quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto de Xadrez

Disciplina: Educação Física
Professora: Maria Helena de Santi Stael
Anos: 8º A, 9º A e B - manhã
6ºs, 9ºA e Ensino Médio - tarde

METODOLOGIA
Baseou-se na sugestão de aulas sobre xadrez disponível no Portal  http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br
 Apresentou inicialmente um trecho do filme Harry Potter e a Pedra Filosofal buscando diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos no xadrez.
Em seguida, com auxílio do tabuleiro mural de xadrez aprofundou o conhecimento sobre a movimentação enxadrística e como registrar uma partida na súmula.
O próximo passo foi realizado no laboratório de informática, onde cada aluno acessou o C.E.X. (Centro de Excelência de Xadrez), resolveram exercícios enxadrísticos e registraram-se para jogar on-line.
Na sequência, a professora propôs para os alunos resolução de questões com o uso do tabuleiro e das peças. Com os sinais convencionais da notação enxadrística, os alunos deveriam apontar situações de xeque, xeque mate ou rei afogado.
A etapa seguinte foi à resolução de finais, ou seja, com apenas um lance, o aluno deveria dar o xeque mate.
Para finalizar o projeto os alunos participaram de um torneio de xadrez interssala, quando através do desafio, puderam aprimorar as aberturas, meio jogo e finais de xadrez.

No dia 03 de junho, o colégio Estadual de Marmeleiro recebeu o enxadrista Glaucio Cella para proferir uma palestra sobre a importância do ensino do xadrez na escola, fazer a entrega de medalhas para os campeões e realizar uma partida simultânea com os doze alunos finalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário