O VALOR DOS PAIS
Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de
gerente de uma grande empresa.
Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última, tomando à última
decisão.
O diretor descobriu, através do currículo, que as suas realizações
acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à
pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse
pontuado com nota máxima.
O diretor perguntou, "Tiveste alguma bolsa na escola?"
O jovem respondeu, "nenhuma".
O diretor perguntou, "Foi seu pai quem pagou as suas mensalidades?" o
jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando eu tinha apenas um ano, foi
a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."
O diretor perguntou, "Onde trabalha a sua mãe?" - e o jovem respondeu:
"A minha mãe lava roupa."
O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou
um par de mãos macias e perfeitas.
O diretor perguntou, "Alguma vez ajudou sua mãe lavar as roupas?" - o
jovem respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e
lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa
do que eu."
O diretor disse, "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltar, vá e limpe
as mãos da sua mãe e depois venha ver-me amanhã de manhã."
O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando
chegou em casa pediu, feliz, à mãe que o deixasse limpar as suas mãos.
A mãe achou estranho, estava feliz, mas com um misto de sentimentos e
mostrou as suas mãos ao filho.
O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe
enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe
estavam muito enrugadas e havia demasiadas contusões nas suas mãos.
Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpava com
água.
Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que
lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões
nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência
acadêmica e o seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as
restantes roupas pela sua mãe.
Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.
Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.
O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou, "Diz-me,
o que fez e que aprendeu ontem em sua casa?"
O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe e ainda acabei de
lavar as roupas que sobraram."
O diretor pediu, "Por favor, diz-me o que sentiu."
O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe,
não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a
minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo
pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação
familiar."
O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero
recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que
conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas e uma
pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida.
Está contratado."
Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos
seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e
como equipe. O desempenho da empresa melhorou tremendamente.
Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis se
desenvolverá mentalmente e sempre se colocará em primeiro. Ignorando
os esforços dos seus pais e quando começar a trabalhar, assumirá que
todas as pessoas devem ouvi-lo e quando se tornar gerente, nunca saberá
o sofrimento dos seus empregados e sempre culpará os outros. Para este
tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem
sucedidas por um tempo, mas eventualmente não sentirão a sensação de
objetivo atingido. Irão resmungar, estar cheios de ódio e lutar por
mais.
Se somos esse tipo de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos
a destruir o nosso filho?
Pode-se deixar seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições,
aprender piano e ver televisão num grande TV em plasma. Mas quando
cortar a grama, por favor, deixe-o experienciar isso. Depois da
refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e
irmãs. Deixe-o guardar seus brinquedos e arrumar sua própria cama. Isto
não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque
o quer, é amar e ensinar como se deve ser. Quer que ele entenda que não
interessa o quão ricos os seus pais são, pois um dia ele irá
envelhecer, tal como a mãe daquele jovem. A coisa mais importante que
os seus filhos devem entender é apreciar o esforço e experiência da
dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros
para fazer as coisas.
Quais são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por mim?
O valor de nossos pais ...
Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li. Leitura
obrigatória para nós pais e, principalmente, para os filhos.

"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida. É fundamental a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática". Paulo Freire
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Semana Cultural no Colégio Estadual de Marmeleiro


Durante a Semana da Pátria, o Colégio Estadual de Marmeleiro promoveu Jogos Colegiais e Oficinas.
Oferecer diferentes oportunidades de aprendizagens aos alunos é objetivo da escola, de acordo com o Projeto Político Pedagógico.
Os mesmos optaram por diferentes modalidades de oficinas: de culinária, de sachê, de manequim, modelo e maquiagem, de demonstração com luz negra, de arte africana (papietagem), dança de rua ou de salão, de embelezamento dos pés, de arte com E.V.A.(emborrachado) e de embelezamento dos pés, mãos e cabelos.
As oficinas estavam a cargo de professores da escola e pessoas da comunidade dentro do Projeto Família na Escola.
