segunda-feira, 15 de março de 2010

Texto dissertativo e argumentativo é diferente?

E aí, pessoal?!
Estamos na discussão e aprendizagem do texto dissertativo e dissertativo argumentativo, também de opinião, mas há algumas diferenciações. Isto é, nem sempre o texto dissertativo-argumentativo, apresenta as mesmas características do "texto de opinião" publicado em jornais ourevistas..
Às vezes, lemos em jornais – Opinião do Jornal X – que coloca rapidamente ideias veiculadas em poucas linhas sobre diversos temas (assuntos) do momento. Esse é o texto de Opinião.
Entretanto, há o editorial que busca argumentos consistentes para temas do momento.

DEFINIÇÃO:

1)Texto dissertativo: não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.

2) Textos argumentativos têm por finalidade principal persuadir o leitor sobre o ponto de vista do autor a respeito do assunto.
Características: além de explicar, persuade e modifica o comportamento do interlocutor.
Linguagem impessoal, objetiva e denotativa. Mais raramente, entretanto, há a combinação da objetividade com recursos poéticos, como metáforas e alegorias. Predominam formas verbais no presente do indicativo e emprega-se o padrão culto e formal da língua.

Fonte: www.algosobre.com.br

Estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.

1) Introdução(1º parágrafo) tema a ser discutido, a ideia central, tese(tópico frasal) a ser discutida. Tudo é sinônimo. Só para você entender as diferentes designações. É preciso ter um problema. Desenvolver a argumentação e buscar possíveis soluções (conclusão) para o problema.
Exemplos:
- A violência nas escolas acontece por quê?
- É importante a participação da família na escola?
- As Olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa estão a serviço de quem?
- Por que no século XXI ainda precisamos de polícia para proteger as escolas?
- Não gostamos do nosso uniforme escolar. O que podemos fazer para mudá-lo?
- As regras estabelecidas no regimento interno das escolas, não são cumpridas, em parte, por quê?
- É importante o uniforme escolar, por que nos ensina que não podemos protestar contra o uniforme que a “firma” irá nos impor, futuramente?(declaração de um pai).

Estrutura recomendada: mínimo 4/máximo 6 linhas; dois períodos.
Apresentação do assunto: tese+dois objetos para argumentação.

O primeiro parágrafo deve chamar a atenção do leitor, localizá-lo na proposta, mostrando a evolução da tese.
É importante saber que alguns termos podem ser deixados de lado: ‘atualmente’, ‘hoje em dia’, ‘desde épocas remotas’, ‘nos primórdios’, ‘o mundo de hoje’, ‘a cada dia que passa’, ‘no mundo em que vivemos’, ‘na atualidade’, etc.
Expressões: ‘tipo assim’, ‘né, daí, então, etc. (recursos da oralidade).
Não existe fórmula mágica para escrever. O que é preciso é o hábito da leitura, da escrita e do senso crítico.
Enfim – leia diferentes tipologias textuais, escreva seus textos e discuta com seu professor.

2) DESENVOLVIMENTO

Os parágrafos fundamentam a tese. Normalmente, em cada parágrafo, é apresentado e desenvolvido um argumento.

3) CONCLUSÃO
Retoma-se a tese, sintetizando as idéias gerais do texto ou propondo possíveis soluções para o problema dis

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