sábado, 21 de maio de 2011

Redação? Não sei o quê e como escrever?




Esse é o dilema da maioria dos alunos, principalmente na terceira série do Ensino Médio quando se aproximam o ENEM e o Vestibular.
Mas o dilema dos professores de Língua Portuguesa tem início anteriormente - ensinar a ler, escrever e interpretar é uma tarefa diária cada vez mais complicada.
A maioria das escolas possuem bibliotecas com acervo de livros, revistas e materiais audiovisuais, porém apenas parte dos alunos se interessam por eles.
Nos meus tempos de estudante não havia tanto material de leitura nas bibliotecas. A biblioteca maior que conheci naquele tempo foi da Universidade, mas só contemplei os livros de longe, pois nos separavam as regras e os balcões.
Minha leitura se fez através de livros que comprava por reembolso, em São Paulo,(Ediouro).
E eram muitos que chegavam pelo correio!Os pequenos livros de bolso! Lia poesias e romances até a psiquiatria de Freud. Tinha sede de leitura. Lia o que me caía à mão!
Pois é!Escrever é arte para uns e tortura para outros. Para mim sempre foi uma delícia, assim como a leitura. Entretanto, o jovem de hoje tem outros interesses...
As exigências não mudaram desde meu tempo de escola. É preciso fazer redação para ser aprovado no vestibular e (agora) ENEM.
Apesar de alguns educadores afirmarem que a leitura oferece apenas algumas ideias e não é base para as boas redações, penso que ela é essencial.
Redigir pode ser treinamento. Porém, ao escrever, escrevo sob o ato de ler e a leitura de livros e do mundo, é imprescíndível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário