"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
terça-feira, 19 de abril de 2011
Leitura na escola
A leitura é necessária para todos. Entretanto, na escola, apesar de muitos livros na biblioteca, são poucos os alunos que têm o hábito de ler.
Leitores não se formam de um momento para outro. É hábito que, provavelmente, começa em casa.E hoje pode-se dizer que são raros os pais que leem e despertam nos filhos "o gosto pela leitura".
Com o advento da internet inúmeros sites oferecem livros, inclusive, gratuitos. Mas o jovem gosta mesmo é de copiar e colar resumos quando se trata de solicitações para que leiam.
Minha preocupação com a formação de leitores é imensa. Gostaria muito que meus alunos
lessem não "por prazer", penso que isso não é possível, pois a leitura exige de nós muito mais que "sentir prazer" ao ler. Quero que cada um descubra em cada página do livro, da revista, do jornal e tantas outras leituras, a construção de um mundo de palavras encantadas que só o leitor pode descobrir.
Pensando nessa possibilidade, procuro trabalhar com meus alunos essa busca pelo encantamento do mundo das palavras.
Texto e fotos: Profª Marina
Mural maior: Cleusa - Bibliotecária
Cartazes: alunos da 3ª série do Ensino Médio
Turno: Matutino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário