sábado, 3 de outubro de 2009

Salas de Apoio à Aprendizagem




















Alunos da Sala de Apoio

Profº Elton Gehlen

Profª Marivone Scolari

Pedagogas: Jânia Scherer, Lúcia Clair Flach Pasquali e Marina Niceia Cunha.

Salas de Apoio à Aprendizagem é um programa da Secretaria de Edudação do Estado do Paraná.

Atende alunos de 5ª série, que apresentem dificuldades de aprendizagem na leitura, na escrita e/ou cálculos essencias.

COMPETE AO PROFESSOR DE SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM

  • Planejar com a equipe pedagógica e o professor regente de Língua Portuguesa e Matemática os encaminhamentos metodológicos necessários para atender às necessidades de aprendizagem do aluno.
  • Manter diálogo frequente com os professores regentes da turma para redirecionar ou adequar os encaminhamentos metodológicos, assim como dignosticar avanços ou dificuldades no processo ensino-aprendizagem dos alunos.
  • Organizar e disponibilizar para o coletivo de professores regentes da turma e equipe pedagógica pastas individuais dos alunos de Sala de Apoio à Aprendizagem, com todas as atividades e encaminhamentos realizados nas aulas.
  • Registrar em livro de chanada próprio a frequência dos alunos e as atividades desenvolvidas durante as aulas.
  • Comunicar a equipe pedagógica por escrito as faltas dos alunos.
  • Registrar os avanços obtidos pelos alunos no desenvolvimento das atividades propostas para, posteriormente, decidir com a equipe pedagógica e os professores regentes, a permanência ou a dispensa dos mesmos.
  • Participar da formação continuada, promovida pela SEED/NRE/Escola.
  • Realizar na primeira semana letiva, período que antecede o funcionamento das Salas de Apoio na escola, as atividades enviadas pela Secretaria Estadual de Educação.
  • Analisar, antes do início das Salas de Apoio à Aprendizagem, as prodições de todos os alunos de quinta série, identificar as principais dificuldades de aprendizagem em leitura, escrita e/ou cálculo matemático, com vistas a elaboração de dignótico.
  • Planejar atividades e metodologias diferenciadas, assim como elaborar materiais didático-pedagógicos, considerando as necessidades de aprendizagem dos alunos das Salas de Apoio.

COMPETE AOS PROFESSORES REGENTES DE TURMA

  • Indicar à Equipe Pedagógica os alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura, na escrita e/ou cálculos essenciais para as Salas de Apoio à Aprendizagem, considerando, também, o dignóstico elaborado pelo professor da Sala de Apoio, durante o período específico destinado para planejamento e estudo.
  • Encaminhar à Equipe Pedagógica justificativa da necessidade de estender o tempo do educando na escola.
  • Participar com A Equipe Pedagógica e o professor da Sala de Apoio à Aprendizagem, da definição de ações pedagógicas que possibilitem os avanços no processo de aprendizagem do aluno.
  • Manter contato frequente com o professor da Sala de Apoio à Aprendizagem, a fim de discutir e acompanhar os avanços do aluno.
  • Definir com a Equipe Pedagógica e o professor da Sala de Apoio, em consenso com o coletivo dos professores da turma, o momento de dispensa do aluno, considerando a superação das dificuldades apresentadas no parecer descritivo.
  • Dar continuidade ao acompanhamento do aluno quando vindo da Sala de Apoio à Aprendizagem.

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