terça-feira, 19 de maio de 2009

Usina Ney Braga












A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, anteriormente conhecida como Usina de Salto Segredo, é uma usina da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, localizada no Rio Iguaçu, no município de Mangueirinha na região sudoeste do estado do Paraná.
É a segunda maior usina da Copel em capacidade instalada (a primeira é Bento Munhoz (Foz do Areia)), com 1260 MW de potência instalada, apenas 20 MW a mais que a Salto Caxias.
A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga foi a primeira usina hidrelétrica do Brasil a ter um projeto de impacto ambiental. Outro dado curioso é que esta usina usa de um artifício inovador para aumentar a sua capacidade de produção de energia. Como o local onde ela está instalada fica a apenas 2 km do local onde o Rio Jordão deságua no Rio Iguaçu, a Copel criou uma segunda barragem no Rio Jordão e construiu um túnel de 4703 m de comprimento e 9,5 m de diâmetro para interligar as duas barragens. Esta obra acrescentou cerca de 10% a mais de capacidade de produção de energia para a usina. A barragem principal da Usina Ney Braga tem um comprimento de 700 m e impressionantes 145 m de altura. O nível do reservatório fica a aproximadamente 640 m de altitude. As unidades geradoras são em número de quatro, cada qual com 315 MW de potência.

Nome:
Usina Governador Ney Braga
Capacidade:
{{{gw}}} GW
Barragem
- Altura
145 m
- Extensão
700 m
Área alagada:
80,6 km2
Localização:
Mangueirinha, Reserva do Iguaçu - PR
Rio:
Iguaçu
Período de construção:
1987-1991
Proprietário:
Copel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_Governador_Ney_Aminthas_de_Barros_Braga acessado em 19/05/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário