segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lei Áurea - 13 de maio de 1888
Princesa Izabel

 "125 anos após a publicação da lei que extinguiu oficialmente a escravidão no Brasil, as marcas da população africana são significativas no Paraná.
Estima-se que de 4 milhões a 7 milhões de africanos atravessaram o Oceano Atlântico em navios negreiros. A imigração forçada obrigou os africanos a adotarem o Brasil como sua nação.
25,4% da população do Paraná é formada por pardo e 3,1%, por pretos(nomenclatura oficial), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE)".
Em Curitiba, não há como passear pelo centro histórico e não se lembrar dos negros."Todos os prédios da região foram construídos por braços negros, afirma Souza. Monumentos fazem menção ao passado e presente negro na capital do estado: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, fundada por uma irmandade negra em 1737, o pelourinho da Praça Tiradentes e o antigo Largo da Fonte, construído na Praça Zacarias em homenagem ao mulato Zacarias de Góes e Vasconcelos - primeiro presidente da província do Paraná(1853-1855). A obra foi concluída em meados de 1871.
Há ainda a Praça Zumbi dos Palmares, em homenagem ao ícone da resistência à escravidão. No interior do estado como a Fazenda Capão Alto, m Castro, que abrigou uma comunidade de escravos no século 19. Isso para citar só alguns exemplos.(...)".

"Influências da cultura africana para a construção do Brasil"

"Música: Além do samba, outros ritmos também vieram da África, como maracatu e congada. Sem falar de instrumentos popularizados no país, como agogô, atabaque e berimbau.
Culinária: ingredientes como o leite de coco, a pimenta malagueta, o gengibre, o milho, o feijão, o amendoim, o mel, a castanha, as ervas aromáticas e o azeite de dedê não eram conhecidos no Brasil antes da chegada dos africanos.
Idioma: As língua africanas exercem tanta influência no modo de falar do povo brasileiro que a nossa língua já é considerada diferente do português de Portugal.
Na Bahia, são usadas cerca de 5 mil palavras de origem africana".
Referências: Jornal Gazeta do Povo. Curitiba, sábado, 11 de maio de 2013.p.12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário