quarta-feira, 20 de maio de 2009

Perguntas sobre o ENEM

1- Qual será o novo modelo da prova?
Serão 200 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas serão aplicadas em dois dias. Entre as áreas abordadas estão linguagens (50 testes e redação), ciências humanas (50 testes), ciências da natureza (50 testes) e matemática (50 testes).

2- Qual será o conteúdo cobrado na prova?
O Ministério da Educação (MEC) informou que cobrará o conteúdo das disciplinas do ensino médio, mas ainda não detalhou o programa. As diretrizes da prova serão elaboradas por um comitê composto pelas universidades federais, Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Conselho Nacional de Secretários de Educação.

3- Quando o novo exame será aplicado?
Quando saem os resultados? O calendário previsto para a realização da prova é 3 e 4 de outubro deste ano. O desempenho dos candidatos na parte objetiva (testes) será divulgado em 4 de dezembro e, o resultado final, incluindo a redação, sai em 8 de janeiro de 2010.

4- Como será a inscrição para o novo Enem?
O processo de inscrição será exclusivamente pela internet. Segundo o MEC, a taxa de inscrição para alunos da rede particular é de R$ 35. Estudantes da rede pública ou bolsistas em escola particular estarão isentos da taxa.

5- A Fuvest e a Unicamp seguirão adotando o Enem como bônus?
A nota do Enem continuará sendo usada na nota da primeira fase da Fuvest e poderá representar até 20% do total da nota da primeira fase. Já a Unicamp estuda não considerar a nota do Enem em seu vestibular deste ano.

6- Conforme proposta do MEC, quais universidades federais adotarão o novo Enem como vestibular?
A proposta foi apresentada pelo ministro Fernando Haddad aos reitores das federais no início de abril em Brasília. Os conselhos universitários de cada federal devem avaliar até o fim deste mês se adotam ou não a proposta e, no caso da adoção, quando e como seria aplicada. Cada universidade tem autonomia para decidir. Em reportagem do G1, algumas universidades já se posicionaram sobre a questão.

7- Como seria aplicado o novo Enem pelas universidades federais?
Os reitores das universidades federais e o ministro da Educação definiram quatro formas de adesão das instituições ao novo Enem. Há quatro possibilidades: o Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas ociosas, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.
8- O Sistema de Seleção Unificada, proposto pelo MEC, admite a escolha de quantas opções?
O vestibulando pode escolher cinco cursos em até cinco instituições de ensino no Sistema de Seleção Unificada, na internet.

9- Após o Enem, o vestibulando pode mudar as opções?
Como?

Após receber o resultado da prova, o vestibulando poderá listar até cinco cursos nas universidades de sua preferência (escolha também limitada a cinco). Atualizada diariamente, a nota de corte dos cursos será determinada pela concorrência entre os alunos. Ou seja, se mais alunos com notas altas concorrerem a um determinado curso, a nota de corte será mais alta.
No Sistema de Seleção Unificada, disponível na internet, o vestibulando poderá visualizar a nota do último candidato selecionado e comparar com a sua. Desse modo, poderá mudar suas opções quantas vezes quiser até o encerramento do prazo de inscrição.
Se o aluno perceber que o curso escolhido como a primeira opção está com a nota de corte superior à sua avaliação no Enem, pode escolher as demais opções da sua lista inicial ou modificar a primeira lista escolhendo novos cursos e novas instituições.

10- Como se dará a seleção dos candidatos? E se houver empate?
Os vestibulandos serão selecionados em apenas uma das opções de curso conforme a nota do novo Enem, a ordem das opções escolhidas na inscrição e o limite de vagas disponíveis. No caso de notas idênticas, o desempate seguirá a seguinte ordem de critérios: maior nota na prova de linguagens, maior nota na prova de matemática e maior idade do candidato.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1089718-5604,00-TIRADUVIDAS+G+RESPONDE+A+DEZ+PERGUNTAS+SOBRE+O+NOVO+ENEM.html - acessado em 20/05/09.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Viagem de Estudos


Os alunos das primeiras séries dos turnos Matutino, Vespertino e Noturno estiveram dia 13 de maio de 2009, na Usina Hidrelétrica Ney Braga - PR.

O objetivo era aprofundar o conhecimento dado em sala de aula na prática.

Professoras que os acompanharam:
Ângela Maria Lourensi e Maria de Lorena

Usina Ney Braga












A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, anteriormente conhecida como Usina de Salto Segredo, é uma usina da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, localizada no Rio Iguaçu, no município de Mangueirinha na região sudoeste do estado do Paraná.
É a segunda maior usina da Copel em capacidade instalada (a primeira é Bento Munhoz (Foz do Areia)), com 1260 MW de potência instalada, apenas 20 MW a mais que a Salto Caxias.
A Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga foi a primeira usina hidrelétrica do Brasil a ter um projeto de impacto ambiental. Outro dado curioso é que esta usina usa de um artifício inovador para aumentar a sua capacidade de produção de energia. Como o local onde ela está instalada fica a apenas 2 km do local onde o Rio Jordão deságua no Rio Iguaçu, a Copel criou uma segunda barragem no Rio Jordão e construiu um túnel de 4703 m de comprimento e 9,5 m de diâmetro para interligar as duas barragens. Esta obra acrescentou cerca de 10% a mais de capacidade de produção de energia para a usina. A barragem principal da Usina Ney Braga tem um comprimento de 700 m e impressionantes 145 m de altura. O nível do reservatório fica a aproximadamente 640 m de altitude. As unidades geradoras são em número de quatro, cada qual com 315 MW de potência.

Nome:
Usina Governador Ney Braga
Capacidade:
{{{gw}}} GW
Barragem
- Altura
145 m
- Extensão
700 m
Área alagada:
80,6 km2
Localização:
Mangueirinha, Reserva do Iguaçu - PR
Rio:
Iguaçu
Período de construção:
1987-1991
Proprietário:
Copel

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_Governador_Ney_Aminthas_de_Barros_Braga acessado em 19/05/09



Usina Governador Ney Braga.

Já foi conhecida como Usina de Salto Segredo.


A beleza da natureza encanta os visitantes da Usina Governador Ney Braga, anteriormente conhecida como Usina de Salto Segredo.
Ela localizada no Rio Iguaçu.

MÁSCARAS



A Profª Rosângela Hoinaski trabalhou um vídeo que mostrava máscaras carnavalescas com os alunos das 1ªs séries, turno - matutino e vespertino.

Bseando-se nelas, após assistirem ao vídeo, os alunos desenharam algumas máscaras simétricas e outras assimétricas, utilizando para a colagem E.V.A., barbante, palitos, canudos, cola com gitler, lantejoulas e papéis diversos.

Grafitagem - Drogas



Grafitagem das alunas

Angela

Eloísa

Kelli Macagnan

Caroline

Tema: drogas

GRAFITAGEM



A Professora Rosangela Hoinaski do Ensino Médio trabalhou com os alunos das oitavas séries, turno Matutino e Vespertino, a importância da grafitagem em diferentes temas: esporte, drogas, política, meio ambiente etc.
Ao invés de usar lápis 6B, os alunos utilizaram giz de cera.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lição de sabedoria



Certo dia, um pai de família rica levou seu filho para viajar pelo interior com o firme propósito de mostrar o quanto as pessoas podem ser pobres.
Eles passaram um dia e uma noite num sítio de uma família muito pobre.
Quando retornavam da viagem, o pai perguntou:
- Diga filho, como foi viagem?
- Muito boa papai!
- Você viu como as pessoas pobres vivem?
- Sim...
- E o que você aprendeu?
E o filho respondeu:
- Bem, pai, eu vi que nós temos um cachorro em casa; eles têm quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim; eles têm um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz; eles têm as estrelas e a lua. Nosso quintal vai até o portão de entrada; eles têm uma floresta inteira...
Enquanto o pequeno garoto falava, seu pai o olhava estupefato.
E o filho acrescentou:
- Obrigado, pai, por mostrar o quão "pobres" somos nós!

Sábio é aquele que transfere ao outro o que sabe e aprende e assimila
tudo aquilo que se propõe a ensinar.
Na vida, tudo depende da maneira como você encara as coisas, como olha para elas.
A riqueza e a pobreza podem ser vistas de maneiras muito diferentes. Depende de cada um.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curso de formação continuada de Professores


"Seja você mesmo a mudança que quer do mundo".
(Gandhi)

Professores Pedagogos dramatizam situações da escola.

"O Currículo é a expressão de como concebemos o trabalho no interior da escola, porque o próprio currículo traz consigo um projeto pedagógico e social".

Apresentação de conclusões de grupos.
"Método é o fio condutor das práticas pedagógicas".



Discussão de professores

Tema: Epistemologia do método

segunda-feira, 11 de maio de 2009

NRE ITINERANTE



O Colégio Estadual de Marmeleiro está sediando dias 11 e 12 de maio os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão - o NRE Itinerante.
São dois dias de formação continuada através dos profissionais de educação do NRE em todas as áreas do conhecimento com professores, pedagogos, diretores e funcionários das escolas.
Três municípios do NRE de Francisco Beltrão vieram até Marmeleiro para o curso de formação continuada:Enéas Marques, Renascença e Verê.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

"Há professores e há educadores"

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada:
Uma turma de meninas de 12 anos que usavam batom todos os dias removiam o excesso beijando o espelho do banheiro.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de Batom..
Um dia o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam.
Depois de uma hora falando, pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho.
O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
Há professores e há educadores.

http://desabafodprofessor.blogspot.com/

Perdi a forma, mas não a fôrma. Que confusão!

Oi, alunos do meu coração!

Para reforçar minhas explicações em sala de aula,cito as explicações da Profª Thais.
Aproveitem! Acessem sempre as dicas de português.
Beijussss.

Nova ortografia - "Fôrma" recupera acento, mas seu uso não é obrigatório
Segundo a grafia antiga, a palavra "forma" não tinha acento, independentemente de sua pronúncia, aberta ou fechada. Com a vigência do novo sistema, passa a ser facultativo o emprego do circunflexo em "fôrma" - obrigatório antes da reforma de 1971, que baniu quase todos os diferenciais.

A recomendação hoje é que esse acento seja usado somente nas situações em que for indispensável para desfazer uma ambiguidade. No verbete "fôrma", do dicionário de Aurélio Buarque, há uma argumentação favorável ao uso desse acento, baseada em textos literários.

O mais conhecido deles, sem dúvida, é o poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira, em que se podem ler os seguintes versos: Enfunando os papos, /saem da penumbra, /Aos pulos, os sapos. /A luz os deslumbra.// Em ronco que aterra/ Berra o sapo-boi:/ --"meu pai foi à guerra!"/ --"Não foi!" --"Foi!" --"Não foi!".// O sapo-tanoeiro,/ Parnasiano aguado,/ Diz: -- "Meu cancioneiro/ É bem martelado. // Vede como primo/ Em comer os hiatos!/ Que arte! E nunca rimo/ Os termos cognatos.// O meu verso é bom/ Frumento sem joio./ Faço rimas com/ Consoantes de apoio// Vai por cinquenta anos/ Que lhes dei a norma:/ Reduzi sem danos/ A fôrmas a forma// Clame a saparia/ Em críticas céticas:/ Não há mais poesia /Mas há artes poéticas..."// (...).

Segundo Aurélio, seria muito difícil compreender o texto sem a distinção entre "fôrma" e "forma". É fato também que, nesse exemplo, a rima ajuda na compreensão, pois a palavra "norma" (de "ó" aberto) só pode rimar com "forma" (de "ó" aberto).

O outro exemplo mencionado é de autoria de Martins Fontes e, já atualizado segundo a nova ortografia, fica assim: "Pela penugem, primeiro,/ E, depois, segundo a norma,/ Pelo gosto, pelo cheiro,/ Pela fôrma, ou pela forma,/ Certas frutas europeias/ Como o pêssego - oh! prazer! -/ Por vezes nos dão ideias/ Que me acanho de dizer". Novamente , a rima de "norma" com "forma" orientaria o leitor. Agora, na vigência do novo sistema ortográfico, num caso como esse, recomenda-se o uso do acento diferencial.

Fique claro, todavia, que "pão de forma", por exemplo, não requer o acento, dado que não há dúvida ou ambiguidade possível nesse caso.

Por Thaís Nicoleti.Dicas de português.
http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ult2781u870.jhtm - acessado em 08/05/09.

Por que o Enem Mudou?

"Segundo o MEC, o vestibular seleciona os melhores estudantes e cumpre sua função. Mas com a unificação dos vestibulares pelo novo Enem, o candidato terá mais chances de ingressar em uma universidade, pois poderá se candidatar a diversas instituições simultaneamente, com diminuição de custos - como o de taxa de inscrição e de viagens para realizar os exames. Além disso, o ministério pretende dar orientações mais claras para mudanças no ensino médio, a partir do novo Enem.

Não era possível unificar os vestibulares com o Enem da forma antiga?
Segundo o MEC, o novo formato de prova tem mais capacidade de diferenciar as habilidades dos candidatos e de selecionar os ingressantes em uma faculdade. A prova tem questões com níveis de complexidade diferentes e poderá ser comparada ano a ano, já que seguirá um padrão.

O novo Enem terá quantas questões?
Serão 200 questões objetivas com cinco alternativas. Até o ano passado, eram aplicados 63 testes de múltipla escolha.

Haverá redação?

Sim. A redação está mantida no novo Enem, no mesmo modelo dissertativo - como já ocorria nas edições anteriores.

Quando será aplicado o novo Enem?
A prova está prevista para os dias 3 e 4 de outubro. A divulgação das notas nas questões de múltipla escolha ocorrerá em 4 de dezembro. O resultado final, incluindo a redação, sai no dia 8 de janeiro de 2010, diz o MEC.

O conteúdo cobrado vai mudar?
A prova continuará a avaliar habilidades e competências. O ministro Fernando Haddad já afirmou que o conteúdo cobrado deverá se aproximar um pouco do que é exigido nos vestibulares. O Enem passará, então, a exigir mais conteúdo do que nas edições anteriores.

Quais serão as matérias avaliadas?
Serão avaliadas quatro áreas do saber: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Cada uma das áreas deverá ter cerca de 50 testes.

Como devo me preparar para o novo Enem?
Segundo o MEC, quem está se preparando para o Enem antigo e para os vestibulares não terá problemas na resolução da nova prova.

Vai ser preciso saber fórmulas de física e química?
De acordo com o MEC, a intenção é diminuir e até mesmo acabar com a "decoreba". As questões deverão fornecer as fórmulas necessárias. Isso não significa que a pergunta vai ficar mais fácil! Será necessário ter bom conhecimento das disciplinas e saber, de verdade, utilizar as fórmulas.

Será preciso estudar datas históricas?
Pela proposta, a ideia não é cobrar conhecimento enciclopédico. Ou seja, os testes não deverão conter pegadinhas sobre anos ou dias de determinados fatos históricos. O que será cobrado do candidato é o conhecimento aprofundado da história, da relação entre os fatos e as implicações do conhecimento do passado no presente.

A prova terá atualidades?
Os vestibulares tradicionais e o próprio Enem antigo costumam cobrar atualidades de maneira contextualizada. Ou seja, as atualidades servem como "gancho" para formular um teste ou para o tema da dissertação. Sempre é bom estar informado, para ter facilidade ao elaborar relações entre conteúdos e construir argumentos em um texto.

O exame terá questões de inglês?
Em 2009, a prova não terá perguntas de língua estrangeira. Para 2010 são previstas perguntas de inglês e espanhol. O MEC ainda não definiu se o candidato poderá fazer a escolha entre um ou outro idioma.

Como as faculdades vão utilizar o novo Enem?
O MEC definiu quatro formas de utilização do novo Enem na seleção de estudantes. São elas:
1- usar o Enem como prova única para a seleção de ingresso;
2- substituir apenas a primeira fase do vestibular pelo Enem;
3- combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional. Nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva;
4- usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.

Terei de escrever de acordo com as novas regras ortográficas?
Não. Segundo o decreto que regulamenta o acordo ortográfico, é possível escrever de acordo com a norma antiga até 2012. Os examinadores terão de aceitar as duas grafias.

Posso me candidatar a quantas faculdades com o novo Enem?
Será permitido que o vestibulando escolha até cinco opções de cursos em instituições de todo o país que aderirem à prova. É permitido escolher diferentes cursos em instituições distintas.

Universidades particulares e estaduais poderão adotar o novo Enem?
Sim. A adoção é aberta para as instituições que tiverem interesse. USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) já informaram que não vão trocar seus vestibulares pelo novo Enem de 2009.

Como será a inscrição para os vestibulares?
O MEC vai criar um sistema na internet para a realização das inscrições. Será um sistema semelhante ao que já é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsas de estudo em universidades particulares. O processo todo será realizado pela internet.

Como sei se minha nota no Enem 2009 é suficiente para conquistar uma vaga?
O MEC informa que a nota mínima para ingresso em cada curso será atualizada diariamente, em tempo real. Assim, o candidato poderá saber se tem pontos suficientes para conquistar a vaga. Se não tiver, poderá modificar sua escolha quantas vezes desejar, até que termine o prazo de opção.

Como o ensino médio muda, depois do novo Enem?
É no ensino médio que os interessados em fazer uma faculdade se preparam. Se o processo seletivo de ingresso nas universidades mudar, as escolas terão de ensinar os estudantes. Assim, por conta de uma mudança na avaliação, o MEC pretende que ocorram mudanças no sistema de ensino.

Se o Enem quer pautar o ensino médio, quem já fez colegial terá mais dificuldade para fazer a prova?
Como a prova não exigirá domínio de conteúdos de memorização, mesmo quem já se formou poderá ter um bom desempenho. Mas a avaliação vai exigir capacidade de relacionar fatos, de aplicar conhecimentos das disciplinas e habilidades de interpretação de texto, gráficos e problemas".

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/06/ult1811u293.jhtm -acessado em 08/05/09