"Trabalhar contra a discriminação racial no Brasil é uma tarefa árdua que exige a colaboração de forma transversal de um conjunto de instituições de governo e da sociedade civil organizada para desconstruir o processo de formação e desenvolvimento social, político e econômico do povo brasileiro, contraditoriamente, marcado pela negação e alienação da presença e contribuição de homens e mulheres negras".
"O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data que institui um significativo capítulo de nossa história, torna Zumbi dos Palmares um herói nacional vinculado diretamente à resistência do povo negro. Essa data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país".
Leia mais em:
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/11/19/noticiasjornalopiniao,3165051/20-de-novembro-dia-da-consciencia-negra.shtml - acesso: 21.11.13.
Atividades desenvolvidas na escola sobre a data:
- Leitura e produção de textos.
- Organização de mural.
- Estudo da vida e obra de autores negros: Machado de Assis; Cruz e Souza;Castro Alves e outros.
- Estudo de letras de música: Gabriel O Pensador-Racismo é burrice.
- Ilustração de personagens negros que se destacaram na história.
Vídeos:
- Vista minha pele.
- Acorda Raimundo acorda.