quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana de Arte Moderna de 1922

3ª A- Matutina
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª Marina Niceia Cunha

"Realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências europeias, essa era basicamente a intenção dos modernistas".
As exposições ocorreram somente nos dias 13,15 e 17.
No dia 13, Graça Aranha proferiu a conferência "A emoção estética na arte", na qual elogiou os trabalhos expostos, investiu contra o academicismo, criticou a Academia Brasileira de Letras e proclamou os artistas da Semana como personagens atuantes na "libertação da arte".
No dia 15, Oswald de Andrade leu alguns de seus poemas e Mário de Andrade fez uma palestra intitulada "A escrava não é Isaura", onde se referia ao "belo horrível" e evocava a necessidade do abrasileiramento da língua e da volta ao nativismo.
Na noite do dia 17, houve a apresentação de Villa-Lobos. A Semana prestigiou e promoveu o talento do artista, transformando-o, pela boa acolhida do grande público, na figura máxima do período nacionalista do qual se insere a produção musical modernista.
As artes plásticas foram as que tiveram melhor repercussão.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090709163907AAAIwAq
Este ano completou noventa anos a Semana de Arte Moderna completou 90 anos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário