sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Representação Teatral

IRACEMA X LEONARDO PATACA

Iracema (José de Alencar)

A descrição da personagem é a mais pura imaginação do autor, localizando-a num ambiente natural e intocado. Talvez esteja aí, a beleza dessa personagem. A virgindade (a pureza) que ela representa para a alma dos autores românticos.
Iracema ao mesmo tempo em que representa a mulher pura, idealizada (de lábios de mel), é forte, pois seu talhe é mais longo que a palmeira. E seus cabelos são negros como a graúna. Se representar a natureza intocada e virgem, Iracema, de José de Alencar, suplanta esses conceitos, embora o autor nem se tenha dado conta.
Ela não foi apenas à mulher índia diáfana, etérea no sonho de um homem que a eternizou. mulher mais perfeita.
Iracema saiu das páginas do romance romântico e galgou o mundo de outras artes e literaturas.
“Memórias de um sargento de milícias” é pré-realista.
Leonardinho representa o típico herói brasileiro, cheio da malandragem. Nenhum objetivo e gosta de se meter em confusão.
É o anti-herói romântico (para os moldes da época). “Filho de uma pisadela e de um beliscão”, forma pela qual seus pais (Leonardo Pataca e Maria Saloia) se conheceram.
Livros do período romântico, “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, e “Iracema”, de José de Alencar, apresentam diferenças fundamentais entre os protagonistas e o cenário.
Leia
http://www.livrosparatodos.net/livros-resumos/memoria-de-um-sargento-de-milicias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário