obrigatoriamente no quartel cumprindo seus deveres de soldado.
Sentindo-se traído pela amada "Inácio vai pra cadeia e Maria pro cemitério".
E assim termina a história de amor " à Maria Bueno da Conceição Bueno
pela glória do seu martírio
já se erguem cruzes no país inteiro".

O livro é delicioso de ler. Contos curtos e poemas mostram a grandeza de escrever de Dalton que prende o leitor em suas personagens, mas após a leitura  é preciso saborear essas personagens e repectivas histórias - tão próximas de nós - " A mulher, separada, com dois filhos, recolhe na casa o novo amante"(O hóspede). " A moça feinha, junta com sacrifício o dinheiro de operar o nariz(O nariz, poema).
Leia!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maior estrela!
Helena Kolody entre as estrelas do haicai.
Crônica Um certo Congresso de Educação em Curitiba. O ano, não me lembro, pois minhas memórias já me falham apesar da pouca idade: 60 anos! Lá pelo saguão do congresso estava eu meio perdida com tanto borburinho à procura de onde seria a oficina que me havia inscrito. Confere placa aqui, orientações por ali... e, de repente - Helena, a poetisa do haicai! Sentei-me, comodamente, no auditório e bebi com avidez os encantamentos da palavra poesia de Helena...

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dia do Índio

Comemorado em 19 de abril. A data foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
É comemorado no dia 19 de abril porque em 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar e entenderam a importância daquele momento histórico.
Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
http://www.acemprol.com/viewtopic.php?f=16&t=257 - acesso 19.04.12

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do Livro




Alunas 3ª série 11 - EM representando o Casamento da Emília.

18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. Comemora-se o nascimento de Monteiro Lobato.
A data tornou-se oficial por meio da Lei nº10.402, em 08 de janeiro de 2002.

Monteiro Lobato

Nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Faleceu em 04 de julho de1948.
Em homenagem ao seu nascimento, neste dia comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil.
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Precursos da literatura infantil no Brasil. A obra mais conhecida é o Sítio do Pica-Pau Amarelo e as personagens Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte dessa obra.

Obras Infantis do autor

A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Outras obras do escritor

Além de livros infantis, escreveu obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Jogos Escolares - Fase Municipal

Resultado final

ATLETISMO
Salto em distância - Fem. A
2º lugar: Taize Luana Felippi

Salto em distância - masc. A
1º lugar - Marcos A. Chagas

75 metros - masc. B
2º lugar - Leandro Antunes

800 metros - fem. A
1º lugar: Anelly Rossetto
3º Lugar: Franciele A. da Silva

100 metros - fem A
2º lugar: Sandieli Lupatini

100 metros - masc. A
3º lugar: Marcos Chagas

100 metros - masc. B
1º lugar - Guilherme Nicolau
3º lugar - Luan Pedro Ghizzi

250 metros - masc. B
1º lugar - Leandro Antunes

2º lugar - Guilherme Nicolau

1.000 metros - fem. B
1º Daiane Fabiane
2º lugar - Janice Santos da Silveira

3.000 metros - fem. A
1º lugar - Sthefen Rosseto

3.000 metros - masc. A
3º lugar - Edson Sutil de Oliveira

COLETIVAS

1º lugar - Voleibol - fem. B
1º lugar - Voleibol - fem. A

1º lugar - futsal - masc. A
1º lugar - futsal - fem. A

2º lugar - futsal - masc. B

PARABÉNS, ALUNOS!

Tudo o tempo leva
A própria vida não dura
Com sabedoria
Colhe a alegria de agora
para a saudade futura.
(Helena Kolody)

quarta-feira, 11 de abril de 2012

HELENA KOLODY: UM ARCOÍRIS ENTRE NÓS


“Pintou estrelas no muro e teve o céu ao alcance das mãos”

“o arcoíris no céu.
está sorrindo o menino
que há pouco chorou”

O Colégio Estadual de Marmeleiro em comemoração ao Centenário da poetisa Helena Kolody desenvolverá diversas atividades em sua homenagem, com o título Helena Kolody: Um arcoíris entre nós.
No Colégio Estadual de Marmeleiro, a Rádio Escola, leva o nome da poetisa.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

- Jogral de poemas e haicais.
- Construção de pequenos poemas ilustrados.
- Tradução de haicais em inglês e espanhol, ilustrando-os.
- Ilustração de haicais e poemas.
- Ilustração de poemas em espaços da escola.
- Pintura de retratos de Helena Kolody.
- Musicalização de poemas.
- Representação de poemas através da linguagem do desenho em grafite, da dança, teatro.
- Pesquisa sobre a vida e a obra de Helena Kolody.
- Animação de poemas, produção de clips, confecção de Power points.
- Exposição de trabalhos nos murais.
- Representar poemas através de origamis.
- Produção de poemas inspirados em textos poéticos da autora.

DIVULGAÇÃO
- Murais
- Semana Cultural
- Rádio da escola
- Programa Rádio na Escola “Estadual Educa”-FM Cultura de Marmeleiro.
- Jornal da escola
- Reunião de Pais
- Exposição dos trabalhos no saguão da escola.

A esperança engana, mente o sonho, eu sei.
Que mentiras lindas eu mesma inventei
e contei para mim.
Helena Kolody

terça-feira, 10 de abril de 2012



9 de abril
Dia da Biblioteca

"No Egito, as bibliotecas eram chamadas 'Tesouro dos remédios da alma'. De fato é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras."

Jacques-Bénigne Bossuet

Não é o tempo que voa.
Sou eu que vou devagar.
Helena Kolody
Centenário da autora

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Haicai


Mentira que as rosas ferem.
Rosas são de veludo.
São da roseira, os espinhos.
Helena Kolody

quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Guarani - Carlos Gomes

Trabalho em equipe

Semana de Arte Moderna de 1922

3ª A- Matutina
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª Marina Niceia Cunha

"Realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências europeias, essa era basicamente a intenção dos modernistas".
As exposições ocorreram somente nos dias 13,15 e 17.
No dia 13, Graça Aranha proferiu a conferência "A emoção estética na arte", na qual elogiou os trabalhos expostos, investiu contra o academicismo, criticou a Academia Brasileira de Letras e proclamou os artistas da Semana como personagens atuantes na "libertação da arte".
No dia 15, Oswald de Andrade leu alguns de seus poemas e Mário de Andrade fez uma palestra intitulada "A escrava não é Isaura", onde se referia ao "belo horrível" e evocava a necessidade do abrasileiramento da língua e da volta ao nativismo.
Na noite do dia 17, houve a apresentação de Villa-Lobos. A Semana prestigiou e promoveu o talento do artista, transformando-o, pela boa acolhida do grande público, na figura máxima do período nacionalista do qual se insere a produção musical modernista.
As artes plásticas foram as que tiveram melhor repercussão.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090709163907AAAIwAq
Este ano completou noventa anos a Semana de Arte Moderna completou 90 anos.









Centenário de Helena Kolody - Pt 1

Líderes de turma



As pedagogas do Colégio Estadual de Marmeleiro realizaram reunião com os líderes de turma para orientações e discussão sobre o que lhes compete desempenhr em sala de aula juntamente com o professor regente.
Os alunos receberam um caderno para as devidas anotações com instruções sobre suas atribuições e o regulamento interno.

Mensagem da capa do caderno

JESUS
•Nada impõe.
•A ninguém constrange.
•Não condiciona ninguém.
•Não julga e não condena.
•Não se deixa seduzir pela fama.
•Não alardeia poderes.
•Não dá “shows”.
•Não fala indevidamente.
•Não faz autodefesa.
•Não permite discussões sem sentido.
•Não nega o próprio sacrifício.
Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino Fundamental e Médio
ANO/SÉRIE:
TURNO:
PROFESSOR(A)REGENTE:

TRABALHO EM EQUIPE

A LIÇÃO DOS GANSOS

Quando você vê gansos voando em formação “V”, pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma.
A seguir algumas descobertas feitas por cientistas.
1 – FATO – À medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente.
VERDADE – Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente porque elas se apóiam na confiança uma das outras.
2 – FATO – Sempre que um ganso sai fora da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só e, de imediato, retorna a formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente.
VERDADE – Existe força, poder e segurança em um grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.
3 – FATO – Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta.
VERDADE – É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.
4 – FATO – Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente e manterem o ritmo e a velocidade.
VERDADE – Todos necessitam ser reforçados com apoio ativo e encorajamento dos companheiros.
5 – FATO – Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, pois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e, então reiniciam a jornada os três ou juntam-se a outra formação, até encontrar o grupo original.
VERDADE – A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.

ATRIBUIÇÕES DO LÍDER DE TURMA
A turma espera que você desenvolva um trabalho em equipe, sendo uma pessoa de responsabilidade que saiba dividir as tarefas e solicite ajuda aos demais colegas.
Portanto:
•Desenvolva um trabalho voltado para a união da turma, seja amigo e companheiro de todos.
•Seja justo na sala de aula. Que prevaleça sempre a verdade.
•Respeite a todos para ser respeitado, pois a turma confia e acredita em você, então desempenhe bem seu papel.
•Saber ouvir e se fazer ouvir, respeitar opiniões diferentes são qualidades importantes para você que é líder de turma.
•Comunique à coordenação se o professor, após o sinal, passados 5 minutos, não chegou até a sala de aula.
•Aniversários: Juntamente com o Professor Regente parabenizem os aniversariantes da semana ou do mês.
Ao Professor Regente organize uma mensagem assinada por todos os alunos.
•Motive a turma para o sucesso da mesma nas campanhas realizadas na escola e atividades extraclasse.
•Avise aos professores quando o colega faltou por problemas de saúde e ônibus.
•Auxilie o professor na falta de alguns materiais na sala de aula: pincel, apagador, mapas e outros.
•Transmita à turma os avisos divulgados pela direção, equipe pedagógica e professor. Anexe ao mural quando for o caso.
•Anexe ao mural da sala de aula avisos sobre datas de provas, entrega de trabalhos.
•Verifique se os ventiladores são desligados ao final das aulas.
•Lembre juntamente com a Profª de Português a data da devolução dos livros de leitura emprestados na Biblioteca.
•Contribua com sugestões que podem melhorar a turma como um todo.

INCENTIVE AS SEGUINTES PRÁTICAS
•Ordem e limpeza na sala de aula e espaços ao redor da escola.
•Pontualidade.
•Não ficar na porta e corredor durante a troca de professor.
•Fazer um trabalho de equipe com os professores para que as saídas e entradas nas aulas de Educação Física, Informática e Biblioteca não sejam tumultuadas e respeitem o direito dos colegas que estão nas salas.

QUALIDADES DE UM LÍDER DEMOCRÁTICO
•Sabe o que fazer, sem perder a tranquilidade. Todos podem confiar nele em qualquer emergência.
•Ninguém se sente marginalizado ou rejeitado por ele. Ao contrário, sabe agir de tal forma que cada um sente-se importante no grupo.
•Interessa-se pelo bem do grupo. Não usa o grupo para interesses pessoais.
•Está sempre pronto para ajudar.
•Mantém-se calmo em qualquer situação.
•Facilita a interação do grupo contribuindo para a harmonia, sem dominação.
•Dá oportunidade para que pessoas do grupo se promovam e se realizem.
•É agradável. Cuida da aparência pessoal. Sabe conversar com todos.
•Age com maturidade. Suas ações correspondem com suas palavras.
•Mantém o grupo informado de tudo que se relaciona aos interesses do grupo.
•Não foge das responsabilidades e não repassa aos outros o que lhe compete.

DEZ QUALIDADES DE UM LÍDER
Um líder deve:
1 – saber lidar com críticas.
2 – suportar adversidades.
3 - saber delegar autoridade.
4 – capaz de tomar decisões.
5 – manter a concentração em momentos difíceis.
6 - não pode basear-se em preconceitos.
7 – aprender a elogiar e a compartilhar.
8 - assume a responsabilidades por seus próprios erros.
9 – não tenta fugir da responsabilidade pelos erros dos outros.
10-crescer e aprender todos os dias.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem, ou ainda, por sua religião.
Para odiar as pessoas precisam aprender;
E se podem aprender a odiar,
Podem ser ensinadas a AMAR”.
(Nelson Mandela)


BOM TRABALHO!

Direção e Equipe Pedagógica

Marmeleiro, março de 2012.

NORMAS INTERNAS DO COLÉGIO ESTADUAL DE MARMEIRO-EFM

CORPO DISCENTE
1 – A sala de aula é ambiente de estudo e convivência, espaço onde o aluno desenvolve os trabalhos ao longo do ano. É essencial que haja respeito e conservação dela limpa.
2 – As tarefas, bem como quaisquer trabalhos escolares devem ser entregues na data estipulada pelo professor.
3 – Os alunos que faltam em demasia serão comunicados os pais, Conselho Tutelar, segundo o art. 12 da Lei 9394/96: “VII – Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao Juiz da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 50%(cinquenta por cento) do percentual permitido em Lei”.
4 – Não fumar no ambiente escolar – Lei nº11991: “É expressamente proibido fumar cigarros de qualquer espécie no recinto, no pátio e nas áreas de lazer”.
5 – Usar uniforme de acordo com o estipulado.
6 – Na troca de professores, não sair da sala.
7 – Não será permitida a saída de alunos do estabelecimento. Somente em casos especiais, com autorização dos pais.
8 – É proibido fazer-se acompanhar de elementos estranhos no estabelecimento em suas dependências internas e externas.
9 – Zelar pelo patrimônio escolar. Em caso de danos arcará com o prejuízo.
10 – Respeitar colegas, direção, equipe pedagógica, professores e demais funcionários da escola.
11- Participar das atividades programadas e desenvolvidas na escola.
12 – Não é permitido fazer uso de chicletes, balas, pirulitos ou qualquer alimento durante as aulas, salvo em ocasiões especiais.
13 – Não são permitidos fazer uso de material não escolar (celular, baralho, revistas ou fotos pornográficas, etc.). Os mesmos quando retidos serão devolvidos somente aos pais.
14 – É de responsabilidade de cada um cuidar de seu material escolar, bem dinheiro e outros pertences.
15 – É imprescindível que cada aluno porte o seu material escolar de acordo com o horário do dia(livros, cadernos, apostilas, etc.)
16 – O aluno que faltar à aula sem justificativa durante cinco dias consecutivos ou oito alternados, é encaminhada sua ficha ao Conselho Tutelar – FICA.
17- O aluno que faltar por doença deve trazer atestado médico. Para que o professor possa realizar as avaliações deve preencher o requerimento na secretaria.

É VEDADO AO ALUNO
- O uso de celular em sala de aula.
- Promover, incitar ou participar de algazarras ou tumultos em sala de aula ou arredores da escola.
- Ingerir bebida alcoólica ou qualquer substância entorpecente.
- Namoro em sala de aula, pátio e arredores da escola.
- Fazer brincadeiras de “mau gosto” com os colegas. Ex.: “trancas”, tirar o lanche, esconder pastas ou material escolar e outras atitudes inadequadas.
- Ficar na sala durante o recreio.

Marmeleiro, fevereiro de 2012.

terça-feira, 3 de abril de 2012

MENTE ESTIMULADA
Como o professor deve entender as dificuldades dos estudantes com limitações de raciocínio e desenvolver formas criativas para auxiliá-los.

Cinthia Rodrigues

De todas as experiências que surgem no caminho de quem trabalha com a inclusão, receber um aluno com deficiência intelectual parece a mais complexa. Para o surdo, os primeiros passos são dados com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os cegos têm o braile como ferramenta básica e, para os estudantes com limitações físicas, adaptações no ambiente e nos materiais costumam resolver os entraves do dia-a-dia.

O que é a Deficiência Intelectual?

É a limitação em pelo menos duas das seguintes habilidades: comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho. O termo substituiu "deficiência mental" em 2004, por recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), para evitar confusões com "doença mental", que é um estado patológico de pessoas que têm o intelecto igual da média, mas que, por algum problema, acabam temporariamente sem usá-lo em sua capacidade plena. As causas variam e são complexas, englobando fatores genéticos, como a síndrome de Down, e ambientais, como os decorrentes de infecções e uso de drogas na gravidez, dificuldades no parto, prematuridade, meningite e traumas cranianos. Os Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGDs), como o autismo, também costumam causar limitações. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial tem alguma deficiência intelectual.

Por onde começar quando a deficiência é intelectual?

Melhor do que se prender a relatórios médicos, os educadores das salas de recurso e das regulares precisam entender que tais diagnósticos são uma pista para descobrir o que interessa: quais obstáculos o aluno enfrentará para aprender - e eles, para ensinar.

Há características comuns a estes deficientes?

Sim, no geral, especialistas na área sabem que existem características comuns a todo esse público. São três as principais dificuldades enfrentadas por eles: 1) falta de concentração, 2) entraves na comunicação e na interação e 3) menor capacidade para entender a lógica de funcionamento das línguas, por não compreender a representação escrita ou necessitar de um sistema de aprendizado diferente. "Há crianças que reproduzem qualquer palavra escrita no quadro, mas não conseguem escrever sozinhas por não associar que aquelas letras representem o que ela diz", comenta Anna Augusta Sampaio de Oliveira, professora do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). As características de todas as outras deficiências você pode ver no especial Inclusão, de NOVA ESCOLA.

A importância do foco nas explicações de sala de aula

Alunos com dificuldade de concentração precisam de espaço organizado, rotina, atividades lógicas e regras. Como a sala de aula tem muitos elementos - colegas, professor, quadro-negro, livros e materiais -, focar o raciocínio fica ainda mais difícil. Por isso, é ideal que as aulas tenham um início prático e instrumentalizado. "Não adianta insistir em falar a mesma coisa várias vezes. Não se trata de reforço. Ele precisa desenvolver a habilidade de prestar atenção com estratégias diferenciadas para, depois, entender o conteúdo", diz Maria Tereza Eglér Mantoan, doutora e docente em Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Qual o ponto de partida para a aprendizagem?

O ponto de partida deve ser algo que mantenha o aluno atento, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória e imitações de sons ou movimentos do professor ou dos colegas - em Geografia, por exemplo, ele pode exercitar a mente traçando no ar com o dedo o contorno de uma planície, planalto, morro e montanha. Também é importante adequar a proposta à idade e, principalmente, aos assuntos trabalhados em classe. Nesse caso, o estudo das formas geométricas poderia vir acompanhado de uma atividade para encontrar figuras semelhantes que representem o quadrado, o retângulo e o círculo.

O aluno deve acompanhar o grupo?

Sim, a meta é que, sempre que possível e mesmo com um trabalho diferente, o aluno esteja participando do grupo. A tarefa deve começar tão fácil quanto seja necessário para que ele perceba que consegue executá-la, mas sempre com algum desafio. Depois, pode-se aumentar as regras, o número de participantes e a complexidade. "A própria sequência de exercícios parecidos e agradáveis já vai ajudá-lo a aumentar de forma considerável a capacidade de se concentrar", comenta Maria Tereza, da Unicamp.
Foi o que fez a professora Marina Fazio Simão, da EMEF Professor Henrique Pegado, na capital paulista, para conseguir a atenção de Moisés de Oliveira, aluno com síndrome de Down da 3ª série. "Ele não ficava parado, assistindo à aula", lembra ela. Este ano, em um projeto sobre fábulas, os avanços começaram a aparecer. "Nós lemos para a sala e os alunos recontam a história de maneiras diferentes. No caso dele, o primeiro passo foram os desenhos. Depois, escrevi com ele o nome dos personagens e palavras-chave", relata ela.

O papel da escrita e o uso de ilustrações

A falta de compreensão da função da escrita como representação da linguagem é outra característica comum em quem tem deficiência intelectual. Essa imaturidade do sistema neurológico pede estratégias que servem para a criança desenvolver a capacidade de relacionar o falado com o escrito. Para ajudar, o professor deve enaltecer o uso social da língua e usar ilustrações e fichas de leitura. O objetivo delas é acostumar o estudante a relacionar imagens com textos. A elaboração de relatórios sobre o que está sendo feito também ajuda nas etapas avançadas da alfabetização.
A professora Andréia Cristina Motta Nascimento é titular da sala de recursos da EM Padre Anchieta, em Curitiba, onde atende estudantes com deficiência intelectual. Este ano, desenvolve com eles um projeto baseado na autoidentificação - forma encontrada para tornar o aprendizado mais significativo. A primeira medida foi pedir que trouxessem fotos, certidão de nascimento, registro de identidade e tudo que poderia dizer quem eram. "O material vai compor um livro sobre a vida de cada um e, enquanto se empolgam com esse objetivo, eu alcanço o meu, que é ensiná-los a escrever", argumenta a educadora.

Como trabalhar a dificuldade de comunicação?

A falta de compreensão da função da escrita como representação da linguagem é outra característica comum em quem tem deficiência intelectual. Essa imaturidade do sistema neurológico pede estratégias que servem para a criança desenvolver a capacidade de relacionar o falado com o escrito. Para ajudar, o professor deve enaltecer o uso social da língua e usar ilustrações e fichas de leitura. O objetivo delas é acostumar o estudante a relacionar imagens com textos. A elaboração de relatórios sobre o que está sendo feito também ajuda nas etapas avançadas da alfabetização.
A professora Andréia Cristina Motta Nascimento é titular da sala de recursos da EM Padre Anchieta, em Curitiba, onde atende estudantes com deficiência intelectual. Este ano, desenvolve com eles um projeto baseado na autoidentificação - forma encontrada para tornar o aprendizado mais significativo. A primeira medida foi pedir que trouxessem fotos, certidão de nascimento, registro de identidade e tudo que poderia dizer quem eram. "O material vai compor um livro sobre a vida de cada um e, enquanto se empolgam com esse objetivo, eu alcanço o meu, que é ensiná-los a escrever", argumenta a educadora.

REFERÊNCIAS
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/mente-estimulada-476374.shtml
Acessado: 03/04.2012