quarta-feira, 23 de março de 2011

"











Os alunos dos turnos Matutino, Vespertino e Noturno tiveram uma "bate papo" com a Profª Pedagoga Evódia Korich, Pastoral da aids, Secretaria Diocesana - Diocese de Palmas-Francisco Beltrão-PR.
A professora Evódia destacou que é grande o número de Aids entre os jovens de 13 a 19 anos, inclusive, nas pessoas da terceira idade.
Salientou também que é importante fazer o exame nos Postos de Saúde para se detectar o vírus e as pessoas não devem ter vergonha ou medo, pois existe o sigilo.
Caso uma pessoa tenha vergonha de fazer o teste na sua cidade pode se deslocar para outra para evitar constrangimento.

"AIDS ou SIDA, como também pode ser chamada, é uma doença causada pelo vírus conhecido como HIV (do inglês) ou Vírus da Imunodeficiência Humana. O vírus ataca o sistema imunológico e o indivíduo se torna incapaz de combater as infecções comuns ou câncer, que tornam-se as causas de morte destes pacientes".

Como as pessoas se contaminam com a Aids?
O vírus é encontrado em maiores quantidades no sangue, sêmen e líquido vaginal. A contaminação pode acontecer:

- por relação sexual desprotegida, seja ela homossexual ou heterossexual, com alguém que está infectado;

- usando a mesma agulha ou seringa suja com sangue de pessoa infectada;

- recebendo sangue de doador infectado;

- o vírus em uma mãe pode contaminar o bebê dentro do útero, na hora do parto ou durante a amamentação.

ESCOLHE,POIS, A VIDA

É um projeto da Igreja Católica do Paraná que tem como missão estar atenta às necessidades das pessoas que vivem e convivem com o HIV e a Aids.
O projeto já esteve presente em 30 municípios da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão(anos 2009 e 2010).
Sabe-se que o vírus está presente em todos os municípios do Paraná e em número elevado no sudoeste do Paraná, de acordo com fonte do Ministério da Saúde.

O Projeto Escolhe, pois, a Vida envolve a Igreja, a Educação, a Saúde, a Prefeitura Municipal e os demais segmentos da sociedade.

Outras perguntas

AIDS TEM CURA?

"Não existe, até o momento, medicamento que combata de forma eficaz o vírus, no entanto, diferentes terapêuticas são empregadas para tratar as infecções e os tumores".

COMO RECONHECER QUEM ESTÁ INFECTADO?

"A maneira segura é por exames de laboratório que podem ser solicitados por um médico(pesquisa do sangue). É impossível reconhecer de outra forma, porque leva algum tempo para que o portador do vírus fique doente, de meses até dez anos. Uma pessoa pode ser um portador sem sintomas, não sabendo que está infectado e, apesar de não ter as manifestações clínicas da doença, essa pessoa pode contaminar outras".

COM QUAIS DROGAS QUE SE TRANSMITE O VÍRUS?

"Nenhuma droga transmite o vírus. Qualquer droga aplicada com seringas pode servir na transmissão da doença, caso a seringa ou agulha seja utilizada por mais de uma pessoa (compartilhar seringa). Também é possível a contaminação entre pessoas que compartilham instrumentos de aspiração nasal de cocaína (canudos), devido lesão da mucosa com uso continuado da droga".

COMO POSSO ME PROTEGER DO VÍRUS DA Aids?

"- Não compartilhe seringas; use as descartáveis somente uma vez;

- Não tenha relações sexuais sem preservativos ("camisinhas") com quem usa drogas injetáveis. Use preservativos com esse parceiro.

- não faça sexo sem proteção ("camisinha"). Essa atitude evitará,contrais outras doenças como hepatite, sífilis, malária e doença de Chagas.

SÓ OS HOMOSSEXUAIS CORREM O RISCO DE TER AIDS?

Não. No momento, a frequência de contaminação tem aumentado em outros grupos: mulheres, jovens entre 13 a 19 anos, pessoas na terceira idade, pessoas que usam drogas injetáveis e quem necessita de múltiplas transfusões de sangue".

UMA PESSOA QUE USA DROGAS PODE DOAR SANGUE?

Em princípio, uma pessoa que usa drogas injetáveis pode estar contaminada com o vírus da AIDS, da hepatite ou outros microorganismos e não deve doar sangue. Além disto, o dependente de drogas se alimenta mal e doar sangue pode ser prejudicial a ele mesmo.

Aids não tem cura!
Por isso,escolha a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário