terça-feira, 14 de junho de 2011

Oficina Pedagógica para Pais de Alunos

Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino Fundamental e Médio
Rua Laurindo Crestani, 300 – Fone/Fax: 35251709

PLANO DE AÇÃO

OFICINA COM PAIS
Duração: 2h
Responsáveis – Pedagogas
Parceria: alunos da 3ª série
Ensino Médio
Turno: Matutino
Ano 2011

TEMAS DA 1ª OFICINA
- AUSÊNCIA DE ORDEM E DISCIPLINA.
- AUSÊNCIA DE VALORIZAÇÃO E DE AFETO AOS FILHOS.
- TOLERÂNCIA COM PALAVRAS GROSSEIRAS.


JUSTIFICATIVA

Levando-se em conta que o objetivo na escola é o ensino-aprendizagem e para isso deve-se buscar recursos e metodologias que nos auxiliem em sala de aula para que consigamos atingir os objetivos de acordo com o Projeto Político Pedagógico e que o não comparecimento dos pais ou responsáveis na entrega de boletins para alunos com dificuldade de aprendizagem persiste, então é necessário repensarmos a prática pedagógica na escola.
Sabe-se também da importância de em nossa escola atender a heterogeneidade e o quanto é difícil planejar para atingir os objetivos para níveis de complexidade diferentes. E que os alunos são filhos de classe média baixa, cujos pais nem sempre tem o conhecimento necessário para educar os filhos, e a escola não é vista como prioridade por parte deles, pois, além dos mesmos terem baixo rendimento escolar e problemas de indisciplina gerando conflitos na escola, ainda falta-lhes argumentos para melhorar essa situação em casa. Consequentemente, a escola passa a ser vista até como ”inimiga” ou de pouco interesse. É imprescindível, portanto, buscar-se uma solução pedagógica para que os pais compreendam seu papel no acompanhamento da aprendizagem dos filhos aliada a sua participação na escola.
Para tanto propomos realizar oficinas com pais com temas específicos em busca de envolvê-los na escola e por conseguinte, na discussão e melhoria da aprendizagem dos alunos.

Público-Alvo: Pais e responsáveis do Ensino Fundamental e Médio

Mensagem: Vídeo: Coisas que aprendi com você.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL
- Realizar reuniões através de oficinas tendo como objetivo beneficiar o aluno, a família, o professor e a escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aproximar os pais da escola para discussões de temas específicos importantes na educação escolar e familiar.
- Incentivar os pais a comparecerem à escola não apenas para buscar boletins.
- Socializar conhecimentos e troca de informações entre pais.

RESULTADOS ESPERADOS
- Mudança de postura dos pais ou responsáveis frente às reuniões e entrega de boletins.
- Maior participação dos pais na escola.
- Melhoria na disciplina.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
- Convite para os pais participarem das oficinas
- Alunos apresentam música, dança... antes da oficina.
- Organizar os pais em grupo para discutirem os temas;
- Pais apresentam as conclusões para o grande grupo;
- Pedagogas/Professores/direção são mediadoras na oficina;
- Conclusões serão anotadas para que todos na escola tomem conhecimento e a síntese enviada aos pais que não compareceram.
- Conclusões publicadas no mural, jornais, site, blog;
- Lanche para os pais.

IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA PARA A ESCOLA
Compartilhar aprendizagens e experiências entre pais e a escola para que os mesmos participem mais da vida escolar dos alunos.

FAIXA ETÁRIA
11 a 18 anos.

PROPOSTA PARA A PRÓXIMA ENTREGA DE BOLETINS

2º e 3º TRIMESTRES

Desde o ano anterior observamos que na data que antecede a entrega de boletins o clima “esquenta” na escola entre professores e alunos, isto já começa desde a realização de provas que se acumulam nas últimas semanas que precedem as provas.finais do trimestre.
Mas, o que nos preocupa mesmo é a entrega de boletins como está sendo feita – os que têm médias X recebem e os demais ficam retidos à espera dos pais – que demoram a vir buscá-los e os alunos ficam sem saber as médias.
Pensamos que poderíamos buscar outra estratégia pra verificarmos os resultados:
1) Durante o trimestre as pedagogas acompanham os alunos juntamente com os professores.
2) Os professores podem repassar as pedagogas para anotações os alunos com maior dificuldade, inclusive notas abaixo da média para que se possa chamar anteriormente a entrega de boletins os pais de tais alunos.
3) Na data da entrega de boletins todos os pais ou responsáveis seriam convidados para comparecerem.
4) Os pais/responsáveis seriam recepcionados com atividade artística dos alunos da escola.
5) Professores regentes entregariam os boletins.
6) Professores ficariam disponíveis para conversar com os pais/responsáveis.
7) A equipe pedagógica continuaria fazer o trabalho de chamamento dos pais daqueles que não comparecerem.

Profª Marina Nicéia Cunha
Profª Silvana Tonial Confortin
Pedagogas
Turno: Vespertino

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