terça-feira, 11 de outubro de 2011

Feijoada Multidisciplinar na escola


















A Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual de Marmeleiro é composta por professores, pedagogas e funcionários da escola.
A finalidade da equipe multidisciplinar é orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, durante o período letivo.
Vários são os documentos discutidos nas reuniões da equipe e a mesma está organizando ações que culminarão na Semana da Consciência Negra (20 de novembro).
Durante os encontros a equipe estudou sobre a contribuição dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico universal e para a alimentação.
No sábado, 08 de outubro, a equipe fez uma feijoada para o almoço que é um prato típico da culinária brasileira, mas que se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consistia na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.
A história conta que na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos e pés, e davam tais partes aos escravos.
Como a alimentação dos mesmos era baseada em cereais – milho e feijão – os escravos juntaram as partes rejeitadas ao feijão cozinhando-as numa mesma panela, adicionando sal e pimentas à mistura. E daí surgiu à feijoada que os brasileiros tanto apreciam.
Professores e funcionários do Colégio Estadual de Marmeleiro compareceram para saborear a feijoada acompanhada de couve, farofa, banana, laranjas e abacaxi e muita alegria.
Os professores Ângela Maria Lourensi, Berenice Dalla Costa e Elton Gehlen foram os cozinheiros responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário