quarta-feira, 8 de maio de 2013


Atividade de leitura realizada no Colégio Estadual de Marmeleiro
Sacola de Leitura

            No ano letivo de 2013, a proposta de leitura da escola, no Ensino Fundamental, envolve a Equipe Pedagógica, Professores de Língua Portuguesa, alunos regentes de turma e a família.
            A atividade consiste na leitura de livros, revistas, jornais, gibis, a cartilha da família e um caderno para anotações.
            Esse material é organizado pela Equipe Pedagógica numa sacola e distribuído aos alunos. A mesma permanece quatro dias na casa dos alunos. Quando retorna à sala de aula, o aluno regente de turma recolhe e devolve no pedagógico que distribui a outros. Durante o processo a Professora de Língua Portuguesa incentiva a leitura e estabelece discussão sobre os textos lidos.
            A proposta teve início no ano letivo de 2012, com os sextos anos.
            Podem-se constatar os resultados positivos através de opiniões escritas de pais e alunos no caderno de anotações.
1. “Entendemos que os filhos têm vários deveres e os pais têm a obrigação de cobrar isso para o bem de seus próprios filhos”.
  “Parabéns pela iniciativa de incentivar a leitura de nossos filhos.”
            2. “Eu junto com minha família refletimos muito a cada texto e atividade. Achamos mais interessante a atividade da p. 57 e nela pudemos perceber o quanto os pais devem participar da vida dos filhos.
            “Também refletimos sobre o texto “Você está passando dos limites”. E chegamos à conclusão de que tem pessoas que passaram dos limites causando mortes e riscos até para a própria vida”.
           A proposta de leitura do Colégio Estadual de Marmeleiro abrange ainda todos os alunos e profissionais na Hora de Leitura. Toda semana através de cronograma realizam leitura durante uma aula, alternando cada semana o dia e a aula.
            O material de leitura é organizado antecipadamente pelos professores de acordo com a especificidade e necessidades dos alunos e da turma.
            Os funcionários fazem leitura em seus setores de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário