quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bullying na escola, o que fazer?

Artigo
Profª Marina Niceia Cunha
As relações interpessoais entre as pessoas se tornam mais difíceis. Estudiosos afirmam que cada vez mais a falta de valores contribuem para que as pessoas se tornem indiferentes ou agressivas. Alguns usam sua indiferença e agresssividade para tornar a vida do outro um tormento. E escolhem suas vítimas para exercer o domínio sobre elas maltratando-as e ridicularizando-as perante os colegas - como acontece nas escolas.
Na escola podemos observar um número maior de pessoas diferentes, isto é, a diversidade está presente de diversas maneiras - seja na cor, na opção sexual, no porte físico, nas deficiências, na forma de pensar e agir, etc.
Por conta disso, "As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais; ameaças; brigas; chantagens; apelidos; trotes; roubo; racismo; xenofobias - aversão a tudo aquilo que vem de outras culturas e nacionalidades - intimidações; piadinhas; assédios; xingamentos; alienações; abusos; discriminaçõese várias outras formas de se ridicularizar uma pessoa".
Na escola não são apenas os alunos as vítimas, mas professores e toda a equipe escolar sofre com as maldades, pois além de os agredir física e verbalmente utilizam meios como a internet para ridicularizá-los, em sites.
No momento que o bullyng é praticado,independente de quem o pratica, gera situações de violência que pode atingir toda a sociedade.
Portanto, é necessário que todos os envolvidos no processo educacional elaborem planos de ação em que valores como a cidadania, o respeito, o amor, a valorização do outro, o companheirismo sejam abordados na escola e nas famílias. Ambos são responsáveis para que se extinga o bylling nas escolas e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário