quarta-feira, 30 de abril de 2014

Curso de gestão para comunidade escolar

A Secretaria de Estado da Educação vai ampliar a oferta de curso de formação. Desta vez, professores, funcionários, representantes das instâncias colegiadas (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF) e comunidade escolar poderão participar do curso de gestão democrática.
"O objetivo é subsidiar os participantes com informações sobre as formas de investimentos presentes nas escolas e o papel de cada um quanto às responsabilidades de uso desses recursos financeiros. Além disso, espera-se uma maior participação da comunidade escolar para acompanhar o uso do dinheiro público", contou o diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais, Eziquiel Menta.
O curso semipresencial inicia em maio, com três módulos que tratam de temas envolvendo os programas e projetos implantados nas escolas, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e a respeito do controle social.
Inicialmente participam do curso os representantes das escolas incluídas, em 2013, no Plano de Ações Descentralizadas (PAD) – proposta da Secretaria da Educação para assessorar as escolas na diminuição das taxas de abandono, reprovação, aprovação por conselho de classe, e melhorar a proficiência em leitura e interpretação de textos e de resolução de problemas de forma disciplinar e interdisciplinar.
Cada módulo tem duração de dois meses com a participação de cerca de mil pessoas. Outros cursos serão ofertados para atender a todas as escolas da rede estadual. A Secretaria da Educação já capacitou os tutores das 32 regionais de educação para o acompanhamento dos trabalhos.
O curso será oferecido dentro do programa Formação pela Escola, parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que busca a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada. Cerca de 17,5 mil gestores municipais já foram formados pelo programa no Paraná. 

Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5305&tit=Curso-de-gestao-para-comunidade-escolar. Acesso: 30.04.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário