Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino
Fundamental e Médio
DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA
Disciplina: Sociologia
Professor: Albino Müller
Séries: terceiras
Turno: manhã
Ensino Médio
Conteúdo Estruturante: Cultura e Indústria Cultural
Conteúdo Específico: Diversidade Cultural
Objetivo Geral:
Transmitir a importância da cultura e a diversidade cultural, transformação e compreensão da sociedade.
Transmitir a importância da cultura e a diversidade cultural, transformação e compreensão da sociedade.
Objetivo Específico:
Compreender que a cultura não é algo
estático e imutável, como uma esfera que paira sobre os indivíduos, mas algo
vivido nas relações sociais.
Cultura
é um processo. Por meio desse processo, o ser humano acumula experiências, ou
seja, aprendizados e os transmite para as gerações que, por sua vez, acumulam
novas experiências e novamente as transmitem.
O
Brasil é um país onde a diversidade cultural é imensa. A mesma refere-se aos
diferentes costumes de uma sociedade, entre as quais podemos citar: vestimenta,
culinária, manifestações religiosas, econômicas, sociais e culturais. Cada
região apresenta aspectos singulares relativos aos costumes, crenças ou
manifestações culturais e artísticas.
Procurando
compreender essa diversidade é que os alunos das terceiras séries – Ensino
Médio, na disciplina de Sociologia, pesquisaram, em grupo, esta temática para
apresentar aos colegas.
Avaliação
dos grupos:
- Apresentação de trabalho em grupo: 5,0
- Parte escrita: 5,0
Critérios
de avaliação.
I. Organização do grupo.
II. Apresentação dos conteúdos
solicitados.
III. Domínio do conteúdo.
IV. Clareza na exposição das ideias.
V. Utilização de recursos didáticos (vídeos
curtos: documentários, entrevistas, trechos de filmes, etc.; slides, imagens,
gráficos, charges, cartazes, etc.).
VI. Síntese das discussões do grupo (slides
ou resumo impresso, uma cópia por aluno da sala).
Nenhum comentário:
Postar um comentário