terça-feira, 20 de novembro de 2012


DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
20 de novembro

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
No Colégio Estadual de Marmeleiro Professores, Equipe pedagógica e Equipe Multidisciplinar desenvolveram atividades relativas à data como forma de valorização e reflexão sobre a história da África e a cultura africana.

Mural e painéis desenhados pelos alunos de personalidades afro.











 Alunos da Sala de Apoio.Mãos que se entrelaçam em equipe.

 Apresentação alunos terceira série B. Ensino Médio Turno: Matutino.
















 Painéis com personalidades afro.





terça-feira, 13 de novembro de 2012

Literatura de Cordel


Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 3ª A
Turno: Matutino
Professora: Marina Niceia Cunha

CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL

CORDEL DOS ALUNOS



Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil. O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes. Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores. Para reunir os expoentes deste gênero literário típico do Brasil, foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro.
Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel. acessado em 13/11/12.






CARTILHA DA FAMÍLIA
 Objetivo:
          * Disseminar informações pertinentes aos pais e responsáveis, e auxiliar os mesmos na orientação dos filhos.
         A Cartilha da Família é uma atividade que faz parte do Projeto Família e Escola do Colégio Estadual de Marmeleiro.
            A atividade consiste na leitura de textos de interesse da família e dos filhos, que deverá ocorrer durante a semana de permanência da mesma na casa da família dos alunos.
            Os alunos levam a cartilha para casa para lerem juntamente com os pais e a devolvem com os possíveis comentários sobre as leituras realizadas.



Educar para o Ensino Médio


Professor Albino Müller, Disciplina de Sociologia, do Colégio Estadual de Marmeleiro, conversa com os alunos do 9º ano sobre a importância de estudar, ter objetivos na vida e o que é o estudo da Sociologia.
A proposta partiu da  Professora Marina Niceia Cunha, Língua Portuguesa, e visa estabelecer vínculo com Professores do Ensino Médio numa preparação para a 1ª série.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Palestra sobre Sexualidade

Dia 08 de novembro as profissionais do Posto de Saúde de Marmeleiro orientaram os alunos das terceiras séries - Ensino Médio, turno:  Matutino sobre Gravidez na Adolescência.
Durante as orientações expuseram sobre sexualidade, contato sexual, disfunção sexual feminina e masculina, problemas sexuais femininos, saúde do homem, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
As palestrantes foram:
Daiana Prestes - assistente social.
Danieli Cunha - psicologia.
Dirlei Fátima Cechin Felipetto - enfermeira.



PLANO DE AÇÃO LITERATURA AFRICANA

Colégio Estadual de Marmeleiro-Ensino Fundamental e Médio
Marmeleiro-PR
PLANO DE AÇÃO
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª Marina Niceia Cunha
Série: 3ª B
Turno: Matutino.
Tema: Literatura Africana
Dia da Consciência Negra
20 de novembro

 CONTEÚDO ESTRUTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL
CONTEÚDO BÁSICO: Literatura

Objetivos
- Compreender a importância da formação das literaturas africanas e a identidade nacional.
- Reconhecer a contribuição das literaturas africanas em nossa língua nos países africanos de língua portuguesa.
- Conhecer a história da literatura africana em Angola, Moçambique e Cabo Verde.
- Identificar os principais autores da literatura africana.
- Conhecer a culinária africana e sua contribuição à culinária brasileira.
- Identificar palavras africanas e sua contribuição em nossa língua.
- Compreender a importância do negro na sociedade atual.

            Temas pesquisados
- A formação das literaturas africanas e identidade nacional.
- Contexto histórico da literatura africana.
- Países africanos que falam português.
- Principais autores.
- Literatura africana.
- Literatura em Angola.
- Literatura em Moçambique.
- Literatura em Cabo Verde.
- Arte africana.
- Máscaras Africanas.
- Culinária africana.
- Autores da literatura africana.
- O negro na sociedade atual.

Encaminhamento Metodológico
- Leitura e pesquisa em grupo.
- Apresentação e discussão em sala de aula.
- Organização de murais no saguão da escola.
- Seleção de livros sobre literatura africana na biblioteca da escola.

Recursos
- Sala de aula.
- Sala de informática.
- Biblioteca.
- Livros para pesquisa.
- Sites de pesquisa.
- Tvmultimídia.

Avaliação – critérios e instrumentos
Espera-se que o aluno:
- Realize leitura e discussão no grupo para produção de resumo.
- Produza resumo observando as principais informações solicitadas no conteúdo.
- Expresse as ideias sobre o conteúdo com clareza durante a apresentação oral.
- Utilize sequência e clareza de ideias, paragrafação, pontuação, ortografia, acentuação, legibilidade na produção do resumo.
- Utilize recursos de mídia na pesquisa e apresentação oral.
- Organize mural no saguão da escola.

Recuperação
- Retomada do conteúdo.
- Reapresentação do conteúdo pelos alunos.
- Produção de resumo individual.

Referências Bibliográficas

CEREJA, Wiliam Roberto. Magalhães, Tereza Cochar. Português linguagens: volume 3. 7. ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2010.
















Fotos: Professora Marina