terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Feliz Natal!




Nas pequenas criaturas Deus sempre se manifesta.
Nos pequenos gestos de amor, manifesta-se o amor de Deus
Porque Ele está presente em nossas vidas.
O amor de Deus nos conduz diariamente em sala de aula, pois Jesus é o nosso Mestre.
E sem os seus ensinamentos, nenhum conhecimento dá conta de qualquer aprendizagem que se queira ensinar.
Feliz Natal!
Texto e fotos: Professora Marina
Painel: Loris Beal - bibliotecário

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Alunos e Professores premiados 9ª Olimpíada de Matemática



Classificados e medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2013, do Colégio Estadual de Marmeleiro:

Alunos Premiados:

LENIN BACKOF LAVALL – Medalha de Prata

IGOR CONFORTIM – Menção Honrosa

TIFANI ZOTTI – Menção Honrosa

EDIMARA BERNASKI DALLAROSA – Menção Honrosa

LILIAN MARIA SILVA VIAL – Menção Honrosa

DANIEL FABRICIO PILZ – Menção Honrosa

CLAUDINEI DE OLIVEIRA – Menção Honrosa

AMANDA PAVAN – Menção Honrosa

Professores Premiados:

Prêmios: Um tablet, um diploma e uma assinatura anual da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).

ARLETE ANDREOLI (Colégio Estadual de Marmeleiro – Ensino Fundamental e Médio).

JOSIANI SIQUEIRA BUENO (Colégio Estadual de Marmeleiro – Ensino Fundamental e Médio).

GEMA DE FÁTIMA ZAMBILO (Escola Telmo Octávio Müller – Ensino Fundamental).

O cerimonial de entrega de medalhas será no próximo ano.

Parabéns a todos!

Vejam abaixo, link de acesso a lista de classificados.

http://premiacao.obmep.org.br/2013/verMenuAlunosPremiados-PR.htm

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Grêmio Estudantil: Geração Consciente

Eleição: 12 de dezembro de 2013.

Chapa única.
Presidente: Mateus Felipe Santin - 1ªA - manhã
Vice-presidente: Fernanda Sotoriva: 1ªA - manhã
Secretária geral: Elimara Dallarosa - 1ªA - manhã
1ª secretária: Natália Oleinik - 1ªB - tarde
Tesoureira geral: Gabriela Dala Costa Guarda - 2ªA - manhã
1º tesoureira: Larissa Zaedinelo - 2ªA - manhã
Diretora de imprensa: Ana Cristina Camargo Mariana - 8B - manhã
Diretor de esportes: Marcos Chagas - 1ªA - tarde
Diretor de Cultura: Maicon Felipe B. Mundel - 2ªA - tarde
Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Luan Pedro Ghizzi - 1ªA - tarde

Proposta de atuação do Grêmio Estudantil.

Cultura:

- Mostra de peças de teatro e dança.
- Exposições de desenhos, pintura e escultura.
- Oficinas culturais e de artesanatos.
- Mostra e divulgação literárias (poesias, contos, crônicas).
- Colaboração na Semana Cultural prevista na escola.

Esporte:

- Campeonato de futebol, vôlei, basquete, handebol, etc.
- Participação em campeonatos interescolares.
- Miniolímpiadas (corridas, saltos, basquete, etc.).
- Gincanas.

Política:

- Palestras e debates.
- Apoio aos professores em suas reivindicações.
- Campanha à cultura da paz.
- Parceria com Grêmios de outras escolas.

Social:

- Colaboração para o Dia do Estudante.
- Colaboração no Dia do Professores.
- Campanha do agasalho, alimento, reciclagem de lixo, etc.
- Campanha de prevenção (gravidez precoce, drogas e etc.).
- Embelezamento da escola ( murais, painéis, grafites).
- Grupo de discussão (preconceito, inclusão social).
- Zelar pelo bom nome do colégio junto com a comunidade marmeleirense.

Comunicação:

- Colaborar no projeto Rádio na escola.
- Elaborar o Jornal dos alunos.
- Participação na reunião de representantes de turma.

COMO VAMOS ATUAR:
 Na escola:
- Colaborar com a equipe gestora e professores.
- Trabalhar em união com os alunos. 

Na informação aos alunos:
- Divulgação de atividades em mural, jornal da escola, blog e rádio na escola.
- Colaborar com a escola nos "achados" e "perdidos".

Nos esportes:
- Realização de campeonatos, gincanas, atletismo.

Nos eventos sociais:
- Campanhas de prevenção à saúde e meio-ambiente; do agasalho, alimentos, reciclagem do lixo, etc.

Nos eventos culturais:
- Concurso de dança, desenhos, pintura e poesias. - Colaborar na Semana cultural prevista na escola.

Nas parcerias:
 Buscar-se-á parcerias com o comércio, governo municipal, grêmios de outras escolas, amigos da escola.

  Obs.: Os objetivos citados dependem da colaboração e participação de toda a comunidade escolar.





segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mosaico

Disciplina: Arte
Professora: Chantrelle Maruana Roque
Séries: primeiras
Ensino Médio
Turno: manhã, tarde, noite
Interpretação da  obra de Romero Brito

Mosaico ou arte musiva é palavra de origem alemã, embora a técnica seja antiquíssima. É um embutido de pequenas peças (tesselas) de pedra ou de outros materiais como (plástico, areia, papel ou conchas), formando determinado mosaico. O objetivo do desenho é preencher algum tipo de plano, como pisos e paredes.
A palavra "mosaico" tem origem na palavra alemã mouseen, a mesma que deu origem à palavra "música", que significa "próprio das musas". É uma forma de arte decorativa milenar, que nos remete à 1438, na época da greco-romana, quando teve seu apogeu. Na sua elaboração foram utilizados diversos tipos de materiais e teve diferentes aplicações através dos tempos.
A técnica da arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, como mármore e granito moldados com tagliolo e martellina, pedras semipreciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.
Em Portugal, destacam-se os mosaicos das ruínas romanas de Conímbriga, datados do século II d.C., além do "mosaico das musas", da villa romana de Torre de Palma (século II - IV d.C.), em Monforte,1 e os da villa romana de Milreu, no Distrito de Faro, no Algarve - belos exemplares decorativos da época romana.2
Também são exemplos de mosaico o calçadão de Copacabana, a disposição dos pisos e azulejos de uma casa, até mesmo algumas gravuras do artista holandês M. C. Escher que tratam do preenchimento do plano. Hoje, entre as principais figuras do mosaico contemporâneo, destacam-se Marcelo de Melo (Brasil)3
Sonia King (Estados Unidos) e Emma Biggs (Reino Unido).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mosaico - acesso 02.12,13
































Biografia de Romero Britto

Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.
Romero Britto nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas, papelões e jornais para exercitar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.
Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.
É muito influenciado pela estética cubista, e tem Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. O artista já mostrou o seu talento pintando para uma campanha publicitária da marca de vodca sueca Absolut, para as latas de refrigerante da Pepsi Cola, e redesenhou personagens de Walt Disney.
Muitas celebridades admiram a obra de Romero Britto, como Arnold Schwarzenegger, Madonna, os ex-presidentes Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso, Carlos Menem, respectivamente dos EUA, Brasil e Argentina. Suas coleções estão presentes em diversas galerias do mundo inteiro.
Dentre outras realizações, merece destaque a criação dos selos postais que levam o nome de Esportes para a paz, sobre as olimpíadas de Beijing. Outra criação importante é uma pirâmide que esteve instalada no Hide Park, em Londres, com uma altura similar a de um prédio de quatro andares. A obra deverá ser encaminhada para o museu da criança, na cidade do Cairo, no Egito.
Suas pinturas estão presentes em importantes aeroportos do mundo inteiro, como os de Washington DC, Nova York e Miami. Vale citar outros locais onde se pode ver e apreciar as suas obras: Montreux Jazz Raffles le Montreux Palace Hotel e Azul Basel Children’s Hospital, ambos na Suíça, e o Sheba Sheba Medical Center, Tel Aviv, em Israel.
Romero Britto foi homenageado pela escola de samba carioca Renascer no desfile do carnaval de 2012. O enredo abordou sua história, o colorido e a alegria de sua obra.

Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.
http://www.e-biografias.net/romero_britto - acesso:02.12.13

Osteopatia

Entrevista
Tema: Osteopatia
Programa Estadual Educa
Projeto Rádio na Escola
Sábado 8 às 9h
FM Comunitária de Marmeleiro
Entrevistadora: Profª Marina Niceia Cunha

Dr. Rodrigo Junior Becker Cornelli
Graduação: Fisioterapia – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. (2005-2009).
Pós-graduação: Osteopia – Escola de Osteopatia de Madrid – Espanha. (2010-2013.
Formação de Posturologia – Escola Podaly de Posturologia. (2013).

Atendimentos
Clínica Drª Emanuelli Baggio-Marmeleiro.
Telefone: (46)35252788

Clínica Fisiovida
Francisco Beltrão
Telefone: (46)30552390

Clínica Santa Paulina
Capitão Leônidas Marques
Telefone: (45) 32863256

OSTEOPIA
1. Dr. Rodrigo, o que é osteopatia?
A osteopatia é uma técnica criada nos EUA, pelo médico Andrew Still, que utilizou como forma de tratamento as mãos, ou seja, é uma técnica que procura as restrições no corpo do paciente, os locais em que não há movimentos, e com manipulações suaves libera essas restrições, e naturalmente o corpo do paciente vai eliminando as dores e as zonas de desconforto.

3. O que a osteopatia trata exatamente? Quais são os principais problemas ou patologias que ela consegue melhorar?
A osteeopatia consegue atuar em várias patologias, mas têm-se excelentes resultados, com problemas na coluna: hérnias de disco, lombalgia, escolioses, bicos de papagaio e artrose. Também há ótimos resultados com cefaleias, tendinite de punho, cotovelos, ombro, entorses de pé, dores nos pés em geral. E, ainda, problemas estomacais: hérnia de hiato; problemas de intestino: constipações, alergias alimentares.

3. Quem pode procurar a osteopatia? Há limite de idade?
Não há limite de idade para o tratamento. A técnica trata desde recém-nascidos até pessoas de idade avançada. A osteopatia utiliza somente as mãos, não há contraindicação, não utiliza remédio, mas o potencial de cura do próprio corpo do paciente.

4. Na apresentação, o Dr. Cita que a formação é feita pela Escola de Osteopatia de Madrid da Espanha, como acontece essa formação?
Primeiramente, para iniciar essa formação, o profissional precisa ser graduado em fisioterapia, só depois iniciará a formação em osteopatia.
A formação pela Escola de Osteopatia de Madrid é de cinco anos. A formação acontece em Campinas-SP. Os professores são da Espanha, Itália e Portugal, países que fazem parte da escola. Tais professores ministram também aulas por vários países. Nesse tempo trocam-se experiências e conhecimentos.

POSTUROLOGIA
Dr. Rodrigo, o que é a técnica da posturologia?
A posturologia é o estudo da postura. Nessa técnica faz-se uma avaliação minuciosa da postura do paciente e através dessa avaliação, usa-se uma palmilha que é colocada no pé do paciente para corrigir a postura.

2. Como é feito e por que a avaliação ocorre no pé?
O pé, em posturologia, é dado como um fator postural, ou seja, através do pé ocorre uma série de modificações e uma cadeia postural que envolve todo o corpo. Por esse motivo, se tivermos um pé torto, ou uma pisada incorreta, o corpo todo sofrerá com essa pisada e toda postura será ruim.

3. Como é feita a avaliação do pé?
Essa é a grande vantagem da posturologia, pois utiliza uma plataforma que mede a distribuição do peso corporal chamado de Baropodômetro. Essa plataforma dá dados objetivos caso o peso corporal esteja mais para frente ou mais para trás no pé. Depois disso, consegue-se fazer uma palmilha que corrige o nível da cintura, a altura dos ombros e melhora satisfatoriamente a postura corporal.
Um exemplo da eficácia do tratamento é que a fisioterapeuta do Botafogo do RJ, está usando esse sistema de tratamento nos jogadores e relatou uma diminuição de cinquenta porcento do nível de lesão dos jogadores.

4. Como funciona  palmilha postural, como ela age?
Depois que o paciente passou sobre a plataforma de distribuição de pressão, e viu-se como é a pisada dele, coloca-se elementos embaixo do pé do paciente e observa-se como fica a pisada e a postura do paciente. Quando notar-se que a pisada e a postura ficaram corrigidas, e o paciente alinhou os ombros e o quadril, produz-se uma palmilha com os elementos que alinharam o paciente. Essa é a palmilha correta.


Marmeleiro, sábado, 30 de novembro de 2013.

domingo, 1 de dezembro de 2013