sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pontilhismo














Os aluninhos da Profe Cristiana Menegazzo, 5ª A-Vespertino, se divertem na aula de Arte com a técnica do Pontilhismo.

É uma técnica de pintura do movimento impressionista.
Consiste em pequenas manchas ou pontos de cor que provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).

Esta técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.

A técnica de utilização de ponto coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.

Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, nos idos do século XIX.

Considera-se Georges Seurat (1859-1891), o iniciador desta corrente artística.
Sua contribuição consistiu na decomposição prismática da cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas.
Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo - acessado 26.02.11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário