segunda-feira, 2 de junho de 2014

Indicadores mais comuns que sugerem investigação oftalmológica 

em crianças de idade escolar.

Rosângela Prestes
Profª de Sala de Multifuncioal – tipo II

u    Existem indícios que, se observados, podem sugerir uma consulta ao oftalmologista. Os mais comuns são:
u    Segurar habitualmente os livros muito próximos ou muito afastados dos olhos na leitura;
u    Inclinar a cabeça para frente ou para um dos lados durante a leitura, com o intuito de ver melhor;
u    Franzir ou contrair o rosto na leitura à distância;
u    Fechar um dos olhos para ver melhor um objeto ou ler um texto;
u    “Pular” palavras ou linhas na leitura em voz alta;
u    Confundir letras na leitura ou na escrita;
u    Trocar ou embaralhar letras na escrita;
u    Não ler um texto na sequência correta;
u    Queixar-se de fadiga após a leitura;
u    Apresentar desatenção anormal durante a realização das tarefas escolares;
u    Reclamar de visão dupla ou manchada;
u    Queixar-se de tonteiras, náuseas ou cefaleia durante ou após a leitura;
u    Apresentar inquietação, irritação ou nervosismo excessivo após prolongado e intenso esforço visual;
u    Piscar os olhos excessivamente ou lacrimejar, sobretudo durante a leitura;
u    Esfregar constantemente os olhos e tentar afastar com as mãos os impedimentos visuais;
u    Sofrer quedas, esbarrões e tropeços frequentes sem causa justificada.
Instituto Benjamim Constant

http://www.ibc.gov.br/ - acesso:02.06.14

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