terça-feira, 14 de agosto de 2012

Dia do Estudante 11 de agosto de 2012

            As comemorações do Dia do Estudante no Colégio Estadual de Marmeleiro ocorreram na escola dia 10 de agosto.
            Realizaram-se neste dia a escolha do Garoto e Garota Estudantil com a participação de vários alunos de todas as séries.
            Os classificados no turno Matutino – Richard Willyan Nicolau e Daniela Glienke Schneider e no Vespertino  Jian Roberto Kowalski e Roberta Vendrame Gritti concorreram com os alunos do Noturno.
            No final foram eleitos os alunos Adryano Antonio Bottega e Suellyn Cristina Junkes, da 3ª série, noturno, para representar a escola.
            Os alunos nesse dia tiveram lanche especial e apresentação de talentos da escola, modalidade canto e música.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ENEM 2012 - É bom você saber.

Professora Marina Niceia Cunha

Quanto a redação:

- Não é necessário colocar título.
- Mínimo 8 linhas, máximo 30.
- É aconselhável utilizar o rascunho(embora opcional), antes de transcrever para a folha de versão final.
- Letra legível sem enfeites.
- Texto sem borrões e rasuras.
- Tipo de texto: dissertativo-argumentativo.
- O texto deve ser escrito na norma padrão.
- Adequação da argumentação ao tema proposto.
- Utilizar bons argumentos.
- Utilizar os recursos linguísticos.
- Apresentar proposta de intervenção para resolver o problema.

Sugestões de leituras que podem melhorar a argumentação:

- Carta do leitor.
- Editorial.
- Resenhas.
- Textos de opinião.
- Leitura de diferentes temas em jornais e revistas.

Outras observações:
- Reescrever as redações dos anos anteriores e as que são dadas em sala de aula.
  A reescrita é uma forma de aprender a avaliar o próprio texto.
- Manter-se atualizado em relação ao que acontece no Brasil e no mundo.
- Ler e analisar as melhores redações do ENEM publicadas pelo MEC.
- Observar os pontos de vista sobre um mesmo assunto. Comparar e escrever com base neles um "novo" ponto de vista. É uma forma de desenvolver a opinião e a argumentação.
- Estudar os mecanismos de coesão, estrutura textual e de desenvolvimento da argumentação.
- Observar nos diferentes textos argumentativos os mecanismos coesivos e a argumentação.

Muito importante:
- Habituar-se a revisar o texto depois de escrevê-lo.
- Escreva além das tarefas de sala de aula.
- Discuta a produção de textos com seu professor.

Temas que foram notícia em 2011-2012.


  • Aborto de anencéfalos
  • A influência das redes sociais
  • Álcool X Trânsito
  • As questões ambientais
  • Ascensão da mulher no Brasil
  • Bullying
  • Censo demográfico 2011
  • China
  • Redes sociais
  • Copa 2014
  • Criminalidade infantil
  • Diversidade sexual na adolescência
  • Divisão do estado do Pará
  • O Novo Código Florestal
  • Participação política
  • Reflexos da violência no Brasil
  • Rio +20
  • Tragédia no Japão
  • União civil entre homossexuais
  • Violência nas escolas

Fonte:
http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=444
             Acesso: 07.08.12.

Mais sobre o ENEM e outros temas, acesse o Portal Educacional do Estado do Paraná, ambiente Alunos.

http://diaadiaeducacao.pr.gov.br

http://goo.gl/EU4ms




sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ambiente Alunos 


Alunos da Sala de Apoio do 9º ano, turno matutino, Professora Marina Niceia Cunha, Língua Portuguesa, exploram o ambiente Alunos, no Portal da Educação do Paraná.
O objetivo é, além de conhecer o ambiente Alunos, escolher um texto para discutir em sala de aula e produzir uma modalidade textual a partir desse tema.

O acesso é feito pelo site:
www.alunos.diaadia.pr.gov.br wwww.alunos.diaadia.pr.gov.br

Formação Continuada
No segundo semestre de 2012, a formação continuada dos professores e funcionários do Colégio Estadual de Marmeleiro ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, conforme calendário da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
  Durante o evento foram coordenadas oficinas com os temas Parceira Escola/Família - Professora Lucia Clair Flach Pasquali. Gênero e Diversidade na Escola - Professor Albino Muller, professores da própria escola.
Nas oficinas abordaram-se questões relativas ao acompanhamento da família no espaço escolar e aprofundamento teórico sobre a temática  Gênero e  Diversidade.
Os pais e responsáveis que compareceram à oficina colocaram as dificuldades que enfrentam no dia a dia na educação dos filhos, bem como a responsabilidade que lhes cabe  no  acompanhamento da sua aprendizagem.
A partir da leitura e do questionário respondido pelos participantes da oficina, ocorreu a discussão no grupo para posteriores ações pertinentes à organização do ensino e aprendizagem na escola.
Os pais que compareceram na Oficina receberam menção honrosa como forma de incentivo pela participação nos debates.
A temática Gênero e Diversidade na Escola trouxeram à discussão questões que envolvem a sociedade e têm seus reflexos na escola, pois o espaço escolar deve ser de diálogo no qual as diferenças devem ser respeitadas  e não  motivo de exclusão. Uma das sugestões já foi colocada em prática na segunda-feira, 23 de julho, no retorna às aulas. Extinguiram-se as filas de meninos e meninas para a formação de filas heterogêneas, por ordem alfabética. Esta medida a escola adotou há três anos por questão de organização na entrada das aulas e recreio.