quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A LEITURA É ESSENCIAL PARA APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA?

Artigo


Marina Niceia Cunha
Professora de Língua Portuguesa e Pedagoga
Colégio Estadual de Marmeleiro

            Para escrever bem, é preciso ler. É a leitura que amplia o vocabulário e a possibilidade de formatar as ideias num texto.
            É a leitura que põem em prática os conceitos da gramática. Para alguns, a aprendizagem de regras gramaticais é que ensinam a escrever. De fato, as regras gramaticais auxiliam a escrita, mas importante mesmo é contextualizar tais regras às práticas de produções textuais para que se evitem os inúmeros erros ao utilizá-las no texto escrito.
            De acordo com Leonardo Nóbrega, professor e escritor “Ler é fundamental para escrever. Se não ler, não vai ter conhecimento, bagagem suficiente, reconhecimento das palavras, ideias”.  A opinião é compartilhada por Fernanda Bérgamo, professora de redação, que faz algumas ressalvas. “Para escrever, é preciso ler muito, de tudo. Mas, se o foco é a redação do vestibular, de concursos, não é a melhor ideia apostar nos best sellers e nos livros de autoajuda, que nos dão prazer, até contribuem para dar fluência à língua, mas têm linguagem informal. É preciso ler outras coisas”.
            Fernanda Bérgamo afirma ainda que “A leitura propicia uma aula gramatical de graça”.
Através da leitura podem-se evitar escritas como: “Oje haverá curto”, “ Ela está meia triste”, “menas coisas vose terá”, “lave seu caro até as 8 hrs da noite”, “Apartir de amanhã, novo horário, etc.
Quem lê recebe as informações gramaticais de forma mais consistentes para colocá-las em prática. Consequentemente, a partir dessa prática haverá melhorias na linguagem formal. Também não é possível ter opinião, se não se deparar com fatos.
Para se escrever com propriedade, se faz necessário a leitura de autores que se preocupam com a linguagem formal e possuem nível linguístico apurado. E ainda a leitura de jornais e revistas de qualidade, pois forma opinião e capacidade argumentativa.
 Além do mais, a prática da leitura desenvolve níveis de autonomia, reflexão e criticidade e o amadurecimento da escrita. Ambas estão interligadas e não devem ser pretexto para o ensino da gramática.
Então, para estudantes, é importante ler livros de qualidade, da clássica literatura brasileira, como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Luís Fernando Veríssimo, entre outros. Esses autores são dicas de leitura para quem quer produzir bons textos e aprofundar o conhecimento da gramática.  Apontar fontes fidedignas, certamente, vai enriquecer a aprendizagem e a nota, porque são resultados da maturidade do leitor que produziu o texto, salienta, ainda, Fernanda Bérgamo.  Esta é uma das formas de contribuir para o ensino formal da língua e o professor é o grande colaborador.

Artigo publicado no Jornal de Beltrão, domingo, 03 de novembro de 2013.



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