terça-feira, 25 de outubro de 2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Festival de handebol





Em outubro e novembro realizar-se-à um festival de handebol com as alunas participantes do Programa Esporte e Lazer, oitavas séries do turno da matutino e vespertino, Profª Maria Helena Stael.

Programa Lazer em Educação Física

Profª Maria Helena Stael





Em agosto de 2011 iniciaram as atividades referentes ao Programa Esporte e Lazer no Colégio Estadual de Marmeleiro.
As aulas são ministradas no contraturno,terças e quintas-feiras, 17h15 às 18h45, no Ginásio Esportivo da escola.
O objetivo do programa é ampliar as possibilidades educativas através do esporte oportunizando o acesso e a participação dos alunos matriculados na modalidade esportiva muito apreciada pelos alunos - o handebol.
As aulas fazem parte da proposta pedagógica de atividade complementar curricular em contraturno, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Alunos da escola realizam simulado do ENEM






Os alunos do terceirão do Colégio Estadual de Marmeleiro realizaram no dia 11 de outubro simulado do ENEM nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.
Os alunos da 2as séries também quiseram testar os conhecimentos e realizaram a prova.

Visita de Estudos ao Jornal de Beltrão












Os alunos das oitavas séries, turno Matutino, Língua Portuguesa, Profª Marina Niceia Cunha, estiveram no Jornal de Beltrão, 11 de outubro, para estudos.
O objetivo era aprofundar os conhecimentos sobre Editorial, Artigo, Textos de opinião e Informativos.

Feijoada Multidisciplinar na escola


















A Equipe Multidisciplinar do Colégio Estadual de Marmeleiro é composta por professores, pedagogas e funcionários da escola.
A finalidade da equipe multidisciplinar é orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, durante o período letivo.
Vários são os documentos discutidos nas reuniões da equipe e a mesma está organizando ações que culminarão na Semana da Consciência Negra (20 de novembro).
Durante os encontros a equipe estudou sobre a contribuição dos povos africanos para o conhecimento científico e tecnológico universal e para a alimentação.
No sábado, 08 de outubro, a equipe fez uma feijoada para o almoço que é um prato típico da culinária brasileira, mas que se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. O prato consistia na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes.
A história conta que na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas, rabos e pés, e davam tais partes aos escravos.
Como a alimentação dos mesmos era baseada em cereais – milho e feijão – os escravos juntaram as partes rejeitadas ao feijão cozinhando-as numa mesma panela, adicionando sal e pimentas à mistura. E daí surgiu à feijoada que os brasileiros tanto apreciam.
Professores e funcionários do Colégio Estadual de Marmeleiro compareceram para saborear a feijoada acompanhada de couve, farofa, banana, laranjas e abacaxi e muita alegria.
Os professores Ângela Maria Lourensi, Berenice Dalla Costa e Elton Gehlen foram os cozinheiros responsáveis.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Site orienta alunos para o ENEM

Desde quarta-feira (04), os alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem acessar uma página na internet para esclarecer dúvidas sobre documentos necessários, locais para realização da prova e objetos que podem ou não levar. No total, são oito passos com dicas e um vídeo com as principais orientações sobre o processo para o aluno participar do exame com tranquilidade.

No primeiro dia, sábado (22) serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4h30. No domingo (23), será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com tempo de duração maior, 5h30. São quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.

O Enem será realizado em 1.599 municípios, num total de 5.366.780 candidatos de todo o Brasil, sendo 254.807 inscritos no Paraná.
As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro (sábado e domingo). Para evitar transtornos, recomenda-se que os estudantes cheguem até meio-dia ao local de prova. Os portões de acesso serão fechados às 13h, horário de Brasília.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até 26 de outubro na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O endereço da página para obter mais informações: www.enem.inep.gov.br

Para o gabarito: www.inep.gov.br

Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2956&tit=Site-orienta-alunos-para-a-realizacao-do-Enem - Acesso: 10.10.11