sábado, 31 de maio de 2014

Nada mais vale a pena?


Crônica

            Perdoe-me, poeta, do “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena,”  Fernando Pessoa.
            Ensinei minha alma não se tornar pequena, e, acredito que, outras, se abraçaram na mesma comunhão, sonhadoramente, comigo, neste mundo controverso e conturbado.
            Caóticas são nossas incertezas, por que será? Por que nos decepcionamos na busca de sentidos para resolver nossas indagações e crenças?
Oscar Wilde afirma: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. Será que esse é o medo? Apenas existir?
 E viver, quantos conseguem realmente?
Perco-me na angústia quando vejo as almas confabulando para a venda dos bens sagrados – os valores: o sonho, a dignidade, a verdade, a cidadania, a família, a educação, o amor.
 Nesses tempos tumultuados e de corrupção, despudoramento, malandragens, falcatruas, e tantos eteceteras, não se sabe mais se é a questão do “Ser ou não Ser, eis a questão”?(original em inglês: To be or not to be, that's the question). Peça: (A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare). http://pt.wikipedia.org. Abraço-me a Shakespeare num choro silencioso. Quero decifrar essa questão e não consigo.
 O que sei é pouco.  E esse pouco é muito porque sou capaz de enxergar a morte dos ideais que nos assoberba.  E nela vejo muitas vezes os sonhos de tantas pessoas mergulharem nas profundezas dos seres insanos, incapazes de destronar indubitavelmente os males e a gravidade que lhes ferra os sentidos diariamente.
Que pena! Será que nada mais vale à pena? Devemos nos submeter as asperezas daqueles privilegiados que extorquem a liberdade e produzem os delinquentes?
Recuso-me a acreditar que isto seja verdade em face da beleza que ainda mora no meu coração, nas crenças e aprendizagens, que sempre estiveram comigo. Luto com todas as fibras que arrebatam o mais profundo da minh’alma, do meu “Eu”, da minha solidão, que me deixa, às vezes, alheia, e, não compreendida porque preciso entender o que não quero para mim e o ambiente de aprendizagem em que estou inserida.
Mesmo assim, a escola é minha casa de desafio.  E acredito que venceremos o descrédito, a deseducação, o descaso, a incompetência que nos são atribuídas, com professores competentes que buscam na leitura e pesquisa soluções para resolver as dificuldades de aprendizagem e ambientação escolar – planejando as aulas, discutindo ações e aprendizagens com alunos e colegas de forma interdisciplinar, interagindo de forma positiva. E que tenham, além de conhecimentos, o senso de amor e compreensão para as situações apresentadas diariamente na sala de aula.
Além disso, é necessário suplantar a postura que reforça a lógica que nos transforma em mártires desvalidos e sofredores em vista das circunstâncias: sociais, filosóficas, financeiras, etc.
Compreendem-se as dificuldades de muitos para ensinar para “um mundo melhor”, diante da perversão do que nos apresentam como suposta causa para ser defendida: ensinar que “Pensar dá muito trabalho”. “Estudar, mais ainda” “Aprender sobre a realidade exige esforço e tempo, coisas mais raras no mundo moderno.” Rodrigo Constantino. Esquerda caviar. p. 49.
E, assim quando miro nos olhos dos adolescentes e dos jovens(rebeldes ou não) que olham para mim, ou, até daqueles que permanecem de olhos cabisbaixos para receber elogios, ou, quiçá, a reprimenda – penso que gostaria de ser muito maluca a ponto de gritar algumas verdades(não, apenas, para eles). Contudo, é comum as pessoas fugirem de suas responsabilidades porque a realidade é tão difusa que não é possível pagar o preço. Mas isto me custa horas de sono e de estudos para entender a sociedade e o país que vivemos onde a alienação é constante em nome da democracia. Nela os alunos estão inseridos com seu olhar inconformista causando polêmica e debate em busca da soberania que lhes foi prometida.  Outros, na frivolidade e arrogância,  divertem-se na banalidade e pouco caso, sentindo-se menos responsáveis por seus próprios atos perante toda e qualquer regra que venha preservar os bons costumes e valores apregoados na sociedade das minorias. O importante é se sentir diferente. Embora poucos saibam o que isto significa.
  Há pouco espaço para a geração ”nem isto, nem aquilo” livrar-se do esnobismo e colocar sua arrogância muitas vezes acuada, evitando o serviço da carnificina, dos cárceres, das acusações, do descrédito, da falta de amor. Existe pouco espaço para a escola compreender tal geração.

 Enfim, pretendo nunca esquecer “dos homens de carne e osso” – os alunos com os quais convivo diariamente, principalmente dos mais desvalidos. Que o mundo é um lugar cada vez mais complexo e que a escola ainda vale a pena, apesar de todos os problemas vivenciados diariamente.  Caso contrário, não me teria tornado professora há 47 anos. Ademais estou sempre disposta a aprender e mudar minha forma de ver o mundo.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Olimpíada de Matemática

Os alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual de Marmeleiro participaram hoje, 27 de maio, da 1ª fase da Olimpíada de Matemática.
A escola já conquistou em 2013, duas medalhas de prata, alunos da 8ª série, turno da tarde: LENIN BACOF LAVALL E KEILA GUINDANI BECKER, Profª ARLETE ANDREOLI.
A premiação dos medalistas será dia 06 de junho, na Univel, Cascavel, Paraná.
 


segunda-feira, 26 de maio de 2014

20 temas possíveis da Redação do ENEM 2014

Da mesma forma que fazemos todo ano, separamos 20 assuntos que são sérios candidatos a serem escolhidos como tema da redação do Enem 2014. Vale ressaltar que os assuntos abaixo relacionados são meras proposições, já que é muito difícil acertar a temática da Redação do ENEM. Entretanto, acreditamos que a simples leitura desses temas e uma pequena reflexão sobre os mesmos podem contribuir de forma significativa para todos que irão realizar o exame em 2014, pois também podem fazer parte das questões da prova objetiva.
1- Consumo de álcool por adolescentes.
A lei é bem clara. No Brasil, o consumo de álcool é proibido aos menores de 18 anos. Mas, como todas sabem, essa é uma lei freqüentemente descumprida em todos os cantos do país. Textos de apoio mostrando os malefícios do consumo de bebidas alcoólicas por menores e discutindo maneiras de solucionar esse problema tem “cara” de tema de redação do Enem, não acha?
2- Analfabetismo funcional no Brasil
De maneira simplificada, podemos dizer que o analfabeto funcional é o indivíduo que, mesmo capaz de identificar letras e números, não consegue interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Embora tenha mostrado alguma evolução nos últimos anos, o quadro brasileiro nesse assunto ainda é bastante preocupante. Um problema social tão relevante e ainda mais ligado a educação é, com certeza, um possível tema de redação do Enem.
3- Bullying nas escolas
Uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de forma repetitiva, pode ser chamada de Bullying. Que tal organizar suas idéias para propor uma solução para essa problemática que acontece corriqueiramente nas escolas brasileiras?
4- Consciência ambiental
Questões ambientais sempre são apostas de especialistas e professores para possíveis temas de redação dos vestibulares. E uma análise muito importante é a forma de como desenvolver a consciência ambiental nos cidadãos. Vale a pena refletir sobre isso para não ser pego de calça curta na hora da prova.
5- Desigualdade entre homens e mulheres no Brasil
Podem não ser muito nítidas, mas ainda existem muitas diferenças entre homens e mulheres no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com O Índice Global de Desigualdade de Gênero 2013, o nosso país ocupa a 62° posição dentre 136 países! Um tema rico e com muita pesquisa que deve ser feita, principalmente por quem vai prestar o Enem 2014. Já ouviu falar da “Marcha das Vadias”, por exemplo?
6- O destino do lixo no Brasil
Outro assunto referente às questões ambientais e que merece bastante atenção. Você sabia que o Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), terá apenas 60% do seu lixo destinado corretamente em 2014?
7- Os limites do Humor
Segundo Chico Anysio, um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos, o humor deve visar á critica, não à graça. Mas após várias polêmicas envolvendo humoristas e personalidades, cabe a pergunta: Qual o limite entre liberdade de expressão ou preconceito?
8- Manifestações populares
Após as manifestações ocorridas em todo o país no ano passado, voltou à tona a discussão da linha tênue entre protesto e vandalismo. Afinal, como manifestantes e agentes do estado devem agir nos momentos de tensão?
9- Os efeitos da Lei Maria da Penha
No ano passado, o tema da redação do Enem tratou sobre os efeitos da Lei Seca no Brasil. Dessa forma, os efeitos da Lei Maria da Penha, que endureceu as punições de violência contra a mulher, pode muito bem ser cobrada neste ano.
10- O caos da mobilidade urbana
Tema de redação no Enem tem que ter problemática social. E, dentre os problemas mais comuns nos grandes centros urbanos brasileiros, o caos da mobilidade urbana, seja pelo excesso de carros ou pela ineficiência dos transportes coletivos, merece muita atenção.
11- Os desafios da saúde pública brasileira
Outro problema social do nosso país e que pode perfeitamente virar tema da redação de 2014 é referente à saúde pública. Ainda mais com toda a polêmica da vinda dos médicos cubanos ao Brasil.
12- Variedade Lingüística: o modo de falar do brasileiro
A dimensão continental do Brasil faz com que nossa língua tenha diversas variantes. Afinal, o que é “certo” e “errado” na língua?
13- Grandes eventos esportivos no Brasil
Embora este tema tenha sido uma das maiores apostas em anos anteriores, vale lembrar que a copa acontece este ano. Logo, este assunto continua atual e muito polêmico. Quais são as vantagens e as heranças dos países que sediam esses grandiosos eventos?
14- Consumismo e ostentação
Com a polêmica em torno dos chamados “rolezinhos”, que tomou conta de todo o noticiário nacional, vem à tona toda uma discussão de uma mídia voltada ao consumismo e a ostentação, que acaba excluindo uma grande parcela da população que agora grita por reconhecimento.
15- Liberação da Maconha
O Uruguai e os estados americanos de Washington e Colorado liberaram o uso da maconha. Considerando toda a ineficiência no combate ao tráfico da droga, será que não vale à pena o Brasil seguir o mesmo caminho?
16- Os abusos nos trotes universitários
A aprovação no vestibular é, sem dúvida alguma, umas das maiores alegrias de um jovem. Mas como evitar os abusos dos trotes que já provocou até a morte de vários estudantes.
17- DSTs entre adolescentes
As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. E no Brasil, claro, não é diferente. Um tema de redação propondo intervenção e/ou conscientização nessa área tem “cara” do Enem.
18- Redução da maioridade penal
Com o grave problema da violência urbana brasileira, a discussão da redução da maioridade penal sempre é candidata a tema de redação do Enem, pois permanece atual, polêmica e com argumentos poderosos dos dois lados.
19- Água e sustentabilidade
O ano de 2013 foi o “ano da água”. Assim sendo, é importante os estudantes estarem antenados em todas as questões relacionadas à água, desde a localização das maiores reservas até as diversas formas de economizá-la no dia a dia.
20- Respeito aos benefícios oferecidos aos idosos e deficientes físicos
Outro assunto bem cotado, já que a lei brasileira que estabelece infração gravíssima, com pena de multa e suspensão do direito de dirigir pelo prazo de 6 (seis) meses, bem como a remoção do veículo que estacionar em locais privativos de pessoas portadoras de deficiência física ou de pessoas idosas, dificilmente é respeitada.
Estes são nossos palpites para o tema da redação deste ano. Podemos dizer que a preparação do Enem envolve duas frentes de estudo. Para conseguir escrever uma bela redação no dia do exame, duas dicas são fundamentais: Treinamento (escrevendo pelo menos uma redação por semana) e muita leitura (pois os temas sempre trazem uma problemática social e bastante atual).





