quarta-feira, 18 de abril de 2012

Dia do Livro




Alunas 3ª série 11 - EM representando o Casamento da Emília.

18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. Comemora-se o nascimento de Monteiro Lobato.
A data tornou-se oficial por meio da Lei nº10.402, em 08 de janeiro de 2002.

Monteiro Lobato

Nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Faleceu em 04 de julho de1948.
Em homenagem ao seu nascimento, neste dia comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil.
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Precursos da literatura infantil no Brasil. A obra mais conhecida é o Sítio do Pica-Pau Amarelo e as personagens Emília, uma boneca de pano com sentimento e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte dessa obra.

Obras Infantis do autor

A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Outras obras do escritor

Além de livros infantis, escreveu obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário