segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Alunos, minha vida

44 anos em sala de aula

02 de agosto de 2010

Crônica

Nasci em 1952. Estou em sala de aula - desde 02 de agosto 1966. Tive desafios infinitos. Inúmeras inexperiências e experiências cercaram-me...
Cantei - Pra Frente Brasil; desfilei altiva marchando nos 7 de setembro, com a Bandeira quando meus colegas de turma achavam rídículo... Aprendi todos os hinos nacionais e a respeitar a Bandeira e o hino do meu País no tempo da ditadura.
Aprendi a amar a poesia e o poeta que diz "que tudo vale a pena se a alma não é pequena". Ninguém me ensinou a gostar de ler - mas aos 14 anos tinha lido a maioria dos clássicos da literatura brasileira e outros. Meu primeiro livro - Romeu e Julieta - Shakespeare; depois, A Dama das Camélias - Dumas; viajei com a Ilíada e a Odisséia de Homero... deparei-me com Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector...enfim, foram tantos autores, a partir dos livros de bolso que me encantaram, sem contar as revistas Capricho, Ilusão, Jack Douglas; e mais tarde, Bianca, Gisele, a espiã...
Aprendi a ler na Cartilha do Bitu. Ensinei a ler algumas crianças na Cartilha da Abelhinha e - mais tarde - os futuros professores no método Erasmo Pilotto!
Porém, meu gosto literário estava definido, isto é, indefinido, mas pronto pra ensinar. Será!?

Estudei e li e aprendi as teorias pedagógicas dos grandes pensadores e educadores que uma professora deve saber. Fiz todos os cursos possíveis e acumulei o maior número de certificados - até perdi a conta - em nome da atualização. Queria aprender tudo que fosse importante para ensinar meus alunos.
....

E o tempo passou...

Valéria Cristina Zarpellon, 15, estuda na oitava série do Colégio Estadual de Marmeleiro. Perdeu a mãe, Tânia Regina, há um ano. Hoje vive com os avós Valdevina e Heinz Claudius Kock. Pretende terminar o Ensino Médio e, depois, cursar alguma graduação relacionada à Informática.
Valéria está me ensinando a ver uma nova forma de ensinar. Ela tem uma deficiência que comprometeu seus membros. Não consegue escrever. Tem uma professora que a acompanha em sala de aula e registra o que ela aprendeu. Dificuldade na fala.
Está aprendendo a caminhar e já progrediu muito.
Em sala de aula - faço adaptação curricular para ela. Valéria, entretanto, quer participar das aulas como todos os alunos da turma.
Utilizo muito os recursos do computador e da internet para comunicar-me e receber as tarefas de Valéria.
Somos amicíssimas!
E assim, aprendo cada vez mais!
E viva meus 44 anos de Profe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário