quinta-feira, 27 de março de 2014

Reunião de Líderes de Turma

Pedagogas:
 Jania Scherer
Lúcia Clair Flach Pasquali
Marina Niceia Cunha
Turno: manhã
Turmas: 6º ao 9º ano e 1ª a 3ª séries: Ensino Médio
Fotos e organização textual: Marina
Organização dos cadernos: Pedagogas e bibliotecárias

TRABALHO EM EQUIPE

 A LIÇÃO DOS GANSOS

Quando você vê gansos voando em formação “V”, pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma.

A seguir algumas descobertas feitas por cientistas.

1 – FATO – À medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente.

VERDADE – Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente porque elas se apoiam na confiança uma das outras.

2 – FATO – Sempre que um ganso sai fora da formação, ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só e, de imediato, retorna a formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente.

VERDADE – Existe força, poder e segurança em um grupo quando se viaja na mesma direção com pessoas que compartilham um objetivo comum.

3 – FATO – Quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do “V”, enquanto um outro assume a ponta.

VERDADE – É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.

4 – FATO – Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente e manterem o ritmo e a velocidade.

VERDADE – Todos necessitam ser reforçados com apoio ativo e encorajamento dos companheiros.

5 – FATO – Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, pois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e, então reiniciam a jornada os três ou juntam-se a outra formação, até encontrar o grupo original.

VERDADE – A solidariedade nas dificuldades é imprescindível em qualquer situação.

Bom trabalho, líderes de turma.


 ATRIBUIÇÕES DO LÍDER DE TURMA

             A turma espera que você desenvolva um trabalho em equipe, sendo uma pessoa de responsabilidade que saiba dividir as tarefas e solicite ajuda aos demais colegas.
            Portanto:
·        Desenvolva um trabalho voltado para a união da turma, seja amigo e companheiro de todos.
·        Seja justo na sala de aula. Que prevaleça sempre a verdade.
·        Respeite a todos para ser respeitado, pois a turma confia e acredita em você, então desempenhe bem seu papel.
·        Saber ouvir e se fazer ouvir, respeitar opiniões diferentes são qualidades importantes para você que é líder de turma.
·        Comunique à coordenação se o professor, após o sinal, passados  5 minutos, não chegou até a sala de aula.
·        Aniversários: Juntamente com o Professor Regente parabenizem os aniversariantes da semana ou do mês.
     Ao Professor Regente organize uma mensagem assinada por todos os alunos.
·        Motive a turma para o sucesso da mesma nas campanhas realizadas na escola e atividades extraclasse.
·        Avise aos professores quando o colega faltou por problemas de saúde e ônibus.
·        Auxilie o professor na falta de alguns materiais na sala de aula: pincel, apagador, mapas e outros.
·        Transmita à turma os avisos divulgados pela direção, equipe pedagógica e professor. Anexe ao mural quando for o caso.
·        Anexe ao mural da sala de aula avisos sobre datas de provas, entrega de trabalhos.
·        Verifique se os ventiladores são desligados ao final das aulas.
·        Lembre juntamente com a Profª de Português a data da devolução dos livros de leitura emprestados na Biblioteca.
·        Contribua com sugestões que podem melhorar a turma como um todo.

INCENTIVE AS SEGUINTES PRÁTICAS
·        Ordem e limpeza na sala de aula e espaços ao redor da escola.
·        Pontualidade.
·        Não ficar na porta e corredor durante a troca de professor.
·        Fazer um trabalho de equipe com os professores para que as saídas e entradas nas aulas de Educação Física, Informática e Biblioteca não sejam tumultuadas e respeitem o direito dos colegas que estão nas salas.

Não havendo postura de líder e liderança positiva o aluno (a) escolhido(a) através do voto, será substituído.

LÍDERES:
1º TRIMESTRE: _________________________________________________
2º TRIMESTRE: _________________________________________________
3º TRIMESTRE: _________________________________________________

QUALIDADES DE UM LÍDER DEMOCRÁTICO

       ·        Sabe o que fazer, sem perder a tranquilidade. Todos podem confiar nele em qualquer emergência.
·        Ninguém se sente marginalizado ou rejeitado por ele. Ao contrário, sabe agir de tal forma que cada um sente-se importante no grupo.
·        Interessa-se pelo bem do grupo. Não usa o grupo para interesses pessoais.
·        Está sempre pronto para ajudar.
·        Mantém-se calmo em qualquer situação.
·        Facilita a interação do grupo contribuindo para a harmonia, sem dominação.
·        Dá oportunidade para que pessoas do grupo se promovam e se realizem.
·        É agradável. Cuida da aparência pessoal. Sabe conversar com todos.
·        Age com maturidade. Suas ações correspondem com suas palavras.
·        Mantém o grupo informado de tudo que se relaciona aos interesses do grupo.
·        Não foge das responsabilidades e não descarrega nos outros suas responsabilidades”.

DEZ QUALIDADES DE UM LÍDER

                                                                 Um líder deve:
1 – saber lidar com críticas;
2 – suportar adversidades;
3 - saber delegar autoridade;
4 – capaz de tomar decisões;
5 – manter a concentração em momentos difíceis;
6 - não pode basear-se em preconceitos;
7 – aprender a elogiar e a compartilhar;
8 - assume a responsabilidades por seus próprios erros;
9 – não tenta fugir da responsabilidade pelos erros dos outros;
10-crescer e aprender todos os dias.
  
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele,
por sua origem, ou ainda, por sua religião.
Para odiar as pessoas precisam aprender;
E se podem aprender a odiar,
Podem ser ensinadas a AMAR”.
(Nelson Mandela)

Marmeleiro, março de 2014.





Fotos: Pedagoga Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário