"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Apoio ao Deficiente Visual
Centro de Atendimento Especializado aos Deficientes Visuais(CAEDEV)
Os serviços ofertados no CAEDEV são:
Educação Infantil Especializada;
Apoio à escolaridade básica com atendimento itinerante.
Atendimento complementares como:
Braille;
Soroban;
Orientação e Mobilidade;
Estimulação Visual
Atividades de Vida Autônoma e Social.
O Centro do CAEDEV, no Colégio Estadual de Marmeleiro, atende pessoas com dificuldades visuais, no período vespertino.
Para fazer a matrícula, o candidato deve apresentar laudo médico.
O trabalho realizado com o aluno Gábrio Frozza, 2ª série do Ensino Médio, matutino, é voltado para Orientação e Mobilidade e aprimorar o Brille.
O Brille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos.
Busca-se, portanto, a autonomia do aluno Gábrio com este trabalho, pois ele é apenas cego. O fato de não enxergar, não o impede de ter uma vida normal. Porém, algumas adaptações e cuidados são necessários como: produção dos livros em braille, provas, trabalhos, um notebook com o programa doswox.
A professora Rosangela Aparecida Prestes, auxilia o aluno nas atividades citadas e ainda, transcreve provas, trabalhos e outros materiais didáticos para os professores da turma do Gábrio.
O Colégio Estadual de Marmeleiro - Ensino Fundamental e Médio consta também com Sala de Apoio para alunos de quintas séries com avaliação psicoeducacional e Sala de Recursos para o Ensino Fundamental.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário