"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
quarta-feira, 14 de julho de 2010
As pedras grandes e os vasos
Um professor de Ciências de um colégio queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Ele pegou um vaso d boca larga e colocou pedras grandes dentro.
Indagou à classe:
- Está cheio?
Unanimente responderam:
- Sim.
O professor pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Novamente perguntou aos alunos: - E agora, está cheio?
Dessa vez alguns ficaram hesitantes, mas a maioria respondeu - Sim.
O professor levantou uma lata de areia e começou a derramar areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez o professor perguntou: - Então, pessoal, está cheio?
Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: - Sim.
A seguir, o professor mandou buscar um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia. Nesse ponto, o professor perguntou à classe:
- Qual o objetivo desta demonstração?
Um jovem e estudioso aluno respondeu-lhe:
- Não importa quanto a "agenda" da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá "espremer dentro mais coisas".
O ponto é o seguinte, a menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las dentro. Experimente, disse o professor.
O aluno começou a experiência colocando água, depois areia, pedregulho e, por último tentou as pedras grandes. Surpreso verificou que elas não couberam no vaso.
O vaso estava repleto com as coisas menores. O professor explicou ao aluno:
- As pedras grandes são as coisas realmente importantes de nossa vida: - nosso crescimento pessoal e espiritual. Quando damos prioridades a isso, nos mantemos abertos para o novo e as demais coisas se ajustarão por si só - relacionmentos, família, amigos, orofissão, bens espirituais e materiais e demais coisas menores que completam a vida. Mas, se preenchermos nossa vida somente com coisas pequenas, consequentemnte as que são realmente importantes nunca te´~ao espaço em nossa vida.
Recomeçar é sempre maravilhoso.
Sempre é tempo de esvaziar nossos vasos - mental e emocional - e começar a preenchê-los com pedras grandes.
" Ainda há tempo e ainda é tempo".
"Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário