quinta-feira, 31 de maio de 2012



Murais do Colégio Estadual de Marmeleiro destaca a poetisa Helena Kolody

O mural é um recurso importante para tornar as aprendizagens visíveis a alunos, professores, funcionários, familiares e comunidade.
Os murais do Colégio Estadual de Marmeleiro são cartão de visita da escola. Neles são afixadas atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula e mensagens educativas.
Durante o ano letivo de 2012 a homenageada é Helena Kolody, poetisa paranaense, no seu centenário.
Arte nos murais: Cleusa da Silva e Lóris Beal, funcionários responsáveis pela Biblioteca.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

HELENA KOLODY  nasceu em Cruz Machado, Paraná, em 12 de outubro de 1912.
Faleceu em 15 de fevereiro de 2004, com 91 anos.
Viveu maior parte de sua vida em Curitiba - PR.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Produção de texto a partir de poema


Disciplina: Língua Portuguesa

Profª Marina Niceia Cunha

9º ano - Turno: Matutino

Objetivos

- Produzir texto de opinião após leitura e discussão do poema O Nariz, de Dalton Trevisan, relacionando-o com os padrões de estética da atualidade.
- Ler textos em revistas, jornais e sites que discutam "os moldes" de beleza atualmente.
- Assistir a programas de televisão que apresentam atrizes, atores e modelos como símbolos de beleza.
- Pesquisar sobre os efeitos de uma cirurgia estética mal feita pode causar às pessoas.
- Discutir o belo e o feio através dos tempos.

Desenvolvimento
A partir da leitura do poema O Nariz estabelecer relação de discussão sobre os padrões de estética na sociedade contemporânea que leva, inclusive, as pessoas a arriscarem a vida para se "tornarem mais bonitas".

Conteúdo


O Nariz

A moça feinha

junta com sacrifício

o dinheiro de operar o nariz

anestesia pouca

dão-lhe outra geral

sofre parada cardíaca

entra em coma


dias semanas meses

um simples vegetal


a mãe viúva à sua cabeceira

chora geme reza

uma lágrima suspensa

na vírgula do nariz


Metodologia

- Leitura do poema O Nariz, de Dalton Trevisan.

- Leitura e pesquisa dos conteúdos propostos nos objetivos.

- Entrevista com colegas e pessoas da comunidade.

- Apresentação e discussão em sala de aula.

- Organização de murais com os resultados da pesquisa.

- Produção de texto de opinião para publicar no blog da escola e jornal da região.

Recursos

- Laboratório de informática, biblioteca, murais, saguão da escola, tv pendrive, projetor de multimídia, cartazes, pincéis, cartolinas, papel A4 e pardo, xerox, revistas, jornais, livros, cadernos, canetas, lápis.

Avaliação

Espera-se que o aluno:

- Produza texto de opinião com coerência e coesão, utilizando na argumentação os dados da pesquisa/ entrevista e conhecimentos que tenha sobre o assunto. Paragrafação. Pontuação. Emprego de letras maiúsculas e outras questões técnicas relacionadas ao texto.

Referências

TREVISAN, Dalton. O Anão e a Ninfeta. Record. Rio de janeiro. São Paulo, 2011.