A coordenação dos jogos colegiais foi realizada pelos professores de Educação Física.
terça-feira, 14 de agosto de 2012
Dia do Estudante 11 de agosto de 2012
As comemorações do Dia do Estudante no Colégio Estadual de Marmeleiro ocorreram na escola dia 10 de agosto.
Realizaram-se neste dia a escolha do Garoto e Garota Estudantil com a participação de vários alunos de todas as séries.
Os classificados no turno Matutino – Richard Willyan Nicolau e Daniela Glienke Schneider e no Vespertino Jian Roberto Kowalski e Roberta Vendrame Gritti concorreram com os alunos do Noturno.
No final foram eleitos os alunos Adryano Antonio Bottega e Suellyn Cristina Junkes, da 3ª série, noturno, para representar a escola.
Os alunos nesse dia tiveram lanche especial e apresentação de talentos da escola, modalidade canto e música.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
ENEM 2012 - É bom você saber.
Professora Marina Niceia Cunha
Quanto a redação:
- Não é necessário colocar título.
- Mínimo 8 linhas, máximo 30.
- É aconselhável utilizar o rascunho(embora opcional), antes de transcrever para a folha de versão final.
- Letra legível sem enfeites.
- Texto sem borrões e rasuras.
- Tipo de texto: dissertativo-argumentativo.
- O texto deve ser escrito na norma padrão.
- Adequação da argumentação ao tema proposto.
- Utilizar bons argumentos.
- Utilizar os recursos linguísticos.
- Apresentar proposta de intervenção para resolver o problema.
Sugestões de leituras que podem melhorar a argumentação:
- Carta do leitor.
- Editorial.
- Resenhas.
- Textos de opinião.
- Leitura de diferentes temas em jornais e revistas.
Outras observações:
- Reescrever as redações dos anos anteriores e as que são dadas em sala de aula.
A reescrita é uma forma de aprender a avaliar o próprio texto.
- Manter-se atualizado em relação ao que acontece no Brasil e no mundo.
- Ler e analisar as melhores redações do ENEM publicadas pelo MEC.
- Observar os pontos de vista sobre um mesmo assunto. Comparar e escrever com base neles um "novo" ponto de vista. É uma forma de desenvolver a opinião e a argumentação.
- Estudar os mecanismos de coesão, estrutura textual e de desenvolvimento da argumentação.
- Observar nos diferentes textos argumentativos os mecanismos coesivos e a argumentação.
Muito importante:
- Habituar-se a revisar o texto depois de escrevê-lo.
- Escreva além das tarefas de sala de aula.
- Discuta a produção de textos com seu professor.
Temas que foram notícia em 2011-2012.
Fonte:
Mais sobre o ENEM e outros temas, acesse o Portal Educacional do Estado do Paraná, ambiente Alunos.
http://diaadiaeducacao.pr.gov.br
http://goo.gl/EU4ms
Professora Marina Niceia Cunha
Quanto a redação:
- Não é necessário colocar título.
- Mínimo 8 linhas, máximo 30.
- É aconselhável utilizar o rascunho(embora opcional), antes de transcrever para a folha de versão final.
- Letra legível sem enfeites.
- Texto sem borrões e rasuras.
- Tipo de texto: dissertativo-argumentativo.
- O texto deve ser escrito na norma padrão.
- Adequação da argumentação ao tema proposto.
- Utilizar bons argumentos.
- Utilizar os recursos linguísticos.
- Apresentar proposta de intervenção para resolver o problema.
Sugestões de leituras que podem melhorar a argumentação:
- Carta do leitor.
- Editorial.
- Resenhas.
- Textos de opinião.
- Leitura de diferentes temas em jornais e revistas.
Outras observações:
- Reescrever as redações dos anos anteriores e as que são dadas em sala de aula.
A reescrita é uma forma de aprender a avaliar o próprio texto.
- Manter-se atualizado em relação ao que acontece no Brasil e no mundo.
- Ler e analisar as melhores redações do ENEM publicadas pelo MEC.
- Observar os pontos de vista sobre um mesmo assunto. Comparar e escrever com base neles um "novo" ponto de vista. É uma forma de desenvolver a opinião e a argumentação.
- Estudar os mecanismos de coesão, estrutura textual e de desenvolvimento da argumentação.
- Observar nos diferentes textos argumentativos os mecanismos coesivos e a argumentação.
Muito importante:
- Habituar-se a revisar o texto depois de escrevê-lo.
- Escreva além das tarefas de sala de aula.
- Discuta a produção de textos com seu professor.
Temas que foram notícia em 2011-2012.
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Fonte:
http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=444
Acesso: 07.08.12.Mais sobre o ENEM e outros temas, acesse o Portal Educacional do Estado do Paraná, ambiente Alunos.
http://diaadiaeducacao.pr.gov.br
http://goo.gl/EU4ms
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Ambiente Alunos
Alunos da Sala de Apoio do 9º ano, turno matutino, Professora Marina Niceia Cunha, Língua Portuguesa, exploram o ambiente Alunos, no Portal da Educação do Paraná.
O objetivo é, além de conhecer o ambiente Alunos, escolher um texto para discutir em sala de aula e produzir uma modalidade textual a partir desse tema.
O acesso é feito pelo site:
www.alunos.diaadia.pr.gov.br wwww.alunos.diaadia.pr.gov.br
Alunos da Sala de Apoio do 9º ano, turno matutino, Professora Marina Niceia Cunha, Língua Portuguesa, exploram o ambiente Alunos, no Portal da Educação do Paraná.
O objetivo é, além de conhecer o ambiente Alunos, escolher um texto para discutir em sala de aula e produzir uma modalidade textual a partir desse tema.
O acesso é feito pelo site:
www.alunos.diaadia.pr.gov.br wwww.alunos.diaadia.pr.gov.br
Formação Continuada
No segundo semestre de 2012, a formação continuada dos professores e funcionários do Colégio Estadual de Marmeleiro ocorreu nos dias 19 e 20 de julho, conforme calendário da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Durante o evento foram coordenadas oficinas com os temas Parceira Escola/Família - Professora Lucia Clair Flach Pasquali. Gênero e Diversidade na Escola - Professor Albino Muller, professores da própria escola.
Nas oficinas abordaram-se questões relativas ao acompanhamento da família no espaço escolar e aprofundamento teórico sobre a temática Gênero e Diversidade.
Os pais e responsáveis que compareceram à oficina colocaram as dificuldades que enfrentam no dia a dia na educação dos filhos, bem como a responsabilidade que lhes cabe no acompanhamento da sua aprendizagem.
A partir da leitura e do questionário respondido pelos participantes da oficina, ocorreu a discussão no grupo para posteriores ações pertinentes à organização do ensino e aprendizagem na escola.
Os pais que compareceram na Oficina receberam menção honrosa como forma de incentivo pela participação nos debates.
A temática Gênero e Diversidade na Escola trouxeram à discussão questões que envolvem a sociedade e têm seus reflexos na escola, pois o espaço escolar deve ser de diálogo no qual as diferenças devem ser respeitadas e não motivo de exclusão. Uma das sugestões já foi colocada em prática na segunda-feira, 23 de julho, no retorna às aulas. Extinguiram-se as filas de meninos e meninas para a formação de filas heterogêneas, por ordem alfabética. Esta medida a escola adotou há três anos por questão de organização na entrada das aulas e recreio.
terça-feira, 31 de julho de 2012
Portal Educacional do Estado do Paraná
Acesse o ambiente ALUNOS no Portal Educacional do Estado de Paraná.
O ambiente é colaborativo e traz temas diversos de interesse dos alunos.
Endereços de acesso.
http://diaadiaeducacao.pr.gov.br/
http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/index.php
Acesse o ambiente ALUNOS no Portal Educacional do Estado de Paraná.
O ambiente é colaborativo e traz temas diversos de interesse dos alunos.
Endereços de acesso.
http://diaadiaeducacao.pr.gov.br/
http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/index.php
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