sexta-feira, 23 de maio de 2014

Ensino Médio - Livros Vestibular 2014

Vestibular UEL de 2013 e de 2014

1. Cidade de Deus – Paulo Lins (a partir da 2ª. edição)
2. As Melhores Crônicas de Rachel de Queiroz – Rachel de Queiroz
3. Espumas flutuantes – Castro Alves
4. São Bernardo – Graciliano Ramos
5. Papéis avulsos – Machado de Assis
6. Sagarana – Guimarães Rosa
7. O Primo Basílio – Eça de Queirós
8. O Planalto e a Estepe – Pepetela
9. Farsa de Inês Pereira – Gil Vicente
10. Bagagem – Adélia Prado

Vestibular UEL de 2015 e de 2016

1. Papéis avulsos – Machado de Assis
2. O Planalto e a Estepe – Pepetela
3. Bagagem – Adélia Prado
4. O pagador de promessas – Dias Gomes
5. A moça tecelã – Marina Colasanti
6. A máquina de madeira – Miguel Sanches Neto
7. Toda Poesia – Paulo Leminski
8. Eurico, o Presbítero – Alexandre Herculano
9. A traição das elegantes – Rubem Braga
10. O cabeleira – Franklin Távora
Acesso: 23.05.14


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Livros Vestibular 2014

VESTIBULAR UNIOESTE 

OBRAS LITERÁRIAS

CONCURSOS VESTIBULARES 2012/2013/2014

POEMAS
GREGÓRIO DE MATOS GUERRA 1) Implorando de Cristo, um pecador contrito, perdão dos seus
pecados (1º verso: “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado”); 2) Moralidade sobre o dia de quarta-feira de cinza; (1º verso: “Que és terra, oh Homem, e em terra hás de tornar-te”);
3) À Bahia; (1º verso: “Triste Bahia! Oh quão dessemelhante”);
4) Aos senhoresgovernadores do mundo em seco da Bahia e seus costumes; (1º verso: “A cada canto um grande Conselheiro”);
 5) Expressões amorosas a uma dama a quem queria; (1º verso: “Discreta e formosíssima Maria,”);
6) Aos afetos e lágrimas derramadas na ausência da dama
a quem bem; (1º verso: “Ardor em firme coração nascido,”);

CLÁUDIO MANUEL DA COSTA 1) Soneto XIV (Quem deixa o trato pastoril amado.); 2) Soneto LXII
(Torno a ver-vos, ó montes; o destino.).
TOMÁS ANTONIO GONZAGA 1) Lira I (primeira parte de Marília de Dirceu); 2) Lira II (primeira
parte de Marília de Dirceu).
ÁLVARES DE AZEVEDO 1) Lembrança de morrer.
GONÇALVES DIAS 1) Canção do exílio.
CASIMIRO DE ABREU 1) Meus oito anos.
CASTRO ALVES 1) O navio negreiro.
OLAVO BILAC 1) A um poeta.
RAIMUNDO CORREIA 1) Anoitecer; Banzo.
ALPHONSUS DE GUIMARÃES 1) Ismália.
MÁRIO DE ANDRADE 1) Descobrimento.
VINÍCIUS DE MORAES 1) Soneto de separação; 2) Soneto de fidelidade.
MANUEL BANDEIRA 1) Poética;2) Desencanto;3) Andorinha.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 1) Órion;2) Inscrição; 3) Infância; 4) Sina;5) E agora José?
ADÉLIA PRADO 1) Com licença poética; 2) Clareira; 3) Bucólica nostálgica.
CONTOS
MACHADO DE ASSIS 1) Cantiga de esponsais; 2) Missa do galo; 3) A cartomante.
SIMÕES LOPES NETO 1) No manantial.
MONTEIRO LOBATO 1) Negrinha; 2) Bucólica.
MÁRIO DE ANDRADE 1) O peru de natal.
LYGIA FAGUNDES TELLES 1) Antes do baile verde.
GUIMARÃES ROSA 1) Famigerado.
DALTON TREVISAN 1) Balada das mocinhas do passeio; Apelo.
RUBEM FONSECA 1) Passeio noturno - parte I.
LUIZ VILELA 1) Rua da amargura.
ROMANCES
ERICO VERÍSSIMO 1) Um certo capitão Rodrigo.
JOSÉ LINS DO REGO 1) Menino de engenho.
CRISTOVÃO TEZZA 1) O filho eterno.
a) Os poemas, contos e romances, acima indicados, podem ser buscados em qualquer edição, desde
que os textos estejam completos;
b) Além das obras acima elencadas, também faz parte do conteúdo para o vestibular da Universidade
Estadual do Oeste do Paraná a fundamentação teórica que embasa os estilos de época, conforme o
livro História concisa da literatura brasileira, de Alfredo Bosi.
Acesso: 19.05.14

UFPR - Vestibular 2014
Literatura Brasileira
1)    Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri.
2) A Última Quimera, de Ana Miranda.
3) Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade.
4) Fogo Morto, de José Lins do Rego.
5) Lavoura arcaica, de Raduan Nassar.
6) Lucíola, de José de Alencar.
7) Os Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena.
8) O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha.
9) Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos (organização de José Miguel Wisnik).
10) Várias Histórias, de Machado de Assis.
Fonte:
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-universidade/vestibular/ufpr/conteudo.phtml?id=1450130


VESTIBULAR DE VERÃO


Inscrição: 1º a 17/09/14
Provas: 07 a 09/12/14
UEM(Universidade Estadual de Maringá)

- A falecida – Nelson Rodrigues
- Contos Novos – Mário de Andrade
- Dois Irmãos – Milton Hatoum
- Dom Casmurro – Machado de Assis
- Eu e outras poesias – Augusto dos Anjos
- Iracema – José de Alencar
- Laços de família - Clarice Lispector
- Marília de Dirceu – Tomás Antônio Ganzaga
- Poesias completas – Cruz e Souza
- Sermões do Padre Vieira – Padre Antônio Vieira
Fonte: 

http://literatura-edir.blogspot.com.br/2014/03/vestibular-de-inverno-uem-saiba-datas-e.html
Acesso: 20.05.14



segunda-feira, 12 de maio de 2014

Espaços de Leitura

 


“Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos”.

No Colégio Estadual de Marmeleiro, a leitura ocupa diversos espaços em toda a escola: biblioteca, sala de informática, sala de aula, sala dos professores, murais, corredores, secretaria, sala do pedagógico.

Tais espaços envolvem diversos tipos de leitura que ampliam as informações e o conhecimento do aluno.
E, ainda, os alunos do Ensino Fundamental, 6º ao 9º levam para casa a "Sacola da Leitura" para ler com a família durante a semana.
Também há a Hora da Leitura que ocorre uma vez por semana em dias e horas alternadas.


 

 





 

 

 


 


 


 


 








terça-feira, 6 de maio de 2014

Mitos e verdades em Oftalmologia

Colaboração: Profª Rosangela Apda. Prestes Silva

CAIDV

HÁBITOS E COSTUMES

Ver televisão de perto pode prejudicar a visão?
         Ver TELEVISÃO de perto pode provocar cansaço ocular por forçar a acomodação e a convergência, mas não traz prejuízo para a visão. O ideal é assistir à televisão a uma distância de
2 metros no mínimo, e sempre com o local iluminado. A radiação emitida pela televisão é mínima não causando danos aos OLHOS.
 
O computador estraga a visão?
        Não há nenhum estudo científico comprovando que os computadores sejam prejudiciais aos olhos. A quantidade de radiação ultravioleta emitida pelo computador está bem abaixo daquela que provoca catarata e outras doenças oculares, mesmo após um longo período de exposição. Uma variedade de sintomas como DOR DE CABEÇA, ARDOR, LACRIMEJAMENTO, VISÃO EMBAÇADA, podem ocorrer após o uso excessivo do computador.    Recomenda-se um descanso de 10 minutos para cada hora de trabalho à frente do computador. É importante uma avaliação oftalmológica para avaliar a necessidade de uso de ÓCULOS e observar a distância correta do monitor e do texto, boa iluminação e postura correta, para minimizar o cansaço provocado pelo uso excessivo do computador.

Ler em automóvel pode provocar descolamento de retina?
     Não, o movimento em qualquer meio de locomoção não causa DESCOLAMENTO DE RETINA. Porém não se recomenda a leitura em movimento, pois o esforço visual será maior, podendo levar a um cansaço visual provocando DOR DE CABEÇA, ARDOR, LACRIMEJAMENTO, DOR OCULAR.

Ler no escuro é prejudicial?
       A iluminação ruim cansa os olhos mais depressa, porém não deixa seqüelas (ver VISÃO).

CRENÇAS POPULARES

Quem força a vista acaba precisando de óculos?
        O esforço para enxergar é conseqüência, jamais causa, dos chamados DEFEITOS DE REFRAÇÃO, como a MIOPIA. As pessoas, aliás, costumam herdar esses distúrbios que, portanto, nada tem a ver com seus hábitos (ver ÓCULOS).
Vista cansada é mais freqüente nas pessoas que lêem muito?
      Não, a conhecida vista cansada ou PRESBIOPIA aparece em torno dos 40 anos, independente da pessoa ter ou não lido durante a adolescência. Com o passar do tempo o CRISTALINO vai, aos poucos, perdendo o poder de acomodação e ocorre uma dificuldade para perto, sendo então prescritos ÓCULOS.

Olhos claros são mais sensíveis à luz?
      A sensibilidade excessiva à luz tem a ver com pigmentos da RETINA, não da ÍRIS, e com a dilatação da PUPILA, um orifício igual em OLHOS de qualquer cor.
Lavar os olhos com água corrente é bom para quem tem olho seco?
     Não, o OLHO SECO é uma alteração ocular, onde ocorre uma diminuição da produção de LÁGRIMA. Inúmeras são as causas de olho seco, sendo muito freqüente, associado a doenças reumáticas. A idade e alguns medicamentos como os betabloqueadores, antidepressivos, diuréticos, antialérgicos, também podem provocar uma diminuição do filme lacrimal. O tratamento inicial é COLÍRIO lubrificante para evitar lesões na CÓRNEA. Nos casos mais graves pode haver a necessidade da obstrução do ponto lacrimal, que pode ser temporária ou definitiva.

Limão clareia os olhos?

     Não, o limão é totalmente contra indicado para uso ocular, pois pode provocar IRRITAÇÃO NOS OLHOS, podendo ocasionar até ÚLCERAS DE CÓRNEA. Para aliviar os sintomas provocados por irritação, recomenda-se COLÍRIOS anti-sépticos ou soro fisiológico.

É verdade que anel quente é bom para curar terçol?
     Não, esta é uma velha crença popular, só tem valor histórico. Compressas quentes são muito mais eficazes.
TRANSPLANTE


Os olhos podem ser transplantados para outra pessoa?
     Não, somente a CÓRNEA pode ser transplantada de um individuo para outro. Em alguns casos também utilizamos a esclera para a realização de enxertos. O TRANSPLANTE é indicado quando ocorre uma perda da transparência da córnea.

Todas as pessoas cegas podem ser beneficiadas pelo transplante de córnea?

    Infelizmente, não. Apenas as pessoas que perderam a VISÃO por lesão da CÓRNEA podem beneficiar-se do transplante.

Fonte: http://www.ibc.gov.br/?catid=117&blogid=1&itemid=114

Instituto Benjamin Constant
Acesso: 02 de maio de 2014).

Concurso de Arte Estudantil





I CONCURSO DE ARTE DO GRÊMIO ESTUDANTIL CASTRO ALVES
COLÉGIO ESTADUAL DE MARMELEIRO
 ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

TEMA: VALORES HUMANOS

GRÊMIO ESTUDANTIL CASTRO ALVES

Presidente: Mateus Felipe Santin
Vice-presidente: Fernanda Sotoriva
Secretária geral: Elimara Dallarosa
1ª secretária: Natália Oleinik
Tesoureira geral: Gabriela Dalla Costa Guarda
1º tesoureira: Larissa Zardinelo
Diretora de imprensa: Alana Polesello
Diretor de esportes: Marcos Chagas
Diretor de Cultura: Maicon Felipe B. Mundel
Diretor de Saúde e Meio Ambiente: Luan Pedro Ghizzi

Professoras :
Rosângela A. Hoinaski
Ivânia S. Bonatto
Rosicler Demartini Verdi


DISPOSIÇÕES GERAIS:
Seleção:
Cada escola deverá selecionar e enviar para o Colégio Estadual de Marmeleiro até o dia 19 de maio de 2014:

- 1 desenho do 6º e 7º ano categoria lápis 6B.
- 1 desenho do 6º e 7º ano categoria lápis de cor.
- 1 desenho do 8º e 9º ano categoria lápis 6B.
- 1 desenho do  8º e 9º ano categoria lápis de cor.

- 3 desenhos do Ensino Médio categoria lápis 6B.
- 3 desenhos do Ensino Médio  categoria lápis de cor.

Cada aluno poderá concorrer com apenas um desenho.
O desenho deverá ser individual.

APRESENTAÇÃO DAS OBRAS:
As obras deverão ser apresentadas em:
- Papel A3 coladas em papel cartão preto com margem de 4cm.
- Deverão ser elaborados a lápis de cor ou 6B (2 categorias).
- O desenho deverá ser figurativo ou abstrato.
- Os trabalhos deverão ser identificados com nome do aluno, série/ano, nome do professor, nome e endereço completo da escola e uma frase original de autoria do mesmo sobre o tema do desenho.
Os trabalhos ficarão expostos no Colégio Estadual de Marmeleiro, durante a semana de 9 a 13 de junho.
Durante estes dias os alunos das escolas participantes poderão realizar visitação para conhecer o material produzido por todos e também trocar experiências entre os alunos participantes (agendar com antecedência).

PREMIAÇÃO:
Serão premiados:
-1º lugar desenho do 6º e 7º ano, categoria lápis de cor.
-1º lugar desenho do 6 e 7º ano, categoria lápis 6B.
-1º lugar do 8º e 9º ano, categoria lápis de cor.
-1º lugar do 8º e 9º ano, categoria lápis 6B.
-1º lugar do Ensino Médio, categoria lápis de cor.
-1º lugar do Ensino Médio, categoria lápis 6B.
Totalizando 6 prêmios, a premiação realizar-se-á no mês de junho de 2014, com a entrega do prêmio pela direção da escola em que o aluno estuda.
Prêmio de R$ 150,00 para o 1º lugar. Menção Honrosa para os demais.

COMISSÃO JULGADORA:
A comissão julgadora será formada por membros da comunidade que não possuem vínculo com nenhuma das escolas participantes.
Os trabalhos inscritos serão devolvidos aos estabelecimentos de ensino participantes, após exposição dos mesmos na escola e outras entidades.

DO JULGAMENTO:
Quanto aos critérios de avaliação dos desenhos selecionados pelas escolas, serão observados:
-Coerência com o tema sugerido;
-Criatividade;
-Originalidade;
-Beleza estética (limpeza da obra)
-No caso de desempate, observa-se-á o maior peso de avaliação a coerência com o tema sugerido.

DIVULGAÇÃO:
Os trabalhos serão divulgados em jornais, sites, blog, rádio, tv e Núcleo Regional de Educação.


Fotos e revisão: Profª Pedagoga: Marina Niceia Cunha
Design: Daniela Nercolini - ADM
Organização textual: Lúcia C. Flach Pasquali - Pedagoga