segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma Educação Física Desenvolvimentista

Professor Aderson Dalla Costa.

Inicialmente quero agradecer a Professora Marina por disponibilizar este espaço tão importante na divulgação e socialização de matérias e artigos voltados à educação.

Iniciei no Programa de Desenvolvimento Educacional em 2008 com o objetivo delineado de organizar um projeto de estudo que fosse além das fronteiras da atual Educação Física, que me desse um novo norteamento depois de transcorridos 20 anos desde minha formação essencialmente técnica.
Sendo professor realizei muitos cursos de formação continuada ao longo desta caminhada a partir de minha formação visando me adaptar à crescente demanda da nova realidade na educação.
O Programa PDE trouxe uma mudança de paradigma, uma nova forma de ver a instituição escolar inserida no sistema capitalista e os desdobramentos, sócio econômicos e cultural.
Uma mudança de paradigma é condição fundamental para mudança das práticas educativas, para mudar é preciso então entender por que, para que e, principalmente, como fazer essa transição teórico-prática.
O projeto desenvolvido teve como base a Educação Física Desenvolvimentista e resultou da importância de entender o aluno como um ser em desenvolvimento nas áreas motor, cognitiva e afetivo-social e como cada uma dessas esferas, que são interligadas, afetam o comportamento e a aprendizagem.
O público alvo foi a 5ª série A do período matutino de 2009 onde realizei baterias de testes de habilidades motoras, tais como motricidade global e fina, organização espacial e lateralidade, para mensuração foi usada a escala de desenvolvimento motor proposta pelo autor Rosa Neto. Trabalhei os aspectos cognitvos através de um caderno pedagógico onde foram repassados aos alunos os conceitos e exercícios teóricos das atividades propostas. E finalmente os aspectos afetivos sociais principalmente através de jogos cooperativos. Lembrando que quando trabalhamos um aspecto estamos naturalmente envolvendo os demais, porém o que varia é uma maior predominância entre um ou outro.
A ideia central do projeto é observar o nível desenvolvimentista do aluno quando ingressa na 5ª série, se há alguma disparidade entre sua idade cronológica e partindo daí trabalhar essas habilidades motoras enquanto essa janela temporal não se feche.
Foi mostrada claramente neste estudo a importância da testagem e do planejamento de um programa de Educação Física Escolar que ofereça experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento do aluno que ingressa na 5ª série do ensino fundamental.
Meu agradecimento a todos que me apoiaram na realização deste projeto.
Um abraço.

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