Indicadores mais comuns que sugerem investigação oftalmológica
em crianças de idade escolar.
Rosângela Prestes
Profª de Sala de Multifuncioal – tipo II
u
Existem indícios
que, se observados, podem sugerir uma consulta ao oftalmologista. Os mais
comuns são:
u
Segurar
habitualmente os livros muito próximos ou muito afastados dos olhos na leitura;
u
Inclinar a
cabeça para frente ou para um dos lados durante a leitura, com o intuito de ver
melhor;
u
Franzir ou
contrair o rosto na leitura à distância;
u
Fechar um dos
olhos para ver melhor um objeto ou ler um texto;
u
“Pular” palavras
ou linhas na leitura em voz alta;
u
Confundir letras
na leitura ou na escrita;
u
Trocar ou
embaralhar letras na escrita;
u
Não ler um texto
na sequência correta;
u
Queixar-se de
fadiga após a leitura;
u
Apresentar
desatenção anormal durante a realização das tarefas escolares;
u
Reclamar de
visão dupla ou manchada;
u
Queixar-se de
tonteiras, náuseas ou cefaleia durante ou após a leitura;
u
Apresentar
inquietação, irritação ou nervosismo excessivo após prolongado e intenso
esforço visual;
u
Piscar os olhos
excessivamente ou lacrimejar, sobretudo durante a leitura;
u
Esfregar
constantemente os olhos e tentar afastar com as mãos os impedimentos visuais;
u
Sofrer quedas,
esbarrões e tropeços frequentes sem causa justificada.
Instituto Benjamim Constant
http://www.ibc.gov.br/ -
acesso:02.06.14
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