segunda-feira, 12 de novembro de 2012


PLANO DE AÇÃO LITERATURA AFRICANA

Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino Fundamental e Médio
Marmeleiro-PR
PLANO DE AÇÃO
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª Marina Niceia Cunha
Série: 3ª B
Turno: Matutino.
Tema: Literatura Africana
Dia da Consciência Negra
20 de novembro

 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL
CONTEÚDO BÁSICO: Literatura

Objetivos
- Compreender a importância da formação das literaturas africanas e a identidade nacional.
- Reconhecer a contribuição das literaturas africanas em nossa língua nos países africanos de língua portuguesa.
- Conhecer a história da literatura africana em Angola, Moçambique e Cabo Verde.
- Identificar os principais autores da literatura africana.
- Conhecer a culinária africana e sua contribuição à culinária brasileira.
- Identificar palavras africanas e sua contribuição em nossa língua.
- Compreender a importância do negro na sociedade atual.

            Temas pesquisados
- A formação das literaturas africanas e identidade nacional.
- Contexto histórico da literatura africana.
- Países africanos que falam português.
- Principais autores.
- Literatura africana.
- Literatura em Angola.
- Literatura em Moçambique.
- Literatura em Cabo Verde.
- Arte africana.
- Máscaras Africanas.
- Culinária africana.
- Autores da literatura africana.
- O negro na sociedade atual.

Encaminhamento Metodológico
- Leitura e pesquisa em grupo.
- Apresentação e discussão em sala de aula.
- Organização de murais no saguão da escola.
- Seleção de livros sobre literatura africana na biblioteca da escola.

Recursos
- Sala de aula.
- Sala de informática.
- Biblioteca.
- Livros para pesquisa.
- Sites de pesquisa.
- Tvmultimídia.

Avaliação – critérios e instrumentos
Espera-se que o aluno:
- Realize leitura e discussão no grupo para produção de resumo.
- Produza resumo observando as principais informações solicitadas no conteúdo.
- Expresse as ideias sobre o conteúdo com clareza durante a apresentação oral.
- Utilize sequência e clareza de ideias, paragrafação, pontuação, ortografia, acentuação, legibilidade na produção do resumo.
- Utilize recursos de mídia na pesquisa e apresentação oral.
- Organize mural no saguão da escola.

Recuperação
- Retomada do conteúdo.
- Reapresentação do conteúdo pelos alunos.
- Produção de resumo individual.

Referências Bibliográficas

CEREJA, Wiliam Roberto. Magalhães, Tereza Cochar. Português linguagens: volume 3. 7. ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2010.
















Fotos: Professora Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário