"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
O QUE O EDUCADOR DEVE SABER
O professor já não é o dono absoluto do saber. É o intermediário entre o conhecimento acumulado e o interesse do aluno.
Então é o professor que desencadeia a curiosidade da turma, que elabora seu plano de ação buscando alcançar objetivos que visem a aprendizagem.
É o professor que tem clareza do sistema de avaliação, de acordo com Projeto Político Pedagógico e a Proposta Curricular de sua Disciplina.
É o Professor que deve dominar o conteúdo e a disciplina em sala de aula.
É O PROFESSOR QUE FAZ A DIFERENÇA EM SALA DE AULA.
De acordo com Philippe Perrenoud,
o Professor precisa dominar nove competências.
1 - Gerenciar a classe como uma comunidade educativa;
2 - Organizar o trabalho no meio dos mais vastos espaços-tempos de formação(ciclos, projetos da escola);
3 - Cooperar com os colegas, os pais e outras entidades da escola;
4 - Conceber e dar vida a dispositivos pedagógicos;
5 - Suscitar e animar as etapas de um projeto como modo de trabalho regular;
6 - Identificar e modificar aquilo que dá sentido aos saberes e às atividades escolares;
7 - Criar e gerenciar situações-problema, identificar os obstáculos, analisar e reorganizar as tarefas;
8 - Observar os alunos nos trabalhos e orientá-los;
9 - Avaliar as competências em construção nos alunos.
“Há professores que ensinam um dia.
E são bons.
Há professores que ensinam muitos dias.
E são melhores.
Há os que ensinam anos. E são excelentes.
Mas há os que EDUCAM toda vida
E estes são os importantes.”
Adaptação(Charles Chaplin).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário