"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
domingo, 22 de março de 2009
Aquecimento global - Plano de aula - sugestão
Aquecimento global: de quem é a culpa?
Público-alvo
Professores do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, preferencialmente da área de Ciências.
Objetivos
* Desenvolver a capacidade de pesquisar e procurar soluções para situações-problema.
* Desenvolver no aluno a noção de agente transformador do ambiente e mostrar a possibilidade de discussão e intervenção nas ações humanas.
* Discutir os diversos pontos de vista e interesses de uma situação-problema.
* Perceber a internet como mais um instrumento pedagógico auxiliando a produção de trabalhos em grupo.
Atividades
Faz-se necessário, antes da proposta da atividade, ressaltar algumas premissas e preparar os alunos para um debate. As premissas variam conforme a série utilizada.
O nosso aluno tem em geral a ideia de que toda floresta tem as características da floresta amazônica ou da mata atlântica. Elas, na verdade, representam só 7% da cobertura vegetal do planeta, mas quase a totalidade da diversidade vegetal. Falar dessa diversidade e discutir os ecossistemas e suas relações como predatismo, parasitismo, regulação dinâmica das espécies e sua importância para o equilíbrio do ecossistema (comunidade clímax), as variações da biodiversidade conforme a latitude, entre outros, são aspectos fundamentais para o ensaio da atividade.Prepare o aluno para que perceba que quanto mais próximo dos pólos menor é a biodiversidade e que esta diminuição está relacionada a quantidade de energia que a Terra recebe do Sol. Esta energia impõe variações climáticas que em regiões equatoriais são mais brandas (principalmente no inverno) determinando, assim, a biodiversidade.
Sugira para os alunos que pesquisem (veja alguns sites abaixo) em um mapa-múndi sobre a vegetação no mundo tendo uma noção de localização das principais florestas, número de espécies (em grandeza) vegetais e animais, variação de temperatura ao longo do ano, distribuição de água doce (noção dos rios) – fator muito importante para a biodiversidade e para determinação climática por regulação do ciclo hídrico. Isto dará embasamento para se entender como todo o processo de aquecimento global vem ocorrendo.
Se estivermos falando de alunos de Ensino Fundamental, pode-se discutir, agora, o ciclo do carbono de uma forma mais simples mostrando o que produz CO2 e como é consumido (sequestro de carbono), dando noção dos processos de fotossíntese, respiração, o que acontece com o sequestro de carbono depois dos desmatamentos e depois das queimadas, onde ocorre a interrupção do ciclo do carbono, como entra o combustível fóssil no ciclo, qual a diferença entre a queima do combustível fóssil e a queima do biocombustível, entre outras. Mostre que o biocombustível é renovável enquanto que o combustível fóssil não será pelo menos no período da existência humana.
Pode-se ainda abordar também a questão dos desmatamentos. Muitas madeiras são usadas para construção de móveis, por exemplo, como podemos fazer isto de forma sustentável (se é que é possível?)? Discuta com os alunos o que é floresta de manejo, qual o preço de uma madeira com esse selo (algo em torno de 30% mais caro), compare com a do mercado negro. O que você, aluno, pode então fazer no seu dia-a-dia?
Faça uma produção de texto em dupla que proponha ações no dia-a-dia que minimizem os gases de efeito estufa.
Para Ensino Médio, depois destas (poucas) preliminares, divida a classe em dois grupos: um defenderá os países desenvolvidos que mais produzem CO2 e o outro os paises em desenvolvimento.
O professor pode levantar algumas questões que nortearão as pesquisas do grupo para que busquem argumentos que defendam os seus propósitos.
Lembre o aluno que não importa se não está no grupo que concorda, faz parte da atividade argumentar e perceber os diversos lados de uma mesma situação. A proposta é que o aluno se aproprie de informações sobre este assunto e que perceba as divergências científicas e políticas que envolvem a questão. Essas discussões deverão gerar muitas polêmicas.
Sugestões
* Quais são os efeitos para o meio ambiente de um desmatamento? E de uma queimada?O que acontece com o seqüestro de carbono nestes casos?
* Qual a porcentagem de gases de efeito estufa emitidos pelo Brasil que vem de queimadas da Amazônia?
* Quanto de CO2 uma árvore de porte médio pode capturar por dia?
* Qual a média anual de desmatamento na Amazônia? Proponha medidas efetivas para conter este desmatamento.
* Algumas empresas fazem propaganda de que fizeram reflorestamento. Isto é suficiente para amenizar o impacto ambiental? Como fica a diversidade se quando fazem reflorestamento usam em geral um único tipo de vegetação?
* Os maiores produtores de gases de efeito estufa estão na América do Norte e Europa Ocidental e são países com mais recursos financeiros e tecnológicos do que os em desenvolvimento. Quais países serão mais afetados pelo aquecimento global?Lembre, aqui, dos problemas causados por secas, inundações, surtos de doenças, entre outros. Levante essas questões.
* Qual a importância do protocolo de Kyoto para conter o aquecimento global? O que diz o acordo? Os EUA são responsáveis por 36% das emissões globais de gases que contribuem para o aquecimento e não assinaram o acordo. O que isto implica?
* O governo brasileiro tem dito nas negociações internacionais que o país faz a sua parte investindo em energias renováveis. O que são energias renováveis? Como sua produção interfere no meio ambiente? Isto realmente é suficiente?
Feche a discussão lembrando do tema principal: “Aquecimento global: de quem é a culpa?”. Será que há um? Proponha que escrevam coletivamente ações que os governos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento deveriam fazer para diminuir as emissões de gases e aumentar o seqüestro de carbono.
Sites e leituras iniciativa para discussão (a escolha deve ser feita de acordo com a faixa etária)
* Sariego, J.S. “Educação Ambiental: As ameaças ao Planeta Azul”. Ed. Scipione, SP, 1994.
* Yahoo! Busca Educação
* CO2 Soluções
* Scientific American Brasil, nº 53, outubro de 2006. Ed. Ediouro. São Paulo. P. 30-37. ”Um plano para manter o carbono sob controle”.
* Scientific American Brasil, nº 53, outubro de 2006. Ed. Ediouro. São Paulo. P. 60-65. “Aposta no biodiesel”.
* Ciência Hoje, nº 224, março de 2006. São Paulo. P. 20-25. “A Amazônia e as mudanças globais”.
* Jornal de Debates. “Aquecimento global já é realidade no Brasil”.
* ComCiência. “Dossiê - Aquecimento global”, nº 85, março 2007.
http://www.comciencia.br
* ComCiência. “Dossiê - Mudanças climáticas”, nº 34, agosto 2002.
* IBGE – Mapa de biomas e vegetação
* Uma Verdade Inconveniente – Site do filme sobre o tema do aquecimento global (em inglês).
Por Ariela J. Strozberg, professora formada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da USP, formadora de professores e colaboradora nos fascículos de Ciências da Natureza e Matemática das Escolas Associadas.
http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2007/03/post_1.html-acessado em 22/03/09.
A sugestão da Professora Ariela pode ajudar você em seu Plano de Acão.
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