sexta-feira, 28 de março de 2014

Plano de Ação Docente - Diversidade Cultural Brasileira

Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino Fundamental e Médio

DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA


Disciplina: Sociologia
Professor: Albino Müller 
Séries: terceiras
Turno: manhã
Ensino Médio
Conteúdo Estruturante: Cultura e Indústria Cultural
Conteúdo Específico: Diversidade Cultural

Objetivo Geral:
Transmitir a importância da cultura e a diversidade cultural, transformação e compreensão da sociedade.

Objetivo Específico:
Compreender que a cultura não é algo estático e imutável, como uma esfera que paira sobre os indivíduos, mas algo vivido nas relações sociais.

            Cultura é um processo. Por meio desse processo, o ser humano acumula experiências, ou seja, aprendizados e os transmite para as gerações que, por sua vez, acumulam novas experiências e novamente as transmitem.
            O Brasil é um país onde a diversidade cultural é imensa. A mesma refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre as quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, econômicas, sociais e culturais. Cada região apresenta aspectos singulares relativos aos costumes, crenças ou manifestações culturais e artísticas.

            Procurando compreender essa diversidade é que os alunos das terceiras séries – Ensino Médio, na disciplina de Sociologia, pesquisaram, em grupo, esta temática para apresentar aos colegas.

Avaliação dos grupos:
- Apresentação de trabalho em grupo: 5,0
- Parte escrita: 5,0

Critérios de avaliação.
I. Organização do grupo.
II. Apresentação dos conteúdos solicitados.
III. Domínio do conteúdo.
IV. Clareza na exposição das ideias.
V. Utilização de recursos didáticos (vídeos curtos: documentários, entrevistas, trechos de filmes, etc.; slides, imagens, gráficos, charges, cartazes, etc.).

VI. Síntese das discussões do grupo (slides ou resumo impresso, uma cópia por aluno da sala).

Nenhum comentário:

Postar um comentário