sexta-feira, 19 de junho de 2009

Matriz com conteúdo do novo ENEM

O MEC divulgou a matriz de habilidades do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento será um guia de orientação para os estudantes, pois será seguido na elaboração da prova. Os reitores das universidades federais concordaram com a utilização do guia.
A matriz do novo Enem traz um conjunto de 30 habilidades para cada uma das quatro áreas que comporão o exame: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Além disso, para cada área, também são explicitados quais conteúdos curriculares específicos do ensino médio relacionados.
A prova do Enem tem como característica o fato de ser estruturada em habilidades, incentivando o raciocínio. Enfoque interdisciplinar é dado nas questões, e segundo o MEC, esta característica será mantida no novo Enem, agregando às habilidades medidas um conjunto de conteúdos formais mais diretamente relacionado ao que é ministrado no ensino médio.
A nova proposta não abandona a idéia de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações.

Confira a matriz contendo o conteúdo do novo Enem.

http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/conteudo-matriz-novo-enem-2009.pdf
acessado em 19/05/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário