Disciplina: Educação Física
Professora: Maria Helena de Santi Stael
Anos: 8º A, 9º A e B - manhã
6ºs, 9ºA e Ensino Médio - tarde
METODOLOGIA
Baseou-se na
sugestão de aulas sobre xadrez disponível no Portal http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br
Apresentou inicialmente um trecho do filme
Harry Potter e a Pedra Filosofal buscando diagnosticar o nível de conhecimento
dos alunos no xadrez.
Em seguida,
com auxílio do tabuleiro mural de xadrez aprofundou o conhecimento sobre a
movimentação enxadrística e como registrar uma partida na súmula.
O próximo
passo foi realizado no laboratório de informática, onde cada aluno acessou o
C.E.X. (Centro de Excelência de Xadrez), resolveram exercícios enxadrísticos e
registraram-se para jogar on-line.
Na sequência, a
professora propôs para os alunos resolução de questões com o uso do tabuleiro e
das peças. Com os sinais convencionais da notação enxadrística, os alunos
deveriam apontar situações de xeque, xeque mate ou rei afogado.
A etapa
seguinte foi à resolução de finais, ou seja, com apenas um lance, o aluno
deveria dar o xeque mate.
Para finalizar
o projeto os alunos participaram de um torneio de xadrez interssala, quando
através do desafio, puderam aprimorar as aberturas, meio jogo e finais de
xadrez.
No dia 03 de
junho, o colégio Estadual de Marmeleiro recebeu o enxadrista Glaucio Cella para
proferir uma palestra sobre a importância do ensino do xadrez na escola, fazer
a entrega de medalhas para os campeões e realizar uma partida simultânea com os
doze alunos finalistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário