terça-feira, 2 de março de 2010

40 anos do Colégio Estadual de Marmeleiro

Fundação: 1º de março de 1970








1º de março de 1970 a 1º de março de 2010

“A humanização do homem, que é sua libertação permanente,
não se opera no interior da sua consciência,
mas na história que ele deve fazer e refazer constantemente” .

E ASSIM COMEÇOU A NOSSA HISTÓRIA...

Desde a criação do município de Marmeleiro, oficialmente, em 25 de novembro de 1961, as autoridades que se constituíram no novo município, preocupavam-se com a questão da educação, melhorando e ampliando o ensino de 1ª a 4ª séries existentes. Entretanto, observou-se a necessidade de cursos de nível médio. Tiveram início, então, conversações entre pais e autoridades do município para que se viabilizassem cursos que atendessem os anseios dos jovens da época.
Em 1965 é criado o Curso Ginasial. O estabelecimento de ensino chamou-se Ginásio Governador Manoel Ribas, mantido pela CENEG (Campanha Nacional de Escolas Gratuitas). Mais tarde CENEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade).
Entretanto, os alunos que desejavam continuar os estudos no 2º Grau (hoje Ensino Médio), precisavam deslocar-se a Francisco Beltrão, ou sair do município e residir em locais onde houvesse escolas com essa modalidade de ensino.
Surge, então, o entendimento entre as autoridades da época para que se estenda em Marmeleiro uma extensão do Curso Comercial de Francisco Beltrão.
Em março de 1970 começa a funcionar o Colégio Comercial com a 3ª série do 2º Grau, no prédio da Escola D. Pedro I, Bairro Alvorada, como extensão do Colégio Comercial de Francisco Beltrão.
Pelo Decreto 21.876 de 1º/12/70 é criado o Colégio Comercial Estadual de Marmeleiro desmembrando-se de Francisco Beltrão.
A partir de 1990, o Colégio Estadual de Marmeleiro assume a administração do Colégio Cenecista Santa Rita – Curso de Magistério. Nesse mesmo ano é criado o Curso de Magistério público, com implantação gradativa de 4 anos, pela resolução nº 4040/90. Reconhecido pela Resolução nº 2179/94 de 25/04/94, em março de 1991, o Colégio passa ter sede própria, na rua Laurindo Crestani, 300 - Centro.
Foi implantado de forma gradativa o curso de Educação Geral em 1994, com autorização de funcionamento sob Resolução nº 4821/94 de 10/10/94, sendo reestruturado, a partir de 1999 dentro das exigências da nova LDB.
Os cursos de Magistério e Contabilidade foram extintos em 1999 e o Colégio passa a ofertar o Ensino Fundamental e Médio, recebendo o nome de Colégio Estadual de Marmeleiro – Ensino Fundamental e Médio.
A história da escola está entrelaçada a várias outras histórias que envolvem Diretores, Equipe Pedagógica, Professores, Funcionários, Pais, Alunos, Ex-alunos, APMF, Conselho Escolar e pessoas da comunidade como colaboradores.
O trabalho administrativo e pedagógico rendeu-lhe destaque na TV Escola e TV Paulo Freire. E escola foi destaque no município de Marmeleiro, em pesquisa de opinião pública de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio, Ano 2007 e 2009.
Em 2010 oferece os seguintes cursos:
- Ensino Fundamental e Médio (regular);
- Ensino Fundamental – 8ª série do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª Ensino Médio, (Pedagogia de Alternância) de forma gradativa na Casa Familiar Rural de Marmeleiro, que tem como mantenedora o Governo do Estado do Paraná, através do convênio ARCAFAR/SEED/SEAB;
- EJA(Educação de Jovens e Adultos) Ensino Fundamental Fase II e Ensino Médio.
- APED (Ações Pedagógicas Descentralizadas) atendendo alunos na Escola Rural Municipal Souza Naves, Linha Alto São Mateus, no Clube de Mães, comunidade Santo Antonio e na Escola Municipal Perseverança, em Marmeleiro.
- Curso de Espanhol para alunos e comunidade;
- E-TEC Brasil (MEC) – Cursos Profissionalizantes: Técnico em Secretariado e Técnico em Gestão.
- Programa Viva Escola (atividades realizadas em período contrário, nas disciplinas de Artes, História e Educação Física).
O Colégio Estadual de Marmeleiro oferece Sala de Apoio (5ª séries) e Sala de Recursos (5ª a 8ª séries, alunos que passam por avaliação psicopedagógica).
Totalizando 1.340 alunos, 52 professores, 4 Professoras Pedagogas e 22 funcionários.
A direção da escola está a cargo da Profª Ivete Câmera Tesser e Profº Celso Pedro Scolari.
O Colégio Estadual de Marmeleiro ao longo desse tempo conquistou a credibilidade em escola pública estadual em Marmeleiro e municípios vizinhos.

Fonte de pesquisa:documentos constantes na Secretaria do Colégio e conversas com professores da época.
Organização:Profª Marina Niceia Cunha e Profª Lúcia C. Flach Pasquali
Fotografias: Profª Marina

Matéria publicada no Jornal de Beltrão, de Francisco Beltrão, dia 03 de março de 2010, p.4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário