"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Colégio Estadual de Marmeleiro
APRESENTAÇÃO
As grandes transformações pelas quais vem passando a sociedade neste final de século têm se refletido com intensidade na vida das pessoas, desafiando organizações e as instituições para a necessidade de mudanças radicais em seus propósitos, em suas políticas, em suas estruturas e em seus procedimentos.
Em todas as áreas do conhecimento o caminho se faz ao andar. A grande descoberta é que não há exemplos prontos para seguir, mas um conjunto de princípios que servem de rumo em dada realidade e uma proposta metodológica que torna possível a aproximação dessa realidade.
É importante ressaltar que os valores, os rumos, as normas devem ser construídas em conjunto e que todo espaço novo não tem sentido em si quando não dirigido à consecução de algo importante, isto é, a um tipo de sociedade, de homem, de educação e de escola claramente caracterizados.
O Projeto Político-Pedagógico do Colégio Estadual de Marmeleiro tem como meta a construção da cidadania, igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos. Igualdade essa que implica necessariamente o acesso à totalidade dos bens públicos, entre os quais o conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes para formar seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de caráter.
O Projeto Político-Pedagógico foi realizado através de estudos e discussões na escola com todos os profissionais, pais, alunos, APMF e Conselho Escolar; seminários, grupo de estudos envolvendo o NRE e SEED, aglutinando crenças, convicções, conhecimentos da comunidade escolar, do contexto social e científico, constituindo-se em compromisso político pedagógico coletivo.
A discussão coletiva resultou em um documento, que norteará as ações de todos na escola, os quais serão ao mesmo tempo, construtores, executores e avaliadores do que foi proposto no Projeto.
OBJETIVOS
O Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual de Marmeleiro enfatiza a formação do indivíduo como cidadão inserido no meio social, de forma a promover o desenvolvimento da consciência crítica, do trabalho coletivo, da vivência de valores, da cooperação para a construção de uma sociedade humana e democrática.
A proposta do Projeto Político-Pedagógico norteia a ação educativa na escola, explicita os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização, os modos de execução e avaliação da escola. As modificações requeridas são produtos de um processo permanente de discussão, avaliação e ajustes do projeto, uma vez que ao dar uma nova identidade à escola, deve atentar para a questão da qualidade de ensino nas suas dimensões técnica e política.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário