sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Gestor e Estratégia


Um homem de idade vivia sozinho em Minnesota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que normalmente o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema:
"Querido filho! Estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava flores e esta é a época do plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois estás na prisão.
Com amor, Papai.

"Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:
"PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos!"

As quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de Agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo.
Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.

Esta foi a resposta do filho para ele:
"Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento.
"ESTRATÉGIA É TUDO PARA UM GESTOR... E PARA PROFISSIONAIS COMPETENTES.

Uma boa estratégia é importante para conseguir coisas que parecem impossíveis.
Assim, repensar as pequenas coisas que muitas vezes, colocamos como obstáculos em nossas carreiras é possível de questionamento. "Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional."
Autor desconhecido

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Literatura


Representação teatral.

Monólogo

Memórias Póstumas de Brás Cubas

(Machado de Assis)

Aluna: Jéssica Cristina Alves

3ª série - Matutina

Disciplina: Língua Portuguesa

Profª: Marina

Mural sobre Ética


S
E
R
L
I
V
R
E
É O DIREITO DE ESCOLHER.

Disciplina: Filosofia

Professor: Albino Muller.

















terça-feira, 25 de agosto de 2009

Olímpiada de Matemática




Os alunos das 6ª A, B, 8as(EF), 1ª A, C, Mat.; 2ª A e B Mat.; e 2ª A Vesp.(EM), participaram da 1ª Fase da Olímpiada de Matemática, dia 25 de agosto de 2009.
Professores: Ângela Maria Louresi, Arlete Andreoli, Elton Gehlen, Rejane Andreoli e Simone Ghettino.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Por que AMO o CEM

PORQUE

amo minha profissão.

Amo os alunos que lá estudam.
Os melhores alunos estudam no CEM.
Os melhores quero dizer
que são
mais gente
pessoas que precisam da gente
como amigo, professor, professora...

Se destacam em várias modalidades:
vontade de vencer
alegria
tristeza
observação
inquietação.
Sonhos
Amor
sofrem de desamor
de desamparo.
reconhecem os valores
lutam contra os desvalores
Acreditam e não acreditam
Buscam o conhecimento
e mergulham no desconhecimento
para tirar lições de suas importâncias.
São jovens. São lutadores.
São estudantes.
São os vários "por quês" para mim
para nossa escola.
São desafios
e é por isso que amo o CEM.
Porque somos gente que precisa de gente.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Matemática vai ter peso maior no novo ENEM

Uma má notícia para quem não gosta de fazer conta: um quarto das questões objetivas do novo Enem serão especificamente de matemática.Isso porque a matéria é a única a integrar sozinha uma das quatro grandes áreas em que a prova está dividida. Assim, ao menos 45 das 180 perguntas do Enem serão apenas de matemática - a matéria, portanto, será a de maior peso na prova.Nas outras três áreas - linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas-, as questões envolverão mais de uma disciplina.Desse modo, a prova de linguagens trará questões de língua portuguesa, literatura, artes, educação física e comunicação. A de ciências da natureza terá química, física e biologia. Já a de ciências humanas será composta por história, geografia e sociologia.O diretor de avaliação da educação básica do Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem), Héliton Tavares, avisa: o número de questões envolvendo matemática deve ser ainda maior que um quarto, graças ao fato de o Enem ser um exame com questões interdisciplinares.Um exemplo são perguntas de física e química que exijam conhecimentos matemáticos."Um quarto das questões serão diretamente ligadas à matemática. Mas a linguagem matemática, como gráficos, tabelas, cálculo de porcentagens, poderá ser encontrada nas outras matrizes também", afirma Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil.Ele comparou o edital deste ano com o dos anos anteriores para reformular o material didático do seu cursinho.Nos anos anteriores, o programa não tinha divisão por matérias --a interdisciplinaridade já era a marca mais forte do Enem--, o que, segundo Tavares, dificulta uma comparação entre as edições.E como o aluno deve treinar para uma prova assim? "O aluno deve fazer o maior número de questões-teste em determinado tempo. Questões fáceis, porque não adianta pegar um teste difícil e não conseguir fazer", afirma Glenn van Amson, supervisor de matemática do Anglo. Uma boa dica é recorrer às provas anteriores do Enem, disponíveis no site http://historico.enem.inep.gov.br.A overdose de matemática não assusta Willian Cruz, 17, aluno do CPV que vai prestar vestibular para economia. Na aritmética do seu horário de estudos, matemática já toma 40% do seu tempo."Quando se estuda para valer, se estuda para tudo", diz Willian, que considera que seu maior desafio no Enem não será a matemática, mas o tempo.Disciplinas exóticasOutra novidade do Enem são os temas pouco comuns em outros exames, como história da África e educação física. Mas, quanto a eles, o recado dos professores é tranquilizador: não haverá cobrança de conteúdo específico, as questões devem ser contextualizadas."Ninguém vai cobrar a regra do basquete ou a independência do Catar. Vai ter que analisar documentos históricos, interpretar", diz Mateus Prado.Héliton Tavares, do Inep, confirma que não haverá cobrança de datas. Sobre o conteúdo, diz não haver novidade nos temas exigidos --que se baseiam no programa estudado no ensino médio.
Saiba sobre o simulado do Enem que será disponibilizado na Web pelo INEP a partir de hoje.
Fonte: Folha Online
Fonte: http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br