"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Produção de texto a partir de poema
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª Marina Niceia Cunha
9º ano - Turno: Matutino
Objetivos
- Produzir texto de opinião após leitura e discussão do poema O Nariz, de Dalton Trevisan, relacionando-o com os padrões de estética da atualidade.
- Ler textos em revistas, jornais e sites que discutam "os moldes" de beleza atualmente.
- Assistir a programas de televisão que apresentam atrizes, atores e modelos como símbolos de beleza.
- Pesquisar sobre os efeitos de uma cirurgia estética mal feita pode causar às pessoas.
- Discutir o belo e o feio através dos tempos.
Desenvolvimento
A partir da leitura do poema O Nariz estabelecer relação de discussão sobre os padrões de estética na sociedade contemporânea que leva, inclusive, as pessoas a arriscarem a vida para se "tornarem mais bonitas".
Conteúdo
O Nariz
A moça feinha
junta com sacrifício
o dinheiro de operar o nariz
anestesia pouca
dão-lhe outra geral
sofre parada cardíaca
entra em coma
dias semanas meses
um simples vegetal
a mãe viúva à sua cabeceira
chora geme reza
uma lágrima suspensa
na vírgula do nariz
Metodologia
- Leitura do poema O Nariz, de Dalton Trevisan.
- Leitura e pesquisa dos conteúdos propostos nos objetivos.
- Entrevista com colegas e pessoas da comunidade.
- Apresentação e discussão em sala de aula.
- Organização de murais com os resultados da pesquisa.
- Produção de texto de opinião para publicar no blog da escola e jornal da região.
Recursos
- Laboratório de informática, biblioteca, murais, saguão da escola, tv pendrive, projetor de multimídia, cartazes, pincéis, cartolinas, papel A4 e pardo, xerox, revistas, jornais, livros, cadernos, canetas, lápis.
Avaliação
Espera-se que o aluno:
- Produza texto de opinião com coerência e coesão, utilizando na argumentação os dados da pesquisa/ entrevista e conhecimentos que tenha sobre o assunto. Paragrafação. Pontuação. Emprego de letras maiúsculas e outras questões técnicas relacionadas ao texto.
Referências
TREVISAN, Dalton. O Anão e a Ninfeta. Record. Rio de janeiro. São Paulo, 2011.